domingo, janeiro 15, 2012

O script de Dilma - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 15/01/12


A presidente Dilma não pretende divulgar de uma vez só as mudanças no Ministério. Sua intenção é anunciar no dia 30 o novo ministro de Ciência e Tecnologia e a transferência de Aloizio Mercadante para a Educação. No movimento seguinte, ela vai substituir o ministro Mário Negromonte (Cidades) por Márcio Fortes (PP). Em seguida, divulga os novos ministros do Trabalho (PDT) e das Mulheres (PT). O PR pediu, mas não vai levar a cabeça de Paulo Sérgio Passos (Transportes).

Tom
Apesar de não terem gostado das declarações recentes do presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, dirigentes do PT também não aprovaram o tom da nota do partido para rebatê-las. Dizem que o texto foi escrito “com o fígado”.

DUAS TÁTICAS. O PT vai insistir neste ano na reforma política. O foco, diz o líder na Câmara, Paulo Teixeira (SP), à direita, é o financiamento público. O PMDB quer adiar as mudanças e remetê-las a uma consulta popular, de sete ou oito itens, nas eleições de 2014. O líder na Câmara, Henrique Alves (RN), afirma que quem deve decidir se o financiamento das campanhas será público ou privado são os eleitores.

Não tenho receio de falar mal do governo. Mas não adianta ficar dando tiro em todo mundo” — Sérgio Guerra, deputado federal (PE) e presidente do PSDB

A PRESIDENTE Dilma e o vice-presidente Michel Temer terão seu primeiro encontro do ano amanhã. O PMDB está na expectativa desta conversa para se movimentar ou não na reforma ministerial.

O GOVERNO brasileiro está à procura de empresas nacionais interessadas na construção de uma hidroelétrica no rio Artibonite, no Haiti.

UMA GRANDE empresa de construção civil transformou a rua de acesso ao Clube das Nações, frequentado pela diplomacia brasileira, em um canteiro de obras. O governo de Brasília cochila.

Um dia após o outro
O suplente da senadora Marta Suplicy (PT-SP), Antonio Carlos Rodrigues (PR), que antes era um problema, agora virou solução. Marta acusava o então candidato ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT), de ter imposto um suplente de outro partido como forma de amarrá-la no Senado pelos próximos oito anos. Agora, o PT quer emplacar Marta em um ministério para que o PR, em retribuição, apoie a candidatura de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo.

Nova forma
A presidente Dilma assina amanhã decreto com novas regras para outorga de rádios e TVs. Será mais rigorosa a demonstração da capacidade econômica. Ganhará mais pontos quem fizer jornalismo local e programação cultural própria.

Verde lá e cá
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) acertou com o governo americano parceria entre a Filadélfia e o Rio. Será criado aqui um centro de treinamento de mão de obra para empregos verdes, voltado para pessoas de baixa renda.

Vigilância
O PSDB vai criar uma central parlamentar de acompanhamento da execução orçamentária. O foco serão as grandes obras do governo. Os tucanos reclamam que as estatísticas oficiais não dão prioridade às obras estruturantes.

Para ganhar
Tucanos afirmam que o prefeito Gilberto Kassab baixou a guarda ao propor um vice para o petista Fernando Haddad na disputa pela prefeitura de São Paulo. Nas conversas com o PSDB, Kassab tem insistido na candidatura de Guilherme Afif Domingos (PSD). “Se ele pode indicar o vice do PT, por que não pode apoiar um candidato do PSDB?”, questiona um tucano, alegando que seria muito mais coerente. A diferença é que Kassab acha Haddad e Afif mais competitivos do que os nomes do PSDB, com exceção de José Serra. Os tucanos estão com prévias marcadas para março, mas ainda esperam por Serra até fevereiro.

Nenhum comentário: