sexta-feira, dezembro 23, 2011

Fadiga de material - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/12/11
A presidente Dilma está chamando todos os ministros petistas e pedindo um relatório sobre os problemas em suas pastas. Tudo tem que estar na mesa dela quando voltar de férias, dia 10 de janeiro. Com base nas informações sobre as áreas e programas que não estão funcionando como deveriam, Dilma vai estimular seus ministros a promover uma forte mexida no segundo escalão.

A expectativa do PMDB
A presidente Dilma no coquetel de fim de ano, na noite de anteontem, no Palácio da Alvorada, fez rasgados elogios ao apoio que recebeu do PMDB. O partido nunca esteve tão afinado com um presidente como agora. Nos governos Fernando Henrique e Lula, a dissidência sempre teve muito peso. Elogios à parte, há muito descontentamento. Seus líderes esperam que, na reforma ministerial, o PMDB seja contemplado com um ministério de ponta. Dirigentes petistas avaliam que seu principal aliado poderá ser contemplado com uma pasta mais robusta, como a dos Transportes ou das Cidades, atualmente ocupadas por PR e PP.

"Nunca antes na História deste país se votaram e se aprovaram tantos projetos de interesse do governo no Congresso” — Dilma Rousseff, presidente da República, em discurso para parlamentares e ministros no coquetel de fim de ano, anteontem à noite, no Palácio da Alvorada

COTADÍSSIMA. A deputada estadual petista Inês Pandeló (RJ) é nome forte para ocupar a Secretaria das Mulheres. A titular, Iriny Lopez, vai sair para disputar a prefeitura de Vitória (ES). Pandeló é da mesma tendência, a Articulação de Esquerda, mas seu nome não chegou à mesa da presidente Dilma pelas mãos da atual ministra, cujo ibope anda em baixa desde os incidentes ocorridos na última Conferência Nacional de Mulheres.

Diagnóstico
Ao defender as medidas de incentivo ao consumo, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse ontem: "O consumidor fica olhando a desgraça alheia (crise em outros países, desemprego) e fica receoso. Cabe a nós (governo) mudar isso."

No incinerador
Ao sair do encontro com catadores de papel, ontem, em São Paulo, a presidente Dilma confessou ter gostado de uma das propostas que recebeu: a de enviar lei para o Congresso transformando em crime a prática da queima do lixo.

Vetados: Lupicínio e Marco Aurélio Garcia
Ao final do coquetel no Alvorada, anteontem à noite, a presidente Dilma fez um brinde "petit comité" com alguns ministros. Acompanhadas ao piano pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) cantaram "Cotidiano", de Chico Buarque: "Todo dia ela faz tudo sempre igual...". O assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, tentou cantarolar Lupicínio Rodrigues. Foi vetado. Muito triste.

Vapt-vupt
Nos últimos quatro anos, 42 mil pessoas deixaram de recorrer aos tribunais. Seus problemas foram resolvidos pela Justiça Comunitária, programa do Ministério da Justiça que estimula a resolução de conflitos de maneira mais rápida.

Ciumeira
Os deputados da base governista estão indo para o recesso irritados com o governo Dilma. Alegam que os novos deputados do PT empenharam R$ 4,5 milhões em emendas parlamentares, enquanto os dos outros partidos, R$ 3,5 milhões.

OTIMISMO. No discurso no coquetel para deputados e ministros, a presidente Dilma afirmou: "O pior (da crise no Brasil) já passou. O Brasil vai crescer um pouco mais no ano que vem."

BOM HUMOR. Brincadeira da presidente Dilma para cima do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS): "Antes, quando eu ia para o exterior, ele ligava para saber para onde e quando iria. Agora, ele também pergunta se o (vice) Michel (Temer) também vai."

SURPRESA. A presidente Dilma abandonou aquele tradicional cumprimento a meia distância e distribuiu afetuosos abraços aos governistas.

Nenhum comentário: