domingo, novembro 13, 2011

ILIMAR FRANCO - O arremate


O arremate
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 13/11/11

O presidente Lula tem dito, aos que vão visitá-lo, que vai andar pelo Brasil afora nas eleições municipais de 2012. Na sexta-feira, por exemplo, recebeu o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). No dia anterior, esteve lá a presidente Dilma. Lula diz que vai apoiar candidatos do PT e dos partidos aliados. Ele afirma que quer concluir a tarefa, iniciada na eleição passada, de reduzir a musculatura dos partidos de oposição.

O ministro falante de Dilma
Ao contrário dos demais ministros do Planalto, que raramente falam com jornalistas, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) é mais acessível. Essa atitude gera desconforto em seus colegas no Planalto e na Esplanada dos Ministérios. Ocorre que os ministros que procuram seguir à risca a orientação da presidente Dilma, de serem econômicos quando se trata de conceder entrevistas, são alvo de muitas críticas. O silêncio os transforma em alvos fáceis. Enquanto isso, o simpático Gilberto Carvalho fala de muitos assuntos, inclusive daqueles que estão sob a responsabilidade de seus companheiros de Ministério.

CANSEIRA. 
Os deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), na foto, e Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foram os comandantes da obstrução que levou a votação da DRU, na terça-feira, até as 2h. Eles já tinham feito o mesmo na comissão especial, quando arrastaram os trabalhos até as 6h, acompanhados do deputado Felipe Maia (DEM-RN). Nem os colegas de oposição estavam aguentando mais. "São dois tarados", disse um deles, acabado.

Dominado
O próximo líder do PSDB na Câmara deve ser o deputado Bruno Araújo (PE), ligado ao presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE). Eles são do grupo do senador e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (MG).

Demarcando campo
O DEM concluiu a gravação de seu programa para a TV. Nele, o partido defende a privatização dos aeroportos e os proprietários de terra contra invasões. Na tela, candidatos a prefeito como Rodrigo Maia (Rio) e Mendonça Filho (Recife).

Royalties e eleição
Os estados não produtores de petróleo vão pressionar o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para votar o projeto de redistribuição dos royalties do petróleo no dia 30. Já os produtores querem empurrar com a barriga para 2012. "Ano que vem tem eleição, então não convém", disse o senador Wellington Dias (PT-PI). Para pressionar, os não produtores estão organizando uma manifestação nacional para o dia 28.

"Yes, we can"
O ministro Gastão Vieira vai lançar um programa de bolsas para alunos de Turismo do ProUni (Programa Universidade para Todos) estudarem inglês e espanhol nos EUA, na Espanha e na Argentina. A ideia é oferecer mil vagas por ano.

Conta-gotas
O relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), está desistindo de aprovar uma reforma global. Sua intenção agora é promovê-la em fatias. No mínimo, quer emplacar o financiamento público das campanhas.

ALIADO. 
Sobre o debate dos royalties do petróleo, o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA) diz: "Não podemos permitir que Rio e Espírito Santo sejam esmagados por uma maioria, como se fosse bullying."

REPETECO. 
No auge da crise no Esporte, o PCdoB usou seu programa na TV para Orlando Silva se defender. Agora, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) é protagonista das inserções na TV do PDT fluminense.

VAQUINHA. 
Os convidados do governador Agnelo Queiroz (DF) pagaram R$ 50 pelo rodízio na churrascaria em que foi comemorado seu aniversário. O preço normal é R$ 29.

Nenhum comentário: