domingo, janeiro 15, 2012

O esperma das baleias - CARLOS HEITOR CONY


FOLHA DE SP - 15/01/12

RIO DE JANEIRO - Noite alta, o capitão de navio, dirigindo-se para o porto, encontrou o Diabo, que lhe propôs um negócio. Em troca da alma do lobo dos mares, ele lhe daria um moinho (desses de moer café) que seria como a lâmpada do Aladim. Para tudo o que o capitão pedisse, bastaria mover uma pequena manivela, e tudo se realizaria.
Afobado, temendo que o Diabo mudasse de ideia, o capitão foi para o seu navio, onde a tripulação esperava comer alguma coisa. Antes que houvesse um motim a bordo, o capitão ordenou ao moinho: "Põe naquela mesa um banquete digno de um rei!"
Rodou a manivela e o moinho despejou louças e cristais, javalis defumados, faisões, leitões de leite, aves e carnes variadas, além de vinhos das melhores safras. Parou de rodar a manivela e entrou no festim com redobrada fome.
Depois foram todos dormir, mas uma tempestade se armou, ondas formidáveis cobriam o convés e os camarotes, o naufrágio era iminente. O capitão aprendera que para dominar a cólera das ondas, o melhor remédio era deitar sal no mar. Mas não tinha sal. Pegou o moinho, rodou a manivela e pediu sal, muito sal. Na pressa, quebrou a manivela e não sabia o que fazer para o moinho parar de funcionar. O sal inundou o navio, que, com o peso extra, foi parar no fundo do mar. Até hoje, o moinho está lá embaixo, produzindo mais sal. Por isso a água dos mares é salgada.
Era esta toda a minha bastante sabedoria a respeito do assunto. E nunca a questionei. Mas li na própria Folha(quinta-feira passada) que num programa da tevê americana, o reality show "Jersey Shore", a estrela Snooki Polizzi revelou que o mar é salgado porque está cheio de esperma de baleia. Entre a teoria do moinho do Diabo e a do esperma das baleias, fico com as duas e fico bem.

Nenhum comentário: