domingo, janeiro 22, 2012

Fadiga de material - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 22/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino) 


Na tentativa de impedir apagão de mão de obra em aeroportos, o governo federal prepara plano de treinamento de pessoal e reestruturação de carreiras no setor, que cresceu 13% em 2011 e seguirá em expansão até a Copa e a Olimpíada. Hoje, cada empresa aérea capacita seus funcionários e não há padronização nem currículo mínimo para diversas funções.

O ministro Wagner Bittencourt (Aviação Civil) discute até a criação de uma "universidade do ar" com o objetivo de formar quadros em todos os níveis -de atendentes a pilotos. Ele identificou, por exemplo, que faltam auxiliares para acompanhar idosos nos terminais.

A fila anda 
Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Alexandre Padilha (Saúde) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social) assinam na terça-feira a adesão do Rio ao Plano Nacional de Combate ao Crack.

Sintonia 
Em São Paulo, Padilha alinhará sua equipe à da prefeitura nos consultórios de rua que atenderão dependentes. A decisão sobre quais Centros de Atenção Psicossocial funcionarão 24 horas também será conjunta.

Tabu 
Os ministérios da Defesa e da Justiça enviaram à Casa Civil minuta de projeto de lei que retira do capítulo de crimes sexuais do Código Penal Militar termos considerados preconceituosos. O governo quer mudar o artigo 235, que pune com detenção quem praticar "pederastia" ou "ato libidinoso, homossexual ou não", em área militar.

Diversidade 
A ideia é eliminar do texto qualquer menção à orientação sexual. A revisão acolhe antigo pleito de juristas e associações de defesa dos direitos humanos.

Baixa Marcio Meira pediu para deixar a presidência da Funai, cargo para o qual foi designado em 2007.

Gerenciar... 
Nas reuniões setoriais de ministros, Dilma Rousseff demonstra particular empenho na adoção de mecanismos de acompanhamento dos resultados dos programas de cada pasta.

...é preciso 
O zelo da presidente com os cronogramas de obras é diretamente proporcional às críticas endereçadas ao Planalto pela desarticulação na resposta às enchentes do início do ano.

Perdas... 
Debruçado sobre as opções do PSDB na sucessão paulistana, Geraldo Alckmin sabe que o prejuízo resultante do eventual naufrágio de Andrea Matarazzo na disputa pela prefeitura da capital seria socializado entre os principais líderes tucanos, José Serra incluído.

...e danos 
Já o possível fracasso de Bruno Covas, candidato "in pectore" do governador, seria debitado integralmente em sua conta.

Holofote 
Em ano eleitoral, Gilberto Kassab orientou a equipe a tratar como prioridade máxima a iluminação pública. Quer dar resposta às queixas de apagões e panes, que lideram o ranking da Ouvidoria da Prefeitura e começam a inflamar o debate entre os pré-candidatos.

Copyright 
A Fifa lançará esta semana em Recife dois manuais para a Copa: o de eventos e o de marketing. O objetivo da entidade é proteger seus patrocinadores da "publicidade de emboscada" -invasão de espaço promocional sem amparo contratual com os detentores de direitos do Mundial de 2014.

Ampulheta 
São Paulo ainda não decidiu onde instalará o relógio de contagem regressiva para o evento, oferecido pelo patrocinador suíço Hublot. O projeto é assinado por Oscar Niemeyer.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

Dividida

"Quem diria que, após triagens humilhantes, os EUA se renderiam ao nosso poder de compra? Antes nos faziam tirar até os sapatos; agora vão estender tapete vermelho."

DO DEPUTADO PROTÓGENES QUEIROZ (PC do B-SP), sobre a decisão do governo norte-americano de facilitar a emissão de visto de entrada a estrangeiros, anunciada por Barack Obama na quinta-feira passada em Orlando.

Contraponto
Caminho do mar

Ex-presidente do STF, Sepúlveda Pertence conversava, quarta-feira passada, com o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, logo após a cerimônia em homenagem ao centenário de nascimento do jurista Evandro Lins e Silva. Um dos assuntos era o naufrágio do "Costa Concordia". Wadih se dizia perplexo com o comandante que deixou o navio antes dos passageiros. Após dar opinião técnica, o ministro, nascido em Sabará (MG), tratou de explicar:
-Não se assuste! Apesar de mineiro, sou especialista em direito marítimo.

Nenhum comentário: