segunda-feira, novembro 28, 2011

Saquê no samba - MARCIA PELTIER



JORNAL DO COMMÉRCIO - 28/11/11



Com 100% de suas ações nas mãos dos japoneses do grupo Kirin desde o início de novembro, nem por isso o carnaval da Schincariol sofrerá modificações em fevereiro de 2012. Estão garantidas as verbas para os carnavais de Salvador e Pernambuco, além do camarote da Devassa na Sapucaí. Fica a dúvida: será a próxima musa loura e ousada da cervejaria uma sansei?

Carnaval chique

Quanto aos bailes produzidos pelo quarteto Alexandre Accioly, Ricardo Amaral, Bernardo Amaral e Luiz Calainho, também serão bancados pela cervejaria, mas não mais terão o naming rights da Devassa. Isso porque passarão a ter a chancela da Prefeitura e levarão o nome de Bailes do Rio. O local muda: deixam de acontecer nos Armazéns do Pier Mauá e se fixam no Jockey Club, na Gávea. Para alívio de quem temeu pelo patrimônio do clube, os salões tombados permanecerão fechados: as seis noites de folia serão realizadas numa tenda, no gramado, com cenografia de Abel Gomes. A Feijoada do Amaral está mais do que certa.

Sem ressentimentos 

A presidente Dilma Rousseff irá comparecer à cerimônia de posse do segundo mandato da presidente argentina Cristina Kirchner, dia 10 de dezembro. Cristina não veio à posse de Dilma, pois havia ficado viúva de Néstor em outubro do ano passado, e preferiu passar o Ano Novo com sua família.

Perseguição 

Chega ao Brasil Deus é Vermelho, do jornalista chinês Liao Yiwu, que reúne 18 entrevistas feitas entre 2002 e 2010 com cristãos chineses em busca da liberdade religiosa no país comunista. Um dos relatos é de uma freira de 100 anos que ainda luta para retomar o terreno da igreja confiscado pelo governo. Autor do poema Massacre, sobre o confronto na Praça da Paz Celestial, em 1989, Yiwu foi condenado a quatro anos de prisão pela obra. 

Fogos virtuais 


André Ramos e Bruno Chateaubriand desistiram de fazer o réveillon no Chopin, mas seus convidados continuarão a ter direito à visão dos fogos da orla carioca. Nos jardins da mansão da Gávea serão instalados telões de led, para que todos comemorem a passagem do ano comme il faut. A festança será para 500 convidados.

Consumo 
Quem está aterrissando no Rio esta semana é o número um da grife Puma no mundo, Franz Koch. Com apenas 32 anos, Koch tem planos ousados: quer transformar a empresa de sportlifestyle na mais desejável e sustentável do planeta. Ele irá se encontrar com o prefeito Eduardo Paes para analisar investimentos na cidade. Hoje, os brasileiros são um dos maiores responsáveis pelo crescimento do grupo, contabilizadas, inclusive, as compras feitas no exterior.

Ajuda direcionada 


Os doadores brasileiros da organização internacional ActionAid vão começar esta semana a apoiar, de forma regular, projetos sociais no Haiti, e não mais apenas em situações de emergência. A previsão é que 300 crianças haitianas sejam apadrinhadas neste primeiro momento. São todas moradoras da comunidade rural de Vallue, que teve a única escola destruída pelo terremoto de 2010.

Gordinha descolada 
Quem vai passar o Ano Novo no Rio é a cantora americana Shawnee Taylor, famosa no cenário pop/eletrônico com os hits Stronger e Live Your Life. Ela irá animar o réveillon Pink Elephant, que acontecerá na Ilha de Itanhangá, em Angra dos Reis. No dia seguinte, se apresenta na Pachá de Búzios. Vai aproveitar e gravar belas imagens da orla do Rio para usar em seu próximo videoclipe.

Seguindo a cartilha 

Pesquisa da Serasa Experian, a pedido da Fundação Nacional de Qualidade, apontou que empresas que utilizam modelos de excelência de gestão têm desempenho financeiro superior às demais do mercado. No setor de comércio, as empresas que adotam o método tiveram alta de 102% no faturamento, contra 75% de outras companhias. Já o endividamento entre as indústrias ficou em 37% naquelas que aderiram ao modelo, enquanto em outras organizações do segmento a taxa foi de 46%. A amostra analisou os demonstrativos financeiros de 202 empresas industriais, comerciais e de serviço, entre 2000 e 2010.

Livre Acesso

Em memória da juíza Patrícia Acioli, acontece hoje, às 9h30, na Confederação Nacional do Comércio, o seminário A criminalidade de matriz mafiosa, suas vítimas e a infiltração no Estado e na política. O evento é promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola, à frente Arnaldo Niskier, e o Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, presidido pelo desembargador Walter Maierovitch.

Ricardo Brand é o novo presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio de Janeiro para o próximo biênio (2012-2013).

A Ambiente Eventos, de São Paulo, que assinou os camarotes vips da Porsche Cup, pré-evento do GP Brasil de Fórmula 1, vai repetir a dose nas edições 2012 e 2013 do torneio.

Os jornalistas Monica Bernardes e Mauro Tertuliano autografam, hoje, a partir das 20h, o livro Sou feliz, acredite! na Livraria Cultura do Fashion Mall. O livro, finalista do prêmio Jabuti 2011 na categoria reportagem, conta a história de 13 pessoas que dão testemunhos de que é possível alcançar a felicidade a despeito de qualquer obstáculo.

Tem vernissage esta quarta, no Iate Clube, da última exposição do ano promovida pela curadora Daura Ramos, com telas de pequenos formatos dos artistas Angela d’Alincourt, Camões, Carlomagno e Roberto de Souza.

Em seu quinto ano, acontece até a próxima quinta-feira o Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe, com a curadoria de Zózimo Bulbul. Sua programação está sendo apresentada no Cine Odeon, no Centro Cultural da Justiça Federal e no Espaço Oi Futuro.

O pintor carioca Oscar Araripe lança esta semana, no Rio, seu Artbook. O livro é bilíngue e possui apresentação crítica de Alexei Bueno. O lançamento será em dose tripla na Livraria da Travessa: na filial do BarraShopping, quarta-feira; no Centro, quinta-feira; e em Ipanema, na sexta-feira.

Nenhum comentário: