sexta-feira, dezembro 30, 2011

Anistia, não - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 30/12/11




Sem maioria no Congresso, ambientalistas aproveitarão a proximidade com a Rio+20, que ocorre em junho, para fazer uma campanha internacional pelo veto da presidente Dilma a trechos do novo Código Florestal. Por isso, os verdes se uniram aos ruralistas para adiar a votação do projeto para março, na Câmara. Produtores rurais também não gostaram do texto aprovado pelo Senado.

"O texto da Câmara é um retrocesso. Eu não aceito” — Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, sobre intenção de ruralistas de derrubar o Código Florestal aprovado pelo Senado e voltar ao texto da Câmara

Governo está otimista
Apesar de ser ano eleitoral, o governo está disposto a votar até março a criação do Fundo de Previdência Complementar dos Servidores, impopular na base do PT. Relator do projeto, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) diz que não há problema. "Eu era ministro da Previdência quando aprovamos a reforma em 2003. Depois fui reeleito com o voto do funcionalismo", diz ele. O ministro Garibaldi Alves (Previdência) também minimiza, argumentando que as novas regras valerão apenas para quem entrar no serviço público após a criação do fundo. "Uma vez que não contraria o direito adquirido, não vai haver resistência", disse ele.

PELA TANGENTE. Questionado sobre as reclamações de José Serra, na reunião da Executiva do PSDB, a respeito de suposto fogo amigo nas denúncias contra ele no livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) preferiu sair pela tangente: "Eu não estava lá". Perguntado se não fora informado por aliados que teriam feito sua defesa no encontro, ele insistiu: "Eu não estava lá".

Sucessão
O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) disse a parlamentares, no coquetel no Alvorada, que seu sucessor não será ninguém da pasta. Ele havia sido questionado se seu secretário-executivo, Luiz Antonio Elias, assumiria.

Queridinhos
A presidente Dilma é só elogios para os presidentes da Capes, professor Jorge Almeida Guimarães, e do CNPq, professor Glaucius Oliva. Eles caíram nas graças de Dilma por causa da elaboração do programa Ciência Sem Fronteiras.

Assunto indigesto
Se alguém quiser ver a presidente Dilma irritada, é só lembrá-la que Belo Monte vai operar abaixo de sua capacidade por questões ambientais. Para aumentar a capacidade da usina, seria necessário fazer um reservatório maior. Mas, para diminuir o impacto ambiental, o governo optou por alagar o mínimo possível. Mesmo assim, a chiadeira é enorme entre os ambientalistas, que são contra a obra.

Solução caseira
Atual secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão assumirá a Secretaria Extraordinária de Erradicação da Pobreza Extrema, devido à saída de Ana Fonseca. Para o lugar de Falcão vai seu adjunto, Luis Henrique de Paiva.

Prévias
Pré-candidato à prefeitura de Niterói, o deputado federal Chico D´Ângelo (PT) quer que Rodrigo Neves deixe a secretaria estadual de Assistência Social para disputar as prévias. Diz que é necessário para garantir igualdade de condições.

O GOVERNO está exigindo, na concessão dos aeroportos, que o operador seja sócio do consórcio. E que tenha experiência de cinco anos, com transporte de 5 milhões de passageiros ao ano.

A AVALIAÇÃO no setor é que as exigências vão restringir a participação no leilão a operadores estrangeiros.

DO SECRETÁRIO municipal de Educação, Alexandre Schneider: "Eu adoraria ser prefeito de São Paulo, mas não estou cogitando isso". Ele diz que o PSD continua apostando na candidatura de Afif Domingos.

Nenhum comentário: