quinta-feira, março 08, 2012

Pororoca partidária - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 08/03/12

A derrubada da recondução de Bernardo Figueiredo à direção-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi um recado combinado nos bastidores por vários partidos da base aliada insatisfeitos com a demora do governo em atender suas nomeações.

Seria um erro atribuir a rebelião exclusivamente ao PMDB, apesar de o partido de Romero Jucá e Renan Calheiros ter comandado o motim. Líderes aliados identificaram digitais de PC do B, PTB, PR e PSB nos votos contra a indicação do "homem do trem-bala" -escolha cirúrgica para a demonstração de desagrado, afinal Figueiredo é um dos queridinhos de Dilma Rousseff.

Remédio A participação do PC do B no revés governista se explica pelo represamento de indicação do partido para um cargo na Anvisa, do Ministério da Saúde.

Janelinha Nem quando o governo sofre rara derrota a oposição pode se regozijar. Ontem faltaram vários oposicionistas, inclusive o líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), que na véspera recebeu solidariedade da base aliada.

Alvo A aprovação de Bernardo Figueiredo era fundamental para Dilma, que determinou prioridade para o trem-bala após os leilões dos aeroportos. De um peemedebista: "A base cravou uma bala no homem do trem-bala".

Rehab Previsto para ser divulgado no Rio, o plano federal de combate do crack será lançado em Recife (PE), dia 14. O motivo é que não há clima entre o ministro Alexandre Padilha (Saúde) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB) depois que o Rio ficou em último no ranking do SUS.

Bomba-relógio Sérgio Arbulu Mendonça deixou o Dieese para assumir a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento. Ele substitui Duvanier Pereira, que morreu em janeiro. Toma posse com a missão de desarmar greve geral de servidores prevista para abril.

Contra a maré Líderes de movimentos contrários à descriminalização do aborto prometem roubar a cena em audiências públicas previstas para hoje e amanhã no Senado nas quais que será discutido o anteprojeto de reforma do Código Penal. O texto flexibiliza a legislação de crimes contra a vida.

Dever de casa Depois da bronca pública que tomaram de Geraldo Alckmin na sexta passada pelo esvaziamento do programa de "guardiões da economia", secretários receberam carta cobrando a indicação de servidores encarregados de cortar gastos de custeio. Desde então, se apressaram em sugerir medidas para reduzir despesas.

Companheiros A Força Sindical pretende levar mil filiados à solenidade em que o PDT assumirá a Secretaria do Trabalho de Geraldo Alckmin, marcada para amanhã, às 15h, no Bandeirantes.

Alô você José Serra diminuirá as reuniões com filiados do PSDB para as prévias paulistanas. Desde ontem, telefona para militantes tucanos mais populares de cada bairro para pedir apoio.

Sem fronteiras Às voltas com a disputa judicial por tempo de TV e fundo partidário do PSD, Gilberto Kassab e Guilherme Afif vão a Madri e Lisboa na próxima semana. Firmarão convênios com o PP espanhol, de Mariano Rajoy, e com a sigla homônima portuguesa, de Cavaco Silva.

O cara Na carta em que renunciou à Prefeitura de Marília, Mário Bulgarelli (PDT) alega que a cidade será beneficiada pelo "prestígio" do vice, Ticiano Toffoli (PT), com o governo federal. O novo prefeito é irmão de José Dias Toffoli, do STF.

Visita à Folha Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Em vez de espalhar mentiras sobre Serra, Chalita poderia escrever um livro explicando as peripécias de passar por três partidos em apenas três anos. Seria um best-seller."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA PAULISTANA, FLORIANO PESARO, sobre o pré-candidato do PMDB à prefeitura ter dito que o ex-governador e provável rival tucano na disputa de outubro não cumprirá seu mandato, caso eleito.

contraponto

Galanteio diplomático

Em cerimônia ontem na Câmara, Mahktar Diop, diretor do Banco Mundial para o Brasil, discursava sobre os avanços nos direitos das mulheres. Na despedida, o senegalês, eleito vice-presidente para a África, afirmou:

-Agradeço sobretudo às mulheres brasileiras, das quais vou sentir muita saudade.

Deputadas retribuíram com um uníssono "oohhhh!".

Nenhum comentário: