quinta-feira, março 08, 2012

O governo perdeu - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/03/12


Os partidos da base do governo rejeitaram ontem a orientação do Planalto na votação do Código Florestal. A maioria dos aliados, no gabinete da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), informou que apoia as posições do setor produtivo rural. Surpreendida, a ministra afirmou que, nesse caso, o mais conveniente seria adiar a votação para não criar embaraços à atuação da presidente Dilma durante a Conferência Rio+20.

As razões da derrota
No debate da votação do Código Florestal, o governo Dilma decidiu adotar as posições da ministra Izabela Teixeira (Meio Ambiente), que não conta com votos na Câmara a seu favor. O governo queria manter o texto aprovado no Senado. Enquanto isso, o relator, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), e a maioria dos líderes aliados adotaram as teses defendidas pelo ministro Mendes Ribeiro (Agricultura). Depois da reunião, no Planalto, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), alertou que seria apostar no impasse ameaçar a bancada ruralista com a não reedição do decreto que dá anistia temporária aos desmatadores.

"Me sinto na obrigação, como base do governo, de chamar a atenção para esse erro. Votem com responsabilidade e impeçam esse absurdo” — Roberto Requião, senador (PMDB-PR), na votação que rejeitou a recondução de Bernardo de Figueiredo para a ANTT

ABUSADO. O carro oficial do Senado, placa 11, trafegava ontem, por volta das 14h20min, a mais de 100km/h na avenida que corta o Lago Sul. Colocando em risco a vida de terceiros, o veículo também fazia ultrapassagens pelo acostamento em alta velocidade. Na escolta, um carro com placa de Belo Horizonte. O veículo parou na casa 1 do conjunto 5 da QL 14; e dele desembarcou o senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL).

FGTS
O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), e a deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) entraram com representação contra a presidente Dilma na Procuradoria Geral da República e na Procuradoria Geral do Trabalho por causa do uso do FGTS para fazer superávit.

Espada de aluguel
A cúpula do PT na Câmara quer abrir uma CPI para investigar as relações do líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), com o jogo do bicho. Mas não quer assumir. Por isso, faz gestões para que o Delegado Protógenes (PCdoB-SP) apresente o requerimento.

Um presente para quem perdeu no voto
Durante a votação da recondução de Bernardo Figueiredo para a Diretoria-Geral da ANTT, o deputado Acelino Popó (PRB-BA) autografava luvas de boxe no plenário do Senado e as mostrava para o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Questionado se as luvas eram para ele, depois de registrado o resultado no painel eletrônico, com a rejeição aprovada, Aécio respondeu: "Não, é para o Bernardo Figueiredo, que está ali atrás."

Só para contrariar
A base do governo mandou um recado para a presidente Dilma, ontem, ao rejeitar a recondução do diretor-geral da ANTT, Bernardo de Figueiredo. Votaram contra senadores do PMDB, do PSB, do PDT, do PTB, do PP, do PCdoB e do PT.

Bufando
A primeira reação da presidente Dilma ao saber que o Senado tinha rejeitado a recondução de Bernardo Figueiredo para a ANTT foi de surpresa e perplexidade. Logo em seguida, essa impressão foi substituída por palavras de fúria.

INTERESSES. O novo presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), teve 13% de sua campanha financiados pela Bunge Fertilizantes.

OS AMBIENTALISTAS estão em polvorosa com a iminente votação, na Câmara, de proposta que concede ao Congresso a palavra final na homologação de unidades de conservação e terras indígenas.

SUSTO. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sugeriu na reunião da bancada que o líder Álvaro Dias (PSDB-PR) fosse substituído por Mário Couto (PSDB--PA). A bancada votou pela recondução de Dias.

Nenhum comentário: