terça-feira, dezembro 20, 2011

Dilma pisa no freio - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 20/12/11


Líderes governistas no Congresso estão começando a criticar a condução da crise pela presidente Dilma. Alegam que ela está apertando demais e que isso pode ser fatal num país em que o governo tem grande peso na economia. Sustentam que isso se reflete no ritmo do PAC, o que levará a uma inibição do crescimento do PIB em 2012. Os mais céticos avaliam que a presidente está trilhando uma linha próxima à dos países europeus.

PCdoB lava a roupa suja
Há duas semanas, a direção nacional do PCdoB reuniu-se, em São Paulo, para avaliar os fatos que levaram às mudanças no Ministério do Esporte. Foram feitas duas abordagens. Uma delas entendia que o episódio se resumia a um ataque contra o PCdoB, em função da importância que a pasta teria com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A outra avaliação sustentou que era preciso fazer uma avaliação profunda dos erros cometidos na gestão da pasta, sobretudo no controle dos gastos públicos. O atual ministro, Aldo Rebelo, não disse "a" e esteve fora do plenário durante parte da discussão, cumprindo agenda da pasta.

"Os autos, há mais de quatro anos, estão integralmente digitalizados e disponíveis eletronicamente na base de dados do Supremo Tribunal Federal” — Joaquim Barbosa, ministro do STF, relator do processo do mensalão

NA ABA. Durante o Congresso da Juventude do PSDB, "A Turma do Chapéu", jovens mineiros que apoiam a candidatura a presidente do senador Aécio Neves (PSDB-MG), depois de ouvir a palestra do ex-governador paulista José Serra, o cercou e o presenteou com um chapéu. O paulista, que já disputou duas eleições presidenciais (2002 e 2010), é pré-candidato ao Planalto em 2014, pelo PSDB ou pelo PPS.

Fome zero lá fora
O ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) assina hoje com o Quênia o quinto convênio Mais Alimentos África. O Brasil vai investir US$ 334 mil lá e doar quatro mil máquinas e equipamentos agrícolas para cinco países africanos.

Arsenal
O governo Dilma já tem prontas medidas de desoneração tributária e de defesa da concorrência para serem anunciadas à medida que a crise recrudescer. O governo diz que a crise europeia é mais grave que a americana de 2009.

Revanche
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, por 31 votos a 8, proposta de emenda constitucional que impede o Ministério Público de fazer investigações criminais. Em 2009, o STF reconheceu que o Ministério Público tem poder investigatório. "Repudiamos qualquer procedimento informal, conduzido por meio de instrumentos sem forma, sem controle e sem prazo, e contrário ao estado de direito vigente", escreveu o relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Turbinando
O ministro Gastão Vieira (Turismo) acertou com a Fifa que o portal da entidade terá um atalho chamado "Destinos". O objetivo é apresentar o Brasil de forma a superar a meta prevista de visitantes, que é de 600 mil estrangeiros.

Esperneando
O PSOL entrou no STF contra a decisão da Mesa da Câmara de criar 66 cargos para o PSD, sem reduzir dos partidos que ficaram menores. O deputado Chico Alencar (RJ) critica: "Casa da fartura, com o "chapéu" do dinheiro público!

COMEÇOU a temporada de queimação tendo em vista as mudanças ministeriais que vão ocorrer no governo Dilma nos primeiros três meses do ano que vem.

A ASSESSORIA do Ministério do Planejamento esclarece que a pasta não é responsável pela existência do cargo de secretario executivo adjunto da Casa Civil da Presidência, pois o mesmo foi criado pelo Decreto 5.420 de 13 de abril de 2005.

FALA o senador Aécio Neves (PSDB-MG) sobre o livro "Privataria tucana": "Nos últimos nove anos, o PT administrou o Brasil. Se houvesse alguma irregularidade, o PT não teria investigado?"

Nenhum comentário: