terça-feira, novembro 01, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Dupla dinâmica
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 01/11/11

A passagem de Eduardo Campos e Gilberto Kassab por Brasília, ontem, pode vir a tirar o sono do PMDB. Segundo articuladores do PSB do governador e do PSD do prefeito, os dois partidos negociam o lançamento de candidato à presidência da Câmara em 2013. Uma das opções é Márcio França (PSB), deputado licenciado e secretário de Esportes do governo paulista.

Se concretizada, a operação comprometeria as pretensões de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que acredita ter o cargo praticamente assegurado, inclusive com o apoio de Campos. "Eu garanto que ele está fora disso. Nós já tricotamos juntos", diz o peemedebista.

Afiançado Ao fim da cerimônia de posse no Esporte, Michel Temer levou Gilberto Kassab até Dilma. O prefeito queria garantir diretamente que a presidente pode contar com os votos do PSD para prorrogar a DRU (Desvinculação de Receitas da União).

Da vida Lula foi ao Sírio-Libanês, na sexta, para levar a mulher, Marisa, que sentia forte dor de cabeça. Só lá ele foi estimulado pelos médicos a também fazer exames.

Elipse Na extensa nominata de autoridades presentes à posse de Aldo Rebelo (PC do B), Dilma citou ministros, parlamentares, atletas e presidentes de clubes. E nada de Ricardo Teixeira (CBF).

Amistoso De Aldo para Teixeira, nos cumprimentos: "Conte comigo. Estou aqui para ajudar no que estiver ao meu alcance".

Soberana Os envolvidos na tramitação da Lei Geral da Copa entenderam o recado de Dilma: "Estou certa de que o novo ministro saberá empreender, realizar e, quando for o caso, negociar a busca de soluções em que todos ganhem, (...) sem que a ninguém seja imposto abdicar de princípios e de direitos legais em vigor no país".

Saiu por quê? A transmissão de cargo no Ministério do Esporte foi tão pródiga em elogios ao demissionário Orlando Silva que Aldo brincou: "Nossa, quero fazer uma gestão tão boa quanto a sua!".

Croisette Em Cannes, onde chega hoje para a cúpula do G20, quinta e sexta, Dilma ficará no imponente hotel Carlton, o mesmo onde se hospedará Barack Obama.

Sem fundo O deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM) apresenta hoje requerimento de informação na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara solicitando à Polícia Federal documentos da investigação do socorro ao banco PanAmericano, que quebrou em novembro de 2010 e produziu rombo superior a R$ 4 bi.

Sem parar O sistema de pedagiamento da rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte paulista, ainda suscita dúvidas no governo Alckmin. Estudos preliminares indicam que a estrada, uma vez duplicada, poderá testar o "free-flow" (cobrança por km rodado).

Sem saída O desafio é a proliferação de condomínios às margens da Tamoios. Eles não poderão ter acesso direto à pista, sob pena de inviabilizar o novo método de arrecadação, considerado mais justo pela Dersa, porém restrito a vias expressas.

Viveiro Com Alckmin, Serra e Aloysio Nunes, o PSDB-SP exibe a partir de amanhã sua nova rodada de inserções de televisão. O governador tratará de ensino técnico. O ex, de saúde e escândalos na administração federal. O senador, que havia reclamado publicamente por não ter aparecido na leva anterior de comerciais do partido, falará de reforma política.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Fernando Haddad já foi apresentado ao PT. Agora precisa ser devidamente apresentado à cidade de São Paulo."
DE ALEXANDRE SCHNEIDER (PSD), SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, sobre o fato de o ministro ter cumprimentado os moradores do "Itaim Bibi", bairro de classe média alta, quando na verdade estava no Itaim Paulista, na periferia leste, em caravana petista realizada no sábado passado como parte da programação para levar os pré-candidatos às bases do partido.

contraponto
Está firme?

Uma vez empossado como novo ministro do Esporte, em substituição a Orlando Silva, Aldo Rebelo recebia cumprimentos ontem à tarde, no Palácio do Planalto, quando de repente avistou na longa fila os deputados petistas José Mentor (SP) e Jilmar Tatto (SP). Rebelo resolveu brincar com Tatto, para gargalhada dos colegas:
-Quer dizer que agora eu posso contar com você?
Era referência à recente disputa por uma vaga no Tribunal de Contas da União, na qual Tatto apoiou Ana Arraes, vitoriosa, em prejuízo de Aldo. O petista sorriu.

Nenhum comentário: