domingo, novembro 06, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Alta fidelidade
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 06/11/11

Às vésperas do encontro de Dilma Rousseff com líderes partidários, no qual a presidente fará um apelo pela prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União), a Secretaria de Relações Institucionais apresentou à ministra Ideli Salvatti um levantamento sobre o desempenho dos partidos aliados nas 43 votações nominais ocorridas na Câmara ao longo de 2011.
Não obstante os estranhamentos entre Planalto e Congresso e as seguidas quedas de ministros, os números mostram elevada taxa de obediência. Do total de 513 deputados, 350 acompanharam o governo em 75% das votações, e 400, em mais da metade.

Papel passado O balanço, a ser apresentado à presidente antes da reunião de amanhã, servirá para aparar arestas. Nos últimos dias, o Planalto deu atenção especial às demandas dos parlamentares, sobretudo no que diz respeito ao pagamento de emendas. A DRU precisa de 308 votos para ser aprovada.

Cansei Auxiliares de Dilma que haviam encontrado Barack Obama em setembro, na Assembleia Geral da ONU, e voltaram a vê-lo em Cannes na semana passada se impressionaram: em pouco tempo, o americano lhes pareceu bem mais abatido.

Rola um clima Segundo testemunhas, Dilma e o presidente chinês, Hu Jintao, saíram da cúpula do G20 mais próximos do que entraram.

Poucos amigos Opinião unânime na comitiva brasileira: Nicolas Sarkozy era de longe o líder com a cara mais amarrada. Sem obter sucesso na tentativa de se apresentar como "salvador da crise", o francês viu seu humor mergulhar mais "do que os títulos da dívida grega", nas palavras de um assessor.

Tijolo Nova "mãe do PAC", Miriam Belchior (Planejamento) representará o governo amanhã numa das maiores feiras de construção civil do mundo, em Paris.

Agrado Dilma reunirá sete governadores na quinta-feira para tratar da revisão dos indexadores das dívidas e do aumento da capacidade de obtenção de crédito pelos Estados, dentro do Programa de Ajuste Fiscal. Mediado por Guido Mantega, o encontro atende ao pleito de líderes da oposição, como os tucanos Geraldo Alckmin (SP) e Antonio Anastasia (MG).

Digestivo Com a presidência do comitê paulista da Copa em aberto, Alckmin almoça amanhã com os deputados que inspecionam obras do Mundial. Na comitiva estará Romário (PSB-RJ), crítico da abertura no Itaquerão.

Nos trilhos 1 Nome preferido de Gilberto Kassab para sua sucessão, Guilherme Afif (PSD) elegeu o setor ferroviário como prioritário nas PPPs que comandará no governo paulista. Com isso, passarão por suas mãos os projetos de expansão do metrô e dos trens metropolitanos, temas especialmente caros ao eleitor da capital.

Nos trilhos 2 O PT-SP está empenhado em garantir ao governo federal uma espécie de "guarda compartilhada" de obras de transporte público com visibilidade eleitoral em São Paulo. Nos cálculos petistas, o BNDES já injetou R$ 2,3 bilhões em novas linhas do metrô e vai repassar R$ 1,4 bilhões para construção de monotrilhos e trens.

Exportação Em mais uma tentativa de turbinar suas prévias à prefeitura, o PSDB-SP levará os quatro pré-candidatos para rodadas de debates nos bairros mais distantes do centro da capital -modelo semelhante ao das caravanas petistas.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"O que a CCJ da Câmara está arquitetando é a consagração da impunidade. Trata-se de um deboche com o eleitor anistiar os cassados no mensalão antes do julgamento do Supremo."
DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre o fato de a comissão ter colocado em pauta projeto que devolveria os direitos políticos a José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-SP).

contraponto
Sou você amanhã
Integrantes da comitiva que acompanhou a presidenDilma Rousseff na viagem a Cannes notaram que, dos chefes de Estado e de governo presentes à reunião de cúpula do G20, José Luis Zapatero foi o único a se manifestar abertamente sobre o sofrimento da população da Grécia diante da ruína econômica.
Enquanto o premiê espanhol discursava, um dos brasileiros ouviu um líder asiático comentar baixinho:
-É fácil ser populista quando o seu país pode ser o próximo a cair no abismo...

Nenhum comentário: