domingo, março 25, 2012

Democracia maior - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 25/03/12

Primeira mulher a ocupar, em abril, a presidência do TSE, a ministra Cármen Lúcia defende a mudança do processo de escolha dos dois advogados que integram o tribunal. Hoje, eles são escolhidos pelo presidente da República “entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo STF”.

Segue...

A proposta de Cármen é que qualquer advogado, de todo lugar do Brasil, possa se candidatar à lista dos indicados.

Deixa a Ana trabalhar

O Ministério da Cultura aprovou a captação de R$ 884.175,62 para um site sobre música chamado Farofafá, coordenadopor Pedro Alexandre Sanches, que mete o malho na gestão de Ana de Hollanda. Veja em http://bit.ly/xhnDQa. A aprovação da liberação da grana para o site inimigo está em http://bit.ly/GSEHIC.

Entre as pernas

João Bosco, que será o homenageado do Prêmio da Música Brasileira em 2012, compôs com Aldir Blanc “Aura de Glória” para a abertura da nova versão da novela “Gabriela”, da TV Globo. Trechinho: “Tem entre as pernas calor de asteróides queimando no céu e uma beleza que pede beleza e pincel...”

Como assim?

A “Voz do Brasil”, sexta à noite, qualificou o bicheiro-bingueiro Carlos Cachoeira como... “empresário da contravenção”. Quem ouviu ficou em dúvida se era alguma homenagem.

‘Dolce far niente’
Eduardo Paes, a pedido de Dilma, deve decretar feriado no Rio nos dias 20, 21 e 22 de junho (quarta, quinta e sexta), por causa da Rio+20. O carioca terá cinco dias de folga, incluídos o sábado e o domingo.

O DOMINGO É de Débora Nascimento, formosura de 26 anos, nascida em São Paulo, que interpretará Tessália em “Avenida Brasil”, nova novela das 21h da TV Globo, que estreia amanhã. Na trama, de João Emanuel Carneiro, a personagem da linda morena vai vencer um concurso de beleza. Para viver Tessália, Débora fez aulas de charme por três meses e até frequentou bailes. “É muito divertida essa dança”, conta. Dança com eu.

Chico de Bethânia
Maria Bethânia vai lançar seu CD “Oásis de Bethânia”, mas não sairá em turnê pelo país, como costuma fazer. É que voltará ao estúdio para gravar um songbook sobre Chico Buarque. Serão oito discos.

Corredor do Fórum

O juiz Glauber Bitencourt, de Piraí, RJ, condenou a Concessionária Nova Dutra a indenizar em R$ 140 mil a família de um ciclista que morreu atropelado ao atravessar a Via Dutra. Para o juiz, é obrigação da Nova Dutra erguer mureta entre as pistas para impedir a travessia.

‘BBB do MMA’

A TV canadense Superchannel mandou uma equipe ao Brasil para gravar um reality show com... a turma do MMA. Desde o dia 14, os gringos acompanham o dia a dia de lutadores daqui. O auge serão duelos no Brasil e no Canadá. Estreia lá em outubro. Vai se chamar “The Fight Exchange”.

Brizola armado

A deputada Juliana Brizola, neta do velho trabalhista, pediu ao PDT do Rio Grande do Sul que retire da frente de sua sede, em Porto
Alegre, um painel com esta foto de seu avô armado: — O partido não deveria expor meu avô com uma arma diante de quem não tem condições de analisar o momento histórico — diz Juliana.

Segue...

A foto é de 1961, quando Brizola liderava a Campanha da Legalidade, de resistência aos militares golpistas que não queriam a posse de Jango, vice-presidente eleito, após a renúncia do presidente Jânio Quadros.

Deus castiga

Às vésperas do carnaval, um gatuno furtou quatro quadros de 15 que representam a Via Sacra na Igreja de São Cristóvão, fundada em 1856, no Rio. Desde então, o padre Roberto Magalhães vinha encerrando os sermões com um pedido para os fiéis ficarem atentos, caso as peças lhes fossem oferecidas.

E não é que...

Terça passada, Alberto Silva Neto, que mora em Olaria, mas vai à missa na Igreja de São Cristóvão, chegou com os quadros. Encontrou-os à venda na Favela da Maré.

No mais...

Que São Cristóvão ajude o padre Roberto Magalhães e a nós não desampare.

‘Eu tive câncer de mama’
O compositor, poeta e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, 77 anos , operou quinta passada um câncer raro e pouco discutido no Brasil — o de mama... em homens. O carioca boa-praça Hermínio passa bem, teve alta na sexta. Mas o susto só foi menor porque descobriu a doença bem no início. Segundo o médico Marcos Moraes, é grande a chance de o nosso poeta estar curado.

— Sou um serviço de utilidade pública ambulante. Os homens não podem ignorar o exame de toque de mama. Têm de fazer como as mulheres. O doutor Marcos vai “cirurgiar”, novamente, este tal “ardido peito”, que tanto celebrei numa canção — brincava Hermínio, pouco antes da cirurgia.

O parceiro de Cartola e Carlos Cachaça no lindo samba “Alvorada” já havia sido vítima de câncer de mama em 2008. O exame, repetido há pouco tempo, apontou a volta da doença. O sintoma mais visível, ensina o médico Marcos Moraes, é um nódulo na mama, que pode ser descoberto pelo próprio homem, num autoexame.

Parceiro também de mestres como Paulinho da Viola e Baden Powell, entre outros, nosso Hermínio doou toda a sua “coleção Pixinguinha” (óleos sobre tela, desenhos, caricaturas que retratam o genial compositor de “Carinhoso”) à Fundação do Câncer, presidida pelo doutor Marcos Moraes.

O câncer de mama masculino ainda é tabu no Brasil. Os números mais recentes, catalogados pelo Inca, são do DataSus de 2009. Naquele ano, 12.098 pessoas morreram da doença no país — 11.969 mulheres e 129 homens. Segundo Marcos Moraes, a estimativa de novos casos em 2012 é de 52 mil, entre mulheres, e de 500 a 600, entre homens. Hermínio quer ser o divulgador deste alerta. Salve ele! 

Nenhum comentário: