sábado, novembro 26, 2011

Seja chinês uma vez - DAVID COIMBRA


ZERO HORA - 26/11/11

Ouvi ou li em algum lugar que dormir de lado é melhor para a saúde. Bom para a respiração, para a coluna e tudo mais. E a perna de baixo tem de ficar mais estendida do que a de cima. Por causa da coluna, também.

Por algum motivo, é ótimo para a coluna esticar mais a perna de baixo do que a de cima quando se está dormindo. Dormindo de lado, evidentemente.

Um homem pode se acostumar a dormir sempre do mesmo jeito. Os gansos dormem sempre do mesmo jeito. Sei disso porque na cobertura do Pan do Rio descobri que a peteca do jogo de badminton é feita somente com penas da asa esquerda do ganso.

É que o ganso tem o hábito de dormir sobre a asa direita, que acaba ficando com as penas amassadas. Logo, as da esquerda são as ideais para se fazer uma peteca oficial. Se você andar pelo campo e vir um monte de gansos com uma única asa (a esquerda) depenada, já sabe: parte daquele ganso virou peteca e provavelmente está sendo jogado por chineses, que adoram badminton.

Outro esporte que os chineses adoram é o pingue-pongue. Os chineses gostam tanto de pingue-pongue que usaram o jogo para estreitar relações com os Estados Unidos no tempo da Guerra Fria. Mao Tsé-tung, durante um encontro com Nixon no começo dos anos 70, convidou a seleção americana de pingue-pongue para partidas na China.

Era um avanço oceânico em direção à amizade entre os dois países rivais. Os americanos mandaram uma delegação e as partidas de pingue-pongue foram assistidas com gravidade pelo mundo inteiro.

Quando estive na China para a cobertura da Olimpíada de Pequim vi condomínios residenciais não com uma, mas com 20 mesas de pingue-pongue enfileiradas na área de lazer dos prédios. Assim como nós aqui temos quadras de futebol, lá eles têm mesas de pingue-pongue.

Mas atenção: você não deve chamar o pingue-pongue de pingue-pongue, assim como não deve chamar o jogo de peteca de jogo de peteca. Chame de tênis de mesa e badminton, respectivamente, ou os praticantes desses jogos ficam ofendidos.

O fato é que um bilhão e meio de chineses jogam pingue-pongue, discutem pingue-pongue nos bares, leem reportagens sobre o pingue-pongue, assistem matérias de TV sobre pingue-pongue. Há chineses que passam a maior parte do dia pensando no pingue-pongue, na melhor estratégia para enfrentar uma partida de pingue-pongue, na forma como um atleta do pingue-pongue deve se comportar, nos heróis imortais do pingue-pongue, nas lendas e mistérios do pingue-pongue. Há chineses que brigam com outros chineses por causa do pingue-pongue, imagine.

Existem comentaristas de pingue-pongue, repórteres especializados em pingue-pongue, torcidas organizadas de pingue-pongue, cartolas do pingue-pongue, pensadores do pingue-pongue e chineses que se gabam de entender de pingue-pongue e que acusam outros chineses, apontando-lhes um indicador feroz:

– Você não entende nada de pingue-pongue!

Entender de pingue-pongue, na China, confere status, mas nada dá mais status do que ser um craque do pingue-pongue. Craques do pingue-pongue ganham milhões, circulam com loiras à tiracolo, rodam pela China em carros luxuosos, são alvo da cobiça e da admiração dos seres humanos chineses.

Isso não nos leva a uma reflexão filosófica? Pense: você está aqui, preocupado com o Grêmio ou com o Inter, com a fórmula do Campeonato Brasileiro ou com os desmandos do STJD. Por que isso? Porque você não nasceu na China.

Uma contingência geográfica, nada mais. Se você fosse chinês, suas preocupações e tormentos envolveriam o pingue-pongue. Todos os dias, todas as horas, todos os momentos de sua vida teriam algo a ver com o pingue-pongue.

Tente fazer esse exercício de imaginação e compreenda: há certas coisas que parecem importantes, mas não são. Seja chinês uma vez na vida e sua mente de abrirá. Você verá que para algumas pessoas não faz diferença se um time joga com um, dois ou três meias-armadores. Seja chinês uma vez e você verá que nem tudo que as pessoas levam a sério é de fato sério.

Entenda: o que importa mesmo, o que faz diferença para você ou para um bilhão e meio de chineses é se esforçar para dormir de lado todas as noites. Dormir de lado é ótimo para a saúde, como bem sabem todos os gansos.

Nenhum comentário: