segunda-feira, janeiro 09, 2012

Recursos hídricos - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 09/01/12




FÁBIO ZAMBELI (interino) 


Arrastada para o centro da crise na Integração Nacional, a Codevasf tem convênios na mira da Polícia Federal. Em Brasília correm pelo menos cinco inquéritos contra a estatal, presidida por Clementino Coelho, irmão de Fernando Bezerra. Perícia concluída em um deles detectou desvio de R$ 4,5 milhões.

Os contratos da empresa, responsável pelas obras de irrigação nos vales do São Francisco e do Parnaíba, engrossam o rol de problemas à mesa do ministro do PSB, que inicia a semana disposto a explicar no Planalto e no Congresso Nacional os polêmicos critérios de remessa de verbas antienchentes.

Preliminar Dilma e Bezerra conversaram por telefone na sexta para quebrar o gelo antes do encontro previsto para hoje no Planalto.

Colegiado As intervenções do Planejamento e da Casa Civil em defesa do ministro acalmaram o PSB. Dirigentes da sigla se queixavam das explicações solitárias do correligionário sobre repasses para prevenção a desastres naturais, atribuição que não é exclusiva de sua pasta.

Plano B Para limpar sua barra no Planalto, Bezerra, pré-candidato à Prefeitura de Recife, passou a dizer a aliados que ambiciona, na verdade, a sucessão do governador Eduardo Campos em 2014.

Ordem dos fatores Em defesa de José Guimarães (CE), cotado para assumir a liderança do PT na Câmara este ano, petistas da corrente majoritária CNB protestam contra Paulo Teixeira. O atual líder teria ido a Lula pedir apoio a Jilmar Tatto, que desistiu da prefeitura em prol de Fernando Haddad.

Cegonha Militantes feministas do PT se insurgiram contra MP baixada pelo Ministério de Saúde no apagar das luzes de 2011. O texto amplia o alcance do cadastro de gestantes de risco e exige publicidade à lista de beneficiadas com bolsa de R$ 50 para realização de pré-natal.

Oremos Para ala da esquerda petista, a medida abre brecha para que mulheres que interrompam a gravidez sejam monitoradas por entidades ligadas à Igreja Católica. O governo federal refuta tal possibilidade e nega ter recebido pressões de associações religiosas pró-vida.

É assim? Tucanos interpretaram como declaração de guerra o aceno do PSD à chapa do petista Haddad, feito por Gilberto Kassab a Lula na semana passada. Dirigentes do PSDB avaliam que o gesto serve sobretudo para pressionar José Serra a decidir o quanto antes seu ingresso na corrida pela prefeitura.

Gente fina Andrea Matarazzo, um dos pré-candidatos do PSDB, mandou distribuir a grupo seleto de mulheres filiadas ao partido uma caixa de lenços acompanhada de um estojo com cartões de visita personalizados.

Videoteipe Geraldo Alckmin se irritou com as críticas de Ramais Silveira, número dois da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, à operação policial na Cracolândia. Ele acionou o governo paulista alegando dispor de 32 denúncias de maus-tratos no centro de SP. Questionado pelo Bandeirantes, enviou vídeo que remetia a ação da PM no local em 2007.

Alfândega As denúncias de favorecimento à Truestar, da família do ex-premiê italiano Silvio Berlusconi, em contratos da Infraero chegarão ao Ministério Público pelas mãos do ex-presidente nacional da OAB Cézar Britto. Contratado pela Protec Bag, empresa que se julga prejudicada pela estatal, o advogado também levará o caso à PF.

com LETÍCIA SANDER e FLÁVIO FERREIRA

tiroteio

"Sabe por que o tumor da presidente Cristina Kirchner deu benigno? Hugo Chávez chiou, e Obama logo mandou desligar a máquina de espalhar câncer."

DO TUCANO EDUARDO GRAEFF, ex-secretário-geral da Presidência, ironizando a insinuação do presidente venezuelano de que os EUA teriam desenvolvido "tecnologia secreta" para induzir a doença em líderes da América Latina.

contraponto

Nota vermelha

Ao perceber a presença de José Sergio Gabrielli na plateia de sua posse como chefe da Casa Civil de Jaques Wagner, na quinta passada, o deputado licenciado Rui Costa (PT) contou que o conhecia desde a década de 70, quando o hoje presidente da Petrobras lecionava macroeconomia na Universidade Federal da Bahia.

-Todos temiam o professor, que reprovava muito. Fizeram até abaixo-assinado contra ele, mas eu não assinei!

Alguém quis saber se isso o havia ajudado. Costa disse:

-Mesmo assim fiquei de exame e quase levei bomba...

Nenhum comentário: