sexta-feira, março 30, 2012

Cartão-postal - SONIA RACY

O ESTADÃO - 30/03/12


Se Deus é brasileiro não se sabe, mas o Cristo é carioca. Pelo menos o Redentor. O TJ-SP reforçou, em segunda instância, que os direitos patrimoniais do monumento pertencem à Arquidiocese do Rio.

A família do francês Paul Landowski (um dos escultores do cartão-postal carioca) não gostou de ver a imagem do Cristo em joias da H. Stern. Entrou com ação em 2007 e perdeu. O escritório Dannemann Siemsen comprovou os direitos de posse da Igreja católica.

Adesão de peso
Gal Costa e Kymani Marley –filho de Bob – disseram sim. Participarão da Virada Cultural Paulista em algumas cidades do interior.

Na capital, a cantora se apresenta dia 8, no Parque da Juventude. Encerramento do projeto Cultura Livre SP. Grátis.

Meu lugar
Gal, aliás, trocou o Rio por SP e está morando nos Jardins.

Know-how
Curiosidade. Jorge Gerdau escolheu para ser diretor do Movimento Brasil Competitivo um ex-funcionário do Banco Central, Sergio Albuquerque de Abreu e Lima. Que serviu ao BC por 36 anos.

Na memória
Demóstenes Torres, senador, ironizou Ricardo Lewandowski, do TSE, durante julgamento sobre a criação do PSD. Agora, o inquérito que Demóstenes responderá por envolvimento com Carlinhos Cachoeira está nas mãos de... Lewandowski.

Na memória 2
Torres dizia que Lewandowski voltara aos tempos de advogado ao julgar o processo de criação do PSD. “Todos o assistiram dançando na boquinha da garrafa”, afirmou, à época.

Estará arrependido?

Desafino
Marcelo Déda, excluído do jantar dos Brics com Dilma, atacou de cantor, anteontem, no restaurante do hotel onde a comitiva está hospedada, em Nova Délhi. Ao lado de um pianista português, soltou a voz, cantando Zeca Pagodinho, Garota de Ipanema e... Desafinado.

Desafino 2
Depois, deliciou-se com lagosta no cogumelo. Estava tão boa, que o governador de Sergipe ameaçou se ajoelharem frente a Shiva para agradecer.

Todo ouvidos
José Maria Marin conversou com Pelé. Marcaram encontro semana que vem, em São Paulo, para que o Rei faça sugestões em relação à Copa. O presidente da CBF fez questão de lembrar que Pelé sempre o visitava quando ele foi governador do Estado de São Paulo. E que nunca pediu nada para si, só para o esporte.

E ainda seguindo sua estratégia de aproximação com jogadores, Marin recebe Zico, terça-feira, na sede da CBF, no Rio.

Ilusão de ótica
Leitora da coluna jura que viu Demóstenes Torres, do DEM, pagar em dinheiro vivo sua estada, em janeiro, na estrelada pousada Nannai, em Porto de Galinhas.
Deve ter se confundido.

Nova edição
Antoine Vernholes, da revista francesa L’Architecture d’Aujourd’hui, está em São Paulo. Preparando uma edição brasileira. Certamente sob influência do francês Alexandre Allard, controlador da revista, que tem em seu conselho nomes como Frank Gehry, Philippe Starck e Jean Nouvel.

O empresário acaba de entrar no Brasil por meio da compra do antigo Hospital Matarazzo.

Na frente
Marcos da Veiga Pereira, editor da Sextante, arrumou tempo e montou um projeto para chamar de seu. Lança o livro Sabor do Brasil, terça-feira, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Patricia Blanco foi eleita presidente do conselho do Instituto Palavra Aberta.

Fabio Porchat promove edição da Exposição Nacional de Artes Plásticas. No Jockey, a partir de amanhã.

A mostra Panoramas - – Paisagem Brasileira no Acervo do Instituto Moreira Salles abre amanhã. Na Faap.

E a Tom Maior levará a história da camisinha para o sambódromo do Anhembi, em 2013. Patrocinada pela Prudence.

Nenhum comentário: