quarta-feira, janeiro 25, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 25/01/12



Abercrombie & Fitch estuda chegada ao Brasil

Moda entre adolescentes brasileiros, a grife americana de roupas casuais Abercrombie & Fitch estuda a abertura de loja no país. A marca, que hoje é vendida pela brasileira Mandi & Co., pode entrar com a bandeira Abercrombie ou com outra etiqueta do grupo, a Hollister, estimam especialistas.

Atual licenciada, a Mandi está em compasso de espera para o possível desembarque da marca de suas lojas.

"A gente precisa, antes de tomar qualquer decisão, saber qual é a escolha deles. A gente não pode fazer um trabalho com a marca deles sem saber o real interesse no Brasil", diz Tico Sahyoun, diretor da Mandi.

Data e local ainda não são conhecidos pelo mercado. "Não dá para prever. Há muitos quesitos para entrar: quem seriam os parceiros, os pontos. Existe interesse deles, sim, mas não só deles. Todas as marcas internacionais procuram um canal para entrar no Brasil", diz Sahyoun.

Com as difíceis situações da Europa e dos EUA, o Brasil é "rota obrigatória" de grandes grifes atualmente, segundo Douglas Carvalho Júnior, da Target Advisor, que assessorou importantes transações no mercado de moda no ano passado.

"Eles devem procurar novos polos de consumo. Começou com Armani, Gucci, Chanel. Na Índia e China, as maiores já estão. Resta o Brasil." Procurada há uma semana, a sede da marca nos EUA preferiu não comentar.

"Mas, para entrar no Brasil, é preciso trazer preços competitivos. Senão, acabam fechando"

DOUGLAS CARVALHO JÚNIOR

sócio da Target Advisor

Nova... A Huge, agência norte-americana de plataformas digitais, com sede em Nova York, vai abrir neste ano o seu segundo escritório no Brasil. Depois de estrear no Rio de Janeiro no ano passado, agora será a vez de São Paulo.

...plataforma A data de abertura e o local estão sendo definidos. A companhia, que pertence ao Grupo Interpublic, tem como foco o desenvolvimento de plataformas de negócios digitais.

Escritório... O mercado de edifícios corporativos de alto padrão de São Paulo apresentou o oitavo maior custo de ocupação por m² do mundo no terceiro trimestre de 2011, segundo levantamento da Colliers International Brasil.

...de luxo O custo médio mensal de instalação foi de R$ 130,79 por metro quadrado -valor superior ao custo de ocupação de Nova York (R$ 101,67), de Sydney (R$117,21) e de Milão (R$ 110,41).

CASA PRÓPRIA
Uma em cada quatro pessoas que devolveram apartamentos alugados em 2011 tomou essa decisão para comprar casa própria, de acordo com estudo da Lello.

A compra de um imóvel, justificativa mais apontada para acabar com contratos de locação em São Paulo no ano passado, foi citada por 26% dos entrevistados.

Entre os outros motivos abordados na pesquisa estão mudança de cidade (18%) e busca por um local mais perto do trabalho (10%).

Pedidos de devolução do imóvel por parte dos proprietários representaram 15% dos casos analisados pela companhia. "Isso ocorre para que alguém da família use o imóvel ou para aumentar o preço do aluguel", diz Roseli Hernandes, diretora da Lello.

A companhia ouviu cerca de 1.300 pessoas.

CHALÉ SUÍÇO
O grupo MalbaWäcken, de Goiás, investirá cerca de R$ 113 milhões (60 milhões de francos suíços) para construir um hotel na Suíça, na cidade de Interlaken.

O projeto, que terá 87 quartos, já foi aprovado pelo conselho da cidade e as obras começam neste ano.

"A ideia é fazer um espaço para vender para os próprios brasileiros", afirma a sócia-fundadora da companhia, Malba Walcken.

O grupo, que focava suas operações no setor imobiliário, acaba de entrar no mercado de hotelaria com a inauguração de um resort em Caldas Novas (GO).

O empreendimento de 478 apartamentos foi construído com aporte de R$ 100 milhões, sendo que 80% do investimento foi feito pelo grupo e o restante, por meio de parcerias, segundo Walcken.

"Ainda devemos construir outro hotel e um parque temático no mesmo terreno, em Caldas Novas."

O grupo diz estudar a possibilidade de vender o novo hotel para investidores de outros países.

"Não era a nossa intenção inicial, mas estamos analisando as propostas recebidas", afirma a executiva.

NÚMEROS

R$ 113 mi serão investidos na construção de um hotel na Suíça

R$ 100 mi foram destinados à construção do resort de Caldas Novas (GO)

com JOANA CUNHA, VITOR SION, LUCIANA DYNIEWICZ e ALESSANDRA KIANEK

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