quarta-feira, dezembro 07, 2011

Por baixo do pano - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 07/12/11


A votação da DRU não é a principal preocupação do governo Dilma na reta final de votações no Congresso. A tensão maior está relacionada à aprovação, em tempos de crise internacional, de aumento salarial para o Poder Judiciário. O problema é que os principais líderes da base aliada, inclusive do PT, têm simpatia pelo reajuste, que pode gerar movimentos de reivindicação em cascata. Os envolvidos na negociação querem dar um reajuste de cerca de R$ 1 
bilhão para o Judiciário.

SAINDO DO FORNO. 
Está pronto o novo plano de combate ao crack e ao crime organizado. O plano do ministro José Eduardo Cardoso (Justiça) será lançado pela presidente Dilma, e prevê a criação de um sistema nacional integrado de identificação digital, que poderá ser acessado em qualquer estado do país. Será anunciado também uma nova fórmula para agilizar a venda de bens móveis e imóveis que estão em nome de traficantes.

Carteiraço
Antes da votação do Código Florestal ontem, no Senado, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) leu pronunciamento do Bispo de Jales (SP), Dom Demétrio Valentini, contestando a CNBB e defendendo a aprovação do novo Código.

Caos aéreo
A mala do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) desapareceu a caminho da Conferência do Clima, em Durban. Já a do deputado Mendes Thame (PSDB-SP) foi arrombada e saqueada. Os dois saíram do Aeroporto Internacional de Cumbica (SP).

Sinceridade
O senador Fernando Collor (PTB-AL) sugeriu ontem à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), em reunião do PTB, que ela pedisse ao governo para fazer projeções de aumento de gastos com a Saúde, já que, se depender da equipe econômica, segundo ele, nunca vai haver dinheiro. A ministra respondeu que não havia chance de ela levantar essa discussão no governo. “Então pelo menos leve a sugestão em meu nome”, disse Collor.

Arremate
Na condição de porta-voz do Movimento Leonel Brizola, o ex-deputado Vivaldo Barbosa agora quer apear o ex-ministro Carlos Lupi da presidência do PDT. Ele diz: “A volta dele seria o o fim do partido e a degradação moral do PDT”.

Um símbolo
A juíza Patrícia Acioli, assassinada em agosto, será agraciada com o Prêmio dos Direitos Humanos. A filha receberá a homenagem in memoriam das mãos da presidenta Dilma Rousseff e da ministra Maria do Rosário, na próxima sexta-feira.

DISPUTA no DEM para suceder o deputado ACM Neto (BA) na liderança da bancada na Câmara. Estão na corrida os deputados Pauderney Avelino (AM) e Mendonça Filho (PE).

CRIADA nova tendência no PT. Seu nome de batismo é pomposo: “Esquerda Popular Socialista”. Sua bancada tem um deputado: Valmir Assunção (BA).

A DEPUTADA tucana que é contra o fim da Secretaria das Mulheres, com status de ministério, e a fusão com outras pastas, chama-se Telma de Oliveira (MT).

Nenhum comentário: