terça-feira, dezembro 20, 2011

Bem a calhar - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 20/12/11


A decisão liminar de Marco Aurélio Mello esvaziando o poder da Corregedoria Nacional de Justiça veio no exato momento em que o órgão identificava uma série de casos de remuneração de magistrados acima do teto constitucional não apenas no TJ de São Paulo, conforme noticiado, mas também nos do Rio e de Brasília.

Como o ministro do Supremo se pronunciou na véspera de um recesso que irá até fevereiro, encarregados das investigações ponderam que não faltará tempo para apagar rastros. Findo o recesso, a corregedoria seguirá amputada pelo menos até o julgamento em plenário -no qual ninguém deposita grandes esperanças.

Calendário Ninguém tinha dúvidas quanto à posição de Marco Aurélio sobre as atribuições da corregedoria, mas o "timing" de sua decisão causou perplexidade. "Todo mundo sabe que a liminar é o voto dele. Como o STF não colocava o tema em pauta, ele resolveu forçar a barra", critica um ministro.

Discutindo... Com a temperatura da disputa na Caixa Econômica Federal em alta, líderes do PT e do PMDB almoçaram ontem em busca de um armistício. Peemedebistas insistem em manter, na vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias, Fábio Cleto, que bateu de frente com o petista Jorge Hereda, presidente do banco.

...a relação No esforço de redução de danos na crise entre os dois maiores partidos da base, o Planalto avisou que, caso persista a confusão, todos sairão perdendo.

Wally Seguro da folgada margem para aprovar a DRU no Senado, o governo concentra energias para garantir quórum na votação final da matéria, prevista para hoje. A tarefa mais árdua agora é manter os congressistas em plenário na semana do Natal.

Valeu Dilma fará amanhã um agradecimento aos líderes aliados pelo desempenho de sua base no Congresso no primeiro ano de governo.

Um olho no caixa... Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral terá unidade destacada exclusivamente para fiscalizar a prestação de contas de campanha e os eventos de arrecadação de fundos para candidatos e partidos na eleição paulistana. A incumbência, segundo resolução a ser divulgada hoje pelo TRE, será do juiz da 6ª Zona Eleitoral, situada na Vila Mariana.

...outro na rua As principais atribuições do pleito municipal, contudo, caberão à 1ª Zona Eleitoral, na Bela Vista. O poder de polícia em relação à propaganda em vias públicas será descentralizado para todos os juízes eleitorais da capital, em suas respectivas jurisdições.

Referência 1 Durante reunião de seu secretariado, no sábado, Geraldo Alckmin citou Dilma três vezes, duas delas no assunto gastos públicos. "Vocês viram que ela disse que não haverá reajuste?", perguntou à equipe.

Referência 2 O tucano cobrou dos auxiliares que viagem pelo Estado para divulgar as ações do governo. "Tem ministro da Dilma que percorre São Paulo mais do que secretário nosso. Isso não pode ocorrer", alertou.

Viés de alta Dilma, que teve o nome vaiado no primeiro dia da conferência LGBT encerrada ontem em Brasília, saiu bem na foto ao final: apesar das críticas à presidente pelo veto ao chamado "kit gay", o movimento social lhe dedicou uma moção de apoio. O mesmo foi feito com a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), pelo trabalho no enfrentamento da homofobia.

tiroteio

"No ano passado, nós fizemos campanha para eleger Dilma Rousseff à Presidência e demos o nosso voto a ela. O Silas Malafaia e o Anthony Garotinho não."

DA TRAVESTI JOVANNA BABY criticando a petista, em discurso durante conferência LGBT, pela decisão de engavetar o "kit gay", iniciativa combatida tanto pelo líder evangélico como pelo deputado do PR.

contraponto

Entendeu agora?

O ministro Gastão Vieira (Turismo) participava, na sexta passada, de reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento da Copa. Encerrada sua intervenção, anunciou que precisava sair para cumprir "agenda importante":

-Final de ano chegando, temos que cuidar do empenho das emendas parlamentares...

Quando notou o desapontamento dos presentes com a justificativa, voltou ao auditório, onde estavam representantes de dez municípios que sediarão o Mundial:

-Sem empenho, as cidades-sede não recebem nada...

Nenhum comentário: