segunda-feira, janeiro 02, 2012

Dedos cruzados -RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 02/01/12
O roteiro imaginado pelos interessados em adiar ao máximo o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal inclui a convicção de que a ministra Rosa Weber, recém-chegada à Corte, egressa da Justiça do Trabalho e com pouca experiência em matéria penal, pedirá vista quando chegar sua vez de votar.
Na condição de mais nova integrante do STF, Rosa será a terceira a se manifestar, depois do relator, Joaquim Barbosa, e do ministro revisor, Ricardo Lewandowski. Barbosa é dado como voto certo pela condenação. Já Lewandovski é visto como uma espécie de porto seguro dos mensaleiros.

Buracos 1 A estratégia de empurrar tudo com a barriga até pelo menos a aposentadoria, no segundo semestre, dos ministros Cezar Peluso e Ayres Britto, ambos considerados perigosamente inclinados pela condenação, embute alguma dose de risco.

Buracos 2 

A depender do ponto em que o julgamento se encontre, tanto Peluso quanto Britto poderiam, em tese, antecipar seus votos antes da aposentadoria. Fora o risco de esta ser adiada pela eventual aprovação da chamada PEC da Bengala_ que elevaria de 70 para 75 anos a idade da expulsória.

Escola
Colegas de Esplanada observam que o estilo um tanto duro da presidente Dilma Rousseff começou a ser incorporado pela ministra Gleisi Hoffmann. Como chefe da Casa Civil, ela controla o andamento de projetos de uma série de pastas e está incumbida de fazer cobranças.

Censo 1 

Na esteira do escândalo das emendas na Assembleia, o governo paulista iniciou um pente-fino em cem ONGs com as quais mantêm convênio. A varredura inclui checagem de informações cadastrais e certificação preliminar das entidades para credenciá-las a aplicar verbas repassadas por indicação dos deputados.

Censo 2 

Geraldo Alckmin quer ainda criar um cadastro positivo de ONGs, especialmente as aquinhoadas com recursos das secretarias de Esporte e Cultura. A medida serviria também como vacina contra brecha aberta na redação do Orçamento de 2012 para permitir aos parlamentares redirecionar emendas no decorrer do ano.

É pra já 

Sob pressão de prefeitos que pretendem se reeleger em 2012, secretários de Alckmin promovem mutirão para assinatura de convênios de liberação de recursos, sobretudo para obras de infraestrutura urbana. A ideia do governador é autorizar os empenhos até 30 de janeiro.

Calendário 

O cronograma do tucano permitirá a licitação e a execução de obras, inclusive de pavimentação, sem que a Justiça Eleitoral imponha restrições.

Tiozão 
De um aliado do PSD, sobre o esforço de Gilberto Kassab para associar a agenda de mobilidade urbana da prefeitura, como a extensão das ciclofaixas e a campanha de valorização do pedestre, à campanha eleitoral de 2012: "O problema é que o Afif não anda de bicicleta nem atravessa rua".

Outro rumo 1 

Um dos reflexos da operação do PT para liquidar suas prévias na sucessão paulistana deve ser a implosão da corrente Novo Rumo, há anos majoritária na capital.

Outro rumo 2 
O deputado Carlos Zarattini, que se sentiu abandonado por correligionários no processo, já discute com aliados a qual tendência se ligar. Carlinhos Almeida, outro nome da bancada federal que integrava a ala, migrou para a CNB.

tiroteio

"Quando uma emenda de bancada é usada para atender determinado parlamentar, o processo do Orçamento é desvirtuado. Acaba sendo um desserviço."
DO SENADOR WALTER PINHEIRO (PT-BA), criticando o "jeitinho" encontrado pelo Palácio do Planalto para atender, no apagar das luzes de 2011, promessas feitas a aliados.

contraponto

Bitributação
 

Em recente reunião do secretariado paulista, o vice-governador Guilherme Afif (PSD) falava da importância das PPPs para a expansão das linhas de trem e metrô.
Sem mencionar o aliado Gilberto Kassab, principal defensor de sua pré-candidatura a prefeito, Afif criticou os congestionamentos da capital:
-Não há prefeitura que dê jeito. O trânsito fica parado em qualquer época do ano. Estou pensando em propor a substituição do IPVA pelo IPTU, porque os carros, embora automotores, ficam mesmo é imóveis!

Nenhum comentário: