sexta-feira, novembro 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Futuro próximo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 11/11/11

Expoentes das bancadas dos Estados produtores de petróleo que ontem saíram às ruas contra as mudanças na distribuição dos royalties temem que, passado o sufoco da DRU, o Planalto não consiga conter a pressão pela votação do tema no Congresso. Como o projeto está pendente de apreciação na Câmara e a Desvinculação de Receitas da União deve se resolver nessa Casa até o fim de novembro, a tensão permanecerá.

Em conversa com peemedebistas, Dilma Rousseff mostrou preocupação com o "tom passional" do debate. Embora não assuma, o Planalto também considera mais prudente empurrar o assunto para 2012.

Trilha sonora Refrão mais entoado ontem na marcha dos royalties no Rio: "Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão".

Foi você! O governo culpa seu líder, Cândido Vaccarezza (PT-SP), pelo atraso em concluir a votação da DRU na Câmara. Já os deputados acham que quem se atrapalhou foi Ideli Salvatti.

Reprise As trapalhadas que impediram a votação de anteontem lembraram o episódio do Código Florestal. Dilma descartou acordo com a oposição porque ninguém teve coragem de lhe dizer o tamanho do risco que corria.

Contágio Ideli enfrentou o extenuante processo de votação da DRU na Câmara abatida por forte gripe. "Peguei da presidente", explicava a ministra aos deputados.

Melhor assim Em evento fechado com ONGs anteontem no Planalto, Gleisi Hoffmann se encarregou de responder as críticas das entidades ao decreto que endurece os critérios para convênios: "A medida protege as sérias. Vocês deveriam se unir ao governo nesse processo".

Segura aí Empenhado em salvar o pescoço de Agnelo Queiroz (PT-DF), José Dirceu teve encontro com o vice Tadeu Filippelli (PMDB), hoje desafeto do governador.

Dote Com a desistência de Carlos Zarattini e Jilmar Tatto, o QG de Fernando Haddad acena para PR, PSB e PDT. A arma de sedução petista é a perspectiva de aliança proporcional, o que aumentaria a chance de essas siglas vitaminarem suas bancadas na Câmara paulistana.

Copyright Dilma fez afago ontem a Guilherme Afif, nome do PSD para a eleição paulistana, no evento em que sancionou o novo Supersimples: "Vou roubar uma palavra do nosso vice-governador de SP, que dizia que o Brasil tem trabalhadores, essenciais para o país, mas tem 'batalhadores': os pequenos e microempreendedores".

Cadê você? A base de Geraldo Alckmin na Assembleia paulista se dispersou anteontem, impedindo a votação do projeto, de interesse do Bandeirantes, que transforma o Hospital das Clínicas em autarquia especial. Faltou ao governo a presença de um deputado em plenário -havia 47, quando o quórum é 48. No mesmo instante, sete aliados do tucano estavam na Comissão de Transportes.

2 a 1 O petebista Campos Machado conseguiu aprovar dispositivo que transfere ao Legislativo a prerrogativa de indicar dois terços dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, invertendo a regra em vigor hoje, na qual cabe ao governador a escolha da maioria do colegiado.

Visita à Folha Nelson Hamerschlak, responsável pelas áreas de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Valdeci Verdelho, assessor de comunicação.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"É bom que sindicalistas de esquerda fiquem junto dos rebeldes da USP. Se estivessem em greves de fábricas, muitos trabalhadores perderiam o emprego por justa causa."

DO SECRETÁRIO-GERAL DA FORÇA, JOÃO CARLOS JURUNA, sobre o respaldo dado por entidades sindicais aos estudantes que invadiram a reitoria da universidade em protesto contra a presença da PM no campus.

contraponto

Pé frio

No domingo, Aécio Neves foi ao Engenhão assistir ao jogo do Cruzeiro contra o Flamengo. Diante da má fase atravessada pela equipe mineira, torcedores instaram o senador a levar uma palavra de incentivo aos jogadores.

-Vamos lá! Tenho certeza de que vocês vão honrar essa camisa!- caprichou o "professor" no vestiário.

A derrota, por 5 a 1, trouxe o risco do rebaixamento.

-Jamais tinha visto um time perder de cinco! Nunca mais faço isso- lamentava-se Aécio no dia seguinte, durante seminário do PSDB no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: