terça-feira, fevereiro 21, 2012

Jogo de empurra - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 21/02/12


COM FERNANDA KRAKOVICS  


Diante das ameaças de greve de policiais militares e bombeiros pelo país, o governo federal afirma que a questão salarial dessas categorias é um problema dos governadores. E estes reclamam que quem inventou a proposta do piso nacional, a PEC 300, foi o então ministro da Justiça Tarso Genro. Então, para os governadores, quem deveria resolver o problema de ter criado essa expectativa é o governo federal. Eles alegam que a aprovação da PEC 300 quebraria os estados.

Regulamentação do direito de greve
O assunto foi tema de conversa dos governadores com a presidente Dilma na posse de Graça Foster na presidência da Petrobras. Os governadores também querem discutir o direito de greve. A questão divide a Justiça. Juízes do trabalho defendem a possibilidade. Presidente da Associação Nacional dos Magistrados
da Justiça do Trabalho, Renato Sant’Anna prega uma leitura mais contemporânea da Constituição. Em 1988, acredita ele, havia o receio de uso das forças militares para fins políticos. “Desde que não exista abusos, policiais militares e bombeiros podem participar de movimentos reivindicatórios” diz Sant’Anna.

"Este ano eleitoral é muito propício ao discurso fácil de vir aqui defender a PEC 300” — Fernando Ferro, deputado federal (PT-PE), sobre a votação da proposta de criação do piso nacional para a PM

AMARRANDO SERRA. O grupo ligado ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a cúpula tucana já falam em fazer prévias para escolher o candidato do partido à Presidência da República no início de 2013. O objetivo é excluir José Serra. O raciocínio é que, logo após a eleição para a capital paulista, em que Serra deve concorrer, o ex-governador não teria como disputar as prévias, independentemente de ter sido eleito ou não.

Trabalho decente
Será dia 1º de março a solenidade no Planalto para lançar o pacto da construção civil. A CUT cobra um piso nacional para o setor. “Isso é sonho da CUT. Cada obra é uma realidade”, diz o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.

Pegou mal
Do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), sobre a decisão do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de revogar a nomeação do ex-ministro Carlos Lupi para assessor especial da prefeitura: “Era amor de carnaval, que desaparece na fumaça”.

Pauta cheia no STF
O STF deve julgar, nesta quinta-feira, ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra lei estadual do Rio Grande do Sul que proíbe a produção e comercialização de produtos à base de amianto. A matéria-prima é proibida em mais de 40 países do mundo, inclusive em toda a União Européia, devido ao risco à saúde. Também está na pauta do Supremo uma Adin, proposta pelo PP, contra pontos do Estatuto do Torcedor.

Cultura afro
A Fundação Cultural Palmares quer construir um Centro Nacional de Cultura Negra em Brasília. O projeto aguarda licença ambiental. Presidente da fundação, Eloi de Araujo reuniu-se com o diretor do Smithsonian, John Franklin.

Cultura afro 2
A conversa com o diretor do Smithsonian, instituto norte-americano, foi basicamente sobre o Museu Afro-Americano de História e Cultura, cuja pedra fundamental será inaugurada pelo presidente Barack Oba-ma amanhã.

NOVELA. Do ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB), que é do grupo de José Serra: “Espero, quando voltar (do carnaval), ver a novela do candidato do PSDB a prefeito de Sampa terminada”.

O PMDB continua reclamando de estar subrepresentado no governo. E o PT também não gostou das últimas mudanças no Ministério.

COPA. Comissão especial da Câmara dos Deputados tenta votar, mais uma vez, a Lei Geral da Copa, na próxima terça-feira.

Nenhum comentário: