quarta-feira, dezembro 07, 2011

Tecla 'fogo amigo' - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 07/12/11
Em resposta às recentes revelações sobre sua atividade de consultor, Fernando Pimentel disse a Dilma Rousseff que na origem das denúncias estão seus adversários no PT de Minas, interessados em lançar Roberto Carvalho à Prefeitura de Belo Horizonte, em detrimento da reeleição de Márcio Lacerda (PSB), aliado do ministro do Desenvolvimento.

Quem acompanha de perto o modo de funcionamento da presidente faz duas observações: a) a despeito da proximidade de longa data com Dilma, Pimentel não deve dar seu cargo como assegurado; b) Carvalho caiu em desgraça no Palácio do Planalto.

Paredão Sob ameaça de virar a "bola da vez" após a queda de Carlos Lupi, Mário Negromonte (Cidades) busca respaldo nos Estados para permanecer no posto. Deputados relatam ter recebido telefonemas de governadores pedindo uma forcinha pela manutenção do ministro.

Pensando bem De um observador da ofensiva de Negromonte: "Para quem disse não ter apego ao cargo, ele até que está indo bem".

É com vocês Procurados pelo Planalto para garantir que suas bancadas não assinem emendas protelatórias da tramitação da DRU, líderes partidários devolvem a bola ao governo: lembram dos compromissos firmados desde a mobilização para evitar as CPIs da Corrupção e do Dnit, até hoje não atendidos.

Ampulheta O ministro Marcelo Ribeiro (TSE) quer ouvir todas as siglas prejudicadas caso seja atendido o pleito do PSD por fatia maior do Fundo Partidário. Na prática, a medida atrasará a definição sobre o tamanho da parcela dada à nova legenda.

Ah, é? Ao tomar conhecimento do lobby de Clésio Andrade (PR-MG) e Zezé Perrella (PDT-MG) para, em troca da aprovação da DRU, emplacar a mineira Assusete Magalhães no STJ, Dilma disse, em privado, que as chances da candidata evaporaram.

Cracolândia O plano que Dilma anunciará hoje contra o crack terá R$ 45 milhões para turbinar o serviço de abordagem de dependentes, feito pelo Ministério de Desenvolvimento Social. Serão montadas 308 equipes, inclusive em São Paulo.

View facts Após acompanhar do Bandeirantes, via internet, o seminário Folha/UOL com os quatro pré-candidatos do PSDB à prefeitura paulistana, Geraldo Alckmin avaliou que o secretário Andrea Matarazzo (Cultura) foi o mais convincente.

Mídia golpista Alberto Goldman optou por ler seu pronunciamento no jantar de 23 anos do PSDB, anteontem. O ex-governador disse que sua fala, quando feita de improviso, é incompreendida e deturpada pela imprensa.

No papel O presidente reeleito do DEM, José Agripino (RN), redigiu ontem carta em que reafirma a pré-candidatura de Rodrigo Garcia em SP. O documento é subscrito por Jorge Tadeu Mudalen e Alexandre de Moraes, respectivamente dirigentes estadual e municipal da sigla.

Visitas à Folha Samuel Seibel, proprietário da Livraria da Vila, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

Charles Eisendrath, diretor do programa Knight-Wallace da Universidade de Michigan (EUA), e Birgit Rieck, diretora-assistente, visitaram ontem a Folha e o centro gráfico do jornal, onde foram recebidos em almoço. Estavam acompanhados de 17 jornalistas internacionais, participantes do programa de estudos.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

Tiroteio

"Pelos indícios colhidos, há muitas semelhanças entre as consultorias feitas por Palocci e por Pimentel. Resta agora saber quem é o aluno e quem é o professor."

DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre a revelação de que o ministro do Desenvolvimento recebeu R$ 2 milhões como consultor entre sua saída da Prefeitura de Belo Horizonte e o ingresso no governo Dilma.

Contraponto

Cantiga de roda


Na segunda-feira, véspera da sabatina de Rosa Weber na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, governistas conversaram com Demóstenes Torres (DEM-GO), pois rumores davam conta de que ele estaria disposto a pegar pesado com a escolhida por Dilma Rousseff para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

Na tentativa de afastar essa perspectiva, um aliado da presidente provocou o oposicionista:

-O senhor não é cravo para brigar com a rosa...

Em tempo: Demóstenes "brigou", mas não muito.

Nenhum comentário: