quinta-feira, janeiro 12, 2012

Nos bastidores - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/01/12


Aliado fiel do ex-governador José Serra, o deputado e presidente do PPS, Roberto Freire (SP), está sendo contestado em seu partido. Freire quer amarrar o futuro da legenda à candidatura presidencial de Serra em 2014. Ele sustenta que o DEM vai acabar, e seus quadros vão ingressar no PSDB, inviabilizando o projeto de Serra entre os tucanos. Mas um grupo liderado por Raul Jungmann prefere apoiar a candidatura de Marina Silva (ex-PV).

O PSDB opta por fazer oposição "light"
A Executiva do PSDB amenizou balanço do governo Dilma feito pelo vice-presidente do partido, Alberto Goldman. A primeira providência foi tirar os adjetivos "medíocre", "amorfo" e "insípido". Também não foi aceita a caracterização de "nono ano do governo Lula". E os tucanos rejeitaram o rótulo de fantoche para Dilma. Outra alteração foi retirar a afirmação de que a presidente é tolerante com a corrupção. "O ex-ministro Palocci, nas palavras da presidente, saiu porque quis", dizia o original. O partido optou ainda por substituir "constrangedora sucessão de fracassos" por "sérios problemas em diversas áreas".

"Ele (o ministro Fernando Bezerra Coelho) é um trator na política” — Humberto Costa, líder do PT no Senado (PE), sobre o ministro da Integração Nacional

SINUCA. Petistas que defendem o apoio do partido à reeleição de Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, buscam assinaturas no diretório municipal para um manifesto a favor da discussão do apoio em instâncias partidárias superiores. Precisam convencer um terço do diretório até domingo. Os fiéis da balança serão petistas ligados ao ex-ministro Patrus Ananias (na foto). O drama dos petistas é que eles temem ser responsáveis por viabilizar uma aliança que envolve o PSDB.

Justiça
A deputada Telma de Souza (PSDB-MT) está mobilizando as mulheres tucanas para irem a Maceió no dia 16, quando terá início o julgamento do ex-deputado Talvane Albuquerque, acusado de mandar matar a deputada Ceci Cunha, em 1998.

Cautela
Diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek disse a petistas que só vai deixar a estatal para disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) se o partido construir um arco de alianças que lhe assegure chances reais de vitória em outubro.

Empurrando a batata quente
O ministro Fernando Bezerra (Integração) disse ontem, para aliados, que não é responsável por ter mantido o irmão, Clementino, durante tanto tempo na presidência interina da Codevasf. Confidenciou que sabia que não podia mantê-lo sob pena de nepotismo. E que conversou pelo menos três vezes sobre isso com as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Elas é que não tomaram as providências.

Portela
O governador Jaques Wagner (BA) participa hoje da Lavagem do Bonfim. Ele vai caminhar 10km e assistir ao encontro da bateria do Olodum com o casal de mestre-sala e porta-bandeira Jéferson Vasconcelos e Kátia Marchetti.

Tempero
Estudantes organizam manifestação, durante a Lavagem do Bonfim, por um transporte público de qualidade. O ato foi programado para coincidir com a chegada do prefeito João Henrique e do governador Jaques Wagner.

O LÍDER do PMDB, Henrique Alves (RN), está em Brasília para apoiar o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração) no depoimento no Congresso.

LINHA DE PASSE. O PMDB quer manter seu indicado, Elias Fernandes Neto, na diretoria-geral do Dnocs.

A MINISTRA Izabella Teixeira (Meio Ambiente) está em Nova York para encontrar a administradora da Agência Ambiental Americana, Lisa Jackson, e tratar da participação do governo americano na Conferência Rio+20.

Nenhum comentário: