domingo, novembro 06, 2011

ILIMAR FRANCO - O papel de Gilberto


O papel de Gilberto
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 06/11/11

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) está ocupando um lugar de destaque na articulação política do governo. Nas crises, que resultaram na troca de cinco ministros, coube a ele negociar a queda de cada um deles com seus respectivos partidos. A sua habilidade tem evitado o pior, o rompimento político, que seria inevitável no caso de uma demissão a seco. Cabe a Gilberto convencer os envolvidos a pedir para sair.

Um serviço para Lula
Depois de encaminhar uma solução para o problema de São Paulo, o ex-presidente Lula pode ter que intervir em pelo menos outras sete capitais para arbitrar disputas entre o PT e aliados. Em Belo Horizonte, o vice-prefeito Roberto Carvalho (PT) insiste em ser candidato, em vez de apoiar a reeleição de Marcio Lacerda (PSB). Em Porto Alegre, o PT quer lançar candidato em vez de apoiar a reeleição de José Fortunatti (PDT) ou a deputada Manuela D´Ávila (PCdoB). No Recife, a movimentação do ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) para ser candidato ameaça a aliança entre PT e PSB. Há ainda problemas em Vitória, Rio Branco, Fortaleza e São Luís.

CANIBALISMO!?!? 
A revista italiana "Oggi" publicou matéria sobre países onde há canibalismo, e, embora o Brasil não seja citado, o país aparece em um mapa que ilustra o texto: "Onde as férias podem se transformar em tragédia". Indignado, o presidente da Embratur, Flávio Dino, está tomando providências junto ao Itamaraty para pedir espaço de retratação à revista. "É uma piada, não há mais casos de canibalismo no Brasil", diz Dino.

Segurança
A presidente Dilma bateu o martelo com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Vem aí um programa para a construção de novos presídios e de ampliação das vagas nos existentes. Será repassado R$ 1,1 bilhão para os estados.

Elas por elas
A bancada do Rio ameaça votar contra a prorrogação da Zona Franca de Manaus por causa da redistribuição dos royalties do petróleo. Alega que o pacto federativo tem que valer para todos e que a Zona Franca gera perdas para o Rio.

50 mil em defesa do Rio
O governador Sérgio Cabral espera reunir pelo menos 50 mil pessoas, na quinta-feira, na Cinelândia, em defesa do Rio, cujos interesses estão ameaçados pela nova lei de redistribuição dos royalties, em debate na Câmara. O texto aprovado no Senado congela a receita de royalties do Rio ao valor recebido em 2010. Amanhã, no Palácio da Guanabara, o governador reúne políticos, autoridades dos três poderes, prefeitos e representantes da sociedade para dar a largada na mobilização.

Em baixa
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, perdeu prestígio em seu partido. O presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), não gostou de ele ter viajado para Cuba na campanha para eleger a deputada Ana Arraes para o TCU.

Ops!!
Um membro do PSD falava mal do PCdoB, na festa do novo partido, por causa do escândalo do Esporte, quando foi alertado de que o ex-comunista Edson Pimenta (BA) migrou para a sigla. "Esse é exceção", disse, provocando risos.

PERSONAL CENTRAL. 
O PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, já tem sua central sindical, a UGT, presidida por Ricardo Patah.

A BRIGA entre os deputados para integrar a Comissão Especial dos Royalties é feroz. Os representantes dos estados produtores serão minoria.

O TRÁFICO DE PESSOAS será tema de debate internacional esta semana em Recife. O Ministério da Justiça traz ao país a coordenação internacional da Global Alliance Against Traffic in Women (GAATW) e a Central de Fronteiras e de Estrangeiros (Portugal).

Nenhum comentário: