sexta-feira, março 30, 2012

Faturadinha - ILIMAR FRANCO

 O GLOBO - 30/03/12


O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), fez um acordo com os ruralistas para votar nesta semana a Lei Geral da Copa. À revelia da presidente Dilma, que quer empurrar com a barriga a votação do Código Florestal, Maia assumiu o compromisso de votar o tema em abril. Ele estava como presidente interino, na tarde de terça-feira, quando disse aos líderes do PMDB, Henrique Alves (RN), e do PT, Jilmar Tatto (SP): "Este é o meu momento".

Acordo desagrada presidente Dilma
Logo depois de deixar o Planalto, Henrique Alves chamou ao gabinete da liderança do PMDB na Câmara líderes ruralistas de 13 partidos. E apresentou a proposta de Maia: "Ele faz um apelo para votar a Lei Geral da Copa amanhã (quarta-feira) e assume o compromisso de votar o Código Florestal em abril". Henrique fez a ressalva que Maia só não podia ainda marcar a data e acrescentou: "Vocês devem atendê-lo, porque votar a Lei da Copa dá crédito para ele marcar a votação do Código". O acordo com os ruralistas permitiu que Maia surfasse como quem aprovou a Lei da Copa e que a oposição ironizasse, brincando, que a lei só foi votada porque a crise viajou.

"Não existe crise. Essa crise é da imprensa” — Jilmar Tatto, deputado (SP) e líder do PT, sobre a queda de braço entre a presidente Dilma e o Congresso

RIO + 20 EMPRESARIAL. O vice-primeiro-ministro da Inglaterra, o liberal Nick Glegg, num encontro em Seul (Coréia do Sul) com o vice Michel Temer, propôs que o Brasil organizasse, durante a Rio + 20, uma reunião paralela entre empresários que adotam práticas ambientalmente sustentáveis. Temer gostou da ideia e vai propor sua realização para a presidente Dilma, para o Itamaraty e para entidades empresariais como a CNI e a Fiesp.

Dança das cadeiras
Ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson (PT) será o novo secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambientel. O atual titular, Nabil Bonduki, vai disputar uma vaga de vereador em São Paulo pelo PT.

Royalties
No encontro com líderes partidários, o ministro Guido Mantega (Fazenda) sugeriu que a Câmara só tratasse da Lei de Royalties do petróleo depois da eleições municipais. Advertiu que a decisão vai ser contaminada pelo debate eleitoral.

Espanador na biblioteca
O presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, vai reunir hoje a diretoria da Sociedade dos Amigos da Biblioteca e os membros do conselho editorial da Revista de História para tentar mediar um acordo a respeito da demissão do editor da publicação, Luciano Figueiredo. O temor é que o bate-boca público afaste os patrocionadores. Ele foi demitido pela Sociedade de Amigos, devido a publicação de um texto em seu site atacando o PSDB, mas o conselho quer seu retorno.

Conselho
Líderes partidários governistas defenderam para a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) que o Executivo empenhe 30% das emendas parlamentares até junho. Alegaram que isso reduzirá a tensão na base parlamentar aliada.

Reação
A Comissão de Seguridade da Câmara debaterá a fiscalização dos hospitais privados. A ideia é do presidente da Embratur, Flávio Dino, cujo filho, Marcelo, morreu após uma crise de asma na UTI do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

A VEREADORA Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) desistiu de disputar a reeleição. Seu projeto é ter um programa de rádio para debater os problemas da cidade do Rio de Janeiro.

O INSTITUTO da Cidadania, ONG do ex-presidente Lula, reúne hoje, em São Paulo, especialistas e ministros do governo Dilma para debater "Governança Metropolitana".

O SENADOR Cristovam Buarque (PDT-DF) realizou ontem um novo debate sobre o "Decrescimento da Economia". Cristovam defendeu que o Brasil adote o modelo de crescimento do Butão.

Nenhum comentário: