domingo, janeiro 01, 2012

Rocinha do Brasil - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 01/01/12

O ano que acabou ontem foi da Rocinha. Mas a favela, como mostram dados fresquinhos do IBGE, não é um Maranhão de miséria. Como em tantas outras favelas, a vida lá é muito mais dinâmica, viva e complexa do que muita gente pensa. Exemplo: a proporção de pessoas vivendo com menos de meio salário mínimo no país é de 10,1 %. Na Rocinha, é de 2,2%.

Segue...

Outro dado interessante é o número de domicílios com saneamento adequado: 62% no Brasil, e 86% na Rocinha. E a média nacional de analfabetos adultos (9,6%) é maior do que a da favela carioca (6,7%).

A conta da tragédia

STJ deve definir no início do ano valores das indenizações às famílias de vítimas de dois acidentes, da Gol (que se chocou com um Legacy, em 2006) e da TAM (em 2007, em Congonhas). Embora alguns familiares tenham ingressado com ações nos EUA, especula-se que a Justiça daqui poderá ser mais rigorosa em relação aos valores.

Não é fofo?

Outro dia, um amigo ligou para Lula atrás de notícias de sua saúde. Dona Marisa atendeu e chamou o marido por um apelido carinhoso: — Lu... telefone para você.

Sois Rei!

Não tem empresário, político, jogador de futebol ou artista famoso. Nas blitzes da Lei Seca no Rio quem mais tenta dar carteirada e resiste ao uso do bafômetro são os juízes. Não são todos, claro.

Do Axé a Mozart
O Ministério da Cultura planeja criar um trio elétrico, invenção do carnaval baiano, dedicado à... música clássica. “A ideia”, diz Antonio Grassi, da Funarte, “é que uma pequena orquestra toque num trio elétrico pelas ruas das cidades”.

Rei Baltazar
A editora José Olympio vai lançar este ano um romance inédito de José Cândido de Carvalho, o escritor e jornalista fluminense autor do consagrado “O coronel e o lobisomem”, livro com mais de 55 edições. Chama-se “Rei Baltazar”.

Hotel Gasômetro
Um hotel de cinco estrelas é um dos projetos de ocupação de parte do espaço do Gasômetro de São Cristóvão, dentro do plano de revitalização da área do porto carioca. O lugar foi fundado em 1911 pelo grupo belga SAG (Société Anonyme du Gaz do Rio).

Furnas fora do Rio

Depois dos royalties, já tem gente querendo tirar do Rio a sede de Furnas. Na verdade, a primeira sede da empresa, em 1963, foi na cidade mineira de Passos.

Mangueira resiste

Embora o apoio das comunidades às UPPs seja muito grande, no caso da Mangueira, ainda há alguma resistência dos moradores. Não é fácil apagar tantos anos de domínio dos fora da lei na favela de Cartola. É pena.

Cena carioca

O escritor Flávio Moreira da Costa foi testemunha ocular da história. Ele tomava uma água de coco na Praia de Copacabana, e chegou um sujeito simples, pobre, dizendo ao dono do quiosque:
— Eu trusse a sacola. O dono:
— Não é trusse, cara, é trouxe!
O rapaz pensou um segundo e respondeu:
— P..., a sacola é minha e fui eu que trusse. É trusse mesmo! Faz sentido.

No mais

Feliz Ano Novo, para valer.

VAMOS TORCER, VAMOS COBRAR
O leitor, nosso senhor, é testemunha que a turma da coluna sempre que registra uma promessa de benfeitoria ou anúncio de solução para algum problema sapeca no final o bordão "vamos torcer, vamos cobrar". Mas, como no caso do Chapolin, talvez houvesse gente que não contasse com nossa astúcia e apostasse que a coluna ia esquecer de cobrar. Afinal, o Brasil é um país de pouca memória. Veja aqui algumas das 38 promessas feitas em 2011 cujas execuções nosso intrépido repórter Daniel Brunet foi conferir no local.

MARECHAL FERIDO

Em janeiro, a coluna registrou que o belo monumento ao Marechal Floriano, que fica em frente à Câmara de Vereadores, na Cinelândia, perdeu um dos seus conjuntos de estátuas (repare o espaço vazio, ao centro) no carnaval de 2010 por causa de vândalos que insistiam em escalá-lo. A Secretaria de Conservação disse na época que já tinha providenciado o restauro da peça e que a instalação seria após o carnaval de 2011 para evitar novos atos de vandalismo. Já estamos perto do carnaval de 2012 e nada. Agora, a Prefeitura informa que a peça está na fundição e ficará pronta na primeira quinzena de janeiro. Vamos torcer. Vamos cobrar.

OS MUROS DO METRÔ

Em janeiro, a coluna mostrou que longos muros do Metrô-Rio têm amanhecido vítimas da pichação, doença antiga de metrópoles, notadamente o Rio. O então presidente da empresa, José Gustavo Souza Costa, incomodado com o ataque dos porcalhões, prometeu cobrir os muros com hera, planta trepadeira muito usada como decoração. Veja na simulação (acima) como ia ficar. Mas a ideia não saiu do papel. Agora, o novo presidente, Flávio Almada, diz que vai honrar a promessa de heras nos muros do metrô até o primeiro semestre de 2012. Vamos torcer. Vamos cobrar.

RELÓGIO ALEMÃO

Em março, a coluna reclamou do estado de manutenção do Largo da Glória. Na época, o secretário Carlos Roberto Osório prometeu dar um jeito no local, inclusive no velho relógio de cordas, importado da Alemanha, em 1906. A recuperação foi feita em abril passado. Desde então, a peça funciona normalmente e a Secretaria de Conservação já retirou pichações por duas vezes. Isto é bom. Isto é ótimo.

A MORTE DA ÁRVORE

Em outubro, a coluna se emocionou com este cotoco de árvore na Rua das Acácias, na Gávea, que foi, em vida, um oiti. É que um galhinho havia brotado. Mas, meu Deus, a Comlurb foi lá dias depois e... arrancou o cotoco. Na época, tiramos satisfação e a empresa estatal prometeu plantar uma nova árvore no local. Não cumpriu a promessa. Até agora. Antes, em maio, a coluna perguntou "Cadê a árvore que estava aqui?" Se referia a 15 frondosas entre Laranjeiras e Cosme Velho. Uma delas em frente à Igreja de São Judas Tadeu. A Prefeitura disse que ia determinar o replantio. Também não ocorreu.

A PM NA GELADEIRA

Em novembro, lembra-se?, a coluna publicou este flagra. A viatura 52-1363, do 32º BPM (Macaé, RJ), carregando uma geladeira de cerveja, numa estradinha de São Pedro da Aldeia, sentido Búzios. Na época, a PM disse que ia abrir sindicância. Agora, diz que a investigação ainda não acabou. É. Pode ser.

Previsões para 2012
Pai Gois de Oxalá, o maior babalorixá de Frei Paulo, não traz a pessoa amada em três dias, mas anda feliz... que nem pinto no lixo. É que acertou todas as suas previsões para 2011, inclusive quando disse que “um jogador famoso vai se meter em alguma confusão”. Coube ao craque Adriano, faltando poucosdias para o ano acabar, sair em socorro deste vidente.Para 2012, Pai Gois jogou os búzios e fez as seguintes previsões (as com asterisco são repetidas do ano passado):

Vai surgir um escândalo envolvendo a Copa de 14.
Jair Bolsonaro e Hugo Chávez vão dizer alguma asneira.
Sérgio Cabral vai a Paris. (*)
O PCdoB vai continuar na sua longa marcha — nada a ver com a caminhada de 10.000km do camarada Mao Tsé-tung — para desbancar o PMDB e o PT como o Partido da Boquinha.
Vai ter gente querendo intrigar Dilma com Lula e viceversa. (*)
Serra vai falar mal de Aécio. E Aécio vai falar mal de Serra.
As reformas tributária e política não vão sair do papel. (*)
O IBGE vai divulgar pesquisa onde o Maranhão de Sarney aparece como o lugar mais miserável do país.
Brasília vai produzir alguma nova safra de escândalos. Mas os envolvidos vão culpar a... imprensa. (*)
Um jogador famoso vai ser visto na companhia de uma daquelas moças que não sentem frio (pois usam geralmente shortinho ou saia curta), de peito e bumbum empinados e com coxas grossas e fartas. Aliás, em Frei Paulo, o nome dessas meninas é... deixa pra lá. 

Nenhum comentário: