quarta-feira, dezembro 28, 2011

Retratos da vida - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 28/12/11

Pouco antes da morte de Sérgio Britto, a 16a- Vara Cível do Rio expediu mandado de verificação dos bens do artista em sua casa em Santa Teresa: livros, CDs, filmes, objetos de arte etc. Há litígio entre familiares e um ex-funcionário do ator que diz ter recebido bens em doação.

Museu Nacional

A PF resgatou ontem 12 animais, conservados em álcool, que são do acervo do Museu Nacional. Em junho, eles foram furtados por um “professor” que pediu os exemplares emprestados e... escafedeu-se.

Menino pobre

Uma das músicas do último disco do Neguinho da Beija- Flor (Menino pobre sonhador) é uma homenagem ao contraventor Anísio Abraão David. Um trechinho: Anísio é simplicidade/ Tem dignidade (bis)/Anísio é samba, amor e amizade. Há controvérsias.

A conta

Adriano já disse que não pagará a conta do Hospital Barra D’Or que vem tratando de Adriene Cyrilo, atingida por um tiro dentro de seu carro. A conta pode parar na Justiça. A baleada não tem seguro saúde e foi levada ao hospital pelo motorista de Adriano, embora ali perto esteja o hospital público Lourenço Jorge.

No mais...

Roberto de Andrade, presidente do Corinthians, defendeu o atleta alegando que foi um acidente e isso “pode acontecer com qualquer um”. Alto lá! A maioria das pessoas não anda com pistolas no carro.

Planeta China
Antes de deixar o poder em outubro, o presidente Hu Jintao virá ao Brasil. Vai aproveitar a viagem para fazer uma visita pessoal a Lula. A China desbancou os EUA como principal destino das exportações brasileiras.

O QUERIDO SAMBISTA Dicró, de 65 anos, anda triste. Mas, acredite, não por causa de sua saúde debilitada, e sim por falta de trabalho. O cantor, como se sabe, passou por uma cirurgia na vesícula em outubro. Por causa da diabetes, como o próprio diz, “perdeu as forças nas pernas”, passando a usar cadeira de rodas — veja na foto acima, feita nesta semana, o sambista vendendo seus CDs no Largo da Carioca. “Estou me recuperando. Fui lá (na Carioca) uns dois dias. O que me deixou baqueado foi a prefeitura não me escalar para o réveillon. Não me chamaram nem para a virada no Piscinão de Ramos, onde sou um dos fundadores. Não tenho shows marcados, estou entregue às baratas.” Alô, Eduardo Paes!

Pela transparência
A posição da AMB contra Eliana Calmon, que defende no CNJ a punição de maus juízes, não é unanimidade entre magistrados. Nas redes sociais, tem juiz dando apoio à ministra e alguns magistrados cariocas enviaram e-mail para ela, oferecendo a quebra de seus sigilos e dizendo que o Judiciário precisa ser transparente.

Aliás...

No Chile, há um portal da Justiça (www.poderjudicial.cl). Basta clicar na província, escolher o Juizado, que aparece o nome do juiz, com foto e dados sobre seu patrimônio.

90 anos de 22

Na carona dos festejos pelos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22, a José Olympio relançará “Vanguarda europeia e modernismo brasileiro”, de Gilberto Mendonça Teles; e “Movimentos modernistas no Brasil (1922-1928)”, de Raul Bopp.

Cartão fidelidade
De olho na concorrência, um tradicional vendedor ambulante de caipirinha da Lapa, no Rio, o Coelho, lançou o seu... cartão fidelidade. É assim: comprando 10 caipirinhas, ganha outra. Se comprar 30, leva um copo de pinga.

Tia Léa

Esse será o réveillon das lajes por conta da pacificação. Tia Léa, famosa quituteira do Morro do Vidigal, prepara uma ceia em sua laje. Cobra R$ 200 por pessoa e adianta: só fecha o pacote se conseguir 50 clientes.

Praia limpa

Evandro Mesquita, que vai se apresentar com a Blitz no réveillon de Copacabana, continua bem humorado. Dará o seguinte recado no show: — Favor, cada um cuide da sua merda. Nada de sujeira na areia. Quero dar um mergulho dia 1o- com a praia limpinha.

Odisseia no Oriente

Carlos Eduardo Novaes, grande rubro-negro, batalha para reeditar “Mengo, uma odisseia no Oriente”, que lançou após o título mundial do Fla, em Tóquio, em 1981. É a história de quatro torcedores que foram ao Japão em lombo de burro, depois navio, bicicleta, táxi etc. A Editorial Nórdica, que o publicou na época, fechou as portas, e o livro saiu de circulação.

É grave a crise

Há testemunhas. Uma mulher bem vestida tem passeado com seu cãozinho pelas ruas do Leme e, assim, aborda as pessoas: — Por favor, me ajuda com algum dinheiro para eu comprar ração para o meu cachorro?

Nenhum comentário: