quinta-feira, dezembro 15, 2011

Qual é? - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 15/12/11

Em privado, ministros do STF manifestaram grande desconforto com a entrevista à Folha na qual Ricardo Lewandowski previu que o julgamento do mensalão não se dará antes de 2013, com a consequente prescrição de penas como formação de quadrilha. Encarregado de produzir voto de revisão paralelo ao do relator Joaquim Barbosa, Lewandowski alega que, ao receber o processo, será obrigado a "começar do zero".

"Como 'do zero'?", estranha um ministro, lembrando que os autos estão digitalizados e que nada impediria o colega de se debruçar sobre o trabalho. E emenda outra pergunta: "A quem ele serve?".

Depois dizem... Ministros descontentes argumentam que o discurso de Lewandowski ajuda a alimentar especulação segundo a qual o preenchimento de vagas no Supremo, a partir de meados do primeiro governo Lula, teria sido pautado pelo objetivo de livrar os mensaleiros.

Para já O presidente do STF, Cezar Peluso, quer dar posse à ministra Rosa Weber na próxima segunda, às 10h.

Abafa o caso A aprovação de convite para que o presidente do Conselho de Administração da CEF, Antônio Henrique Silveira, fale à Câmara alarmou o Planalto. Ministros entraram em campo para negar que Dilma esteja decidida a demitir já o vice de Loterias, Fábio Cleto, indicação peemedebista.

Cotoveladas Presidente da Caixa, o petista Jorge Hereda não é alvo só do PMDB. Correligionários se queixam de que ele só ouviria a "turma do PanAmericano" -referência a diretores que estiveram à frente da aquisição de parte do banco de Silvio Santos.

Mix Insatisfações várias do PMDB ajudaram a enterrar a chance de a Câmara aprovar ainda em 2011 o fundo de previdência complementar dos servidores. Pesou mais, porém, o corpo mole de lideranças ligadas ao sindicalismo, como Marco Maia (PT-RS) e pedetistas de ressaca pela queda de Carlos Lupi.

Bem-vindo Diante da nota de "solidariedade" da bancada do PP ao baleado Mário Negromonte (Cidades), uma liderança do partido explica: "É para desanuviar o clima, já que daqui a pouco ele estará de volta à Câmara".

Tudo de bom Com Dilma em Porto Alegre, o Planalto recebeu ontem uma profusão de buquês, além de garrafas de vinho e champanhe, alusivos ao aniversário da presidente. O cabeleireiro Celso Kamura enviou conjunto de colar e brincos de ouro.

Oremos Fernando Haddad (PT) iniciou périplo evangélico para tratar da distribuição, pelo MEC, do polêmico kit anti-homofobia. O pré-candidato à prefeitura já esteve na TV Record, controlada pela Igreja Universal, e visitará outras denominações.

Coletivo De José Aníbal, sobre o esforço de Bruno Covas, seu rival nas prévias tucanas, em produzir material de campanha que o associe ao avô: "No PSDB, Mario Covas somos todos nós".

Na mesma Depois de prometer transparência às emendas, a Assembleia paulista aprovou brecha no Orçamento-2012 que permite a deputados redirecionar verbas para ONGs ao longo do ano.

Visita à Folha Thomas Shannon, embaixador dos EUA no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava com T. J. Dowling, cônsul e diretor da seção de Imprensa, Educação e Cultura do consulado em São Paulo, Linda A. Neilan, vice-cônsul para Assuntos Econômicos, e Ana Paula Ferreira, assessora de imprensa.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Creio que a Justiça tarda, mas não falha. Por isso me preocupo com o risco de prescrição. No julgamento do mensalão, a sociedade gostaria de ver que o crime não compensa."

DO PRESIDENTE DO PSDB, SÉRGIO GUERRA (PE), sobre a possibilidade, admitida pelo ministro Ricardo Lewandowski, de que algumas das penas para réus do maior escândalo da era Lula prescrevam antes do julgamento do STF.

contraponto

Tetra ou penta?

Na sessão em que foi lido o relatório da Lei Geral da Copa, o deputado Deley (PSC-RJ), ex-jogador, defendeu a ampliação dos benefícios pagos pelo governo aos campeões de 1958, 1962 e 1970.

-Por que não estendê-los para dos jogadores das seleções de 1994 e de 2002? Muitos estão em situação ruim...

O relator, Vicente Cândido (PT-SP), desconfiou do interesse de Deley e perguntou, sem saber que o colega nunca fora convocado para um Mundial:

-De qual dessas Copas o senhor participou?

Nenhum comentário: