quinta-feira, novembro 03, 2011

ILIMAR FRANCO - Isonomia


Isonomia
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 03/11/11

O governo estuda a concessão de um tratamento diferenciado para as mulheres no Fundo de Previdência Complementar do Servidor. Se o projeto não for alterado, elas receberão benefícios menores do que os homens no novo sistema, devido ao menor tempo de contribuição e à expectativa de vida maior. O objetivo é adaptar o texto à Constituição, que prevê isonomia, mesmo com as mulheres contribuindo cinco anos a menos. 

Tática de guerrilha
As bancadas do Rio e Espírito Santo criaram um "grupo de mobilização popular e política", apelidado de grupo de guerrilha, para pressionar a presidente Dilma e o Congresso, na tentativa de minimizar as perdas na redistribuição dos royalties do petróleo. O senador Magno Malta (PR-ES) propôs interromper a BR-101. "Vamos parar o Brasil", apoiou o deputado Manato (PDT-ES). Já o deputado Paulo Feijó (PR-RJ) sugeriu parar a produção de petróleo em Cabiúnas. "É coisa rápida. A gente sabe fazer isso", disse ele. Para culminar, o deputado Zoinho (PR-RJ) incentivou os colegas a invadir o Palácio do Planalto.

"Vamos causar um caos nessa discussão dentro da Casa” — Rose de Freitas, deputada federal (PMDB-ES), e vice-presidente da Câmara, que pretende usar o regimento para atrapalhar a votação da redistribuição dos royalties do petróleo, caso não haja acordo 

PRESSÃO. A CUT cobra do governo Dilma a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), promulgada pelo Congresso em abril do ano passado. A convenção disciplina o direito de greve no serviço público. A ratificação da convenção foi enviada pelo ex-presidente Lula ao Congresso em fevereiro de 2008. "Há um vácuo legal", reclama o presidente da CUT, Artur Henrique, na foto. 

Desejo
O plano do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), é ser vice do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em eventual candidatura à Presidência da República. Kassab agregaria votos do Sul e do Sudeste. 

Largada
Embora negue publicamente essa possibilidade, o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), já comunicou ao governador Geraldo Alckmin sua disposição de disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem. 

Xadrez petista
Na esteira da senadora Marta Suplicy, líderes do PT paulista apostam na retirada das pré-candidaturas à prefeitura de São Paulo dos deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini. Na opinião desses líderes, Tatto e Zarattini se mantinham na disputa para não deixar Marta isolada. Já quanto ao senador Eduardo Suplicy, bastaria Fernando Haddad incorporar o programa Renda Mínima em sua plataforma de governo. 

Novela
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) precisou falar com a presidente Dilma, anteontem, para liberar a nomeação de Fábio Rios para a Secretaria Nacional do Turismo, que estava parada na Casa Civil desde o dia 20. 

Piada de salão
As broncas da presidente Dilma viraram motivo de piada na Esplanada dos Ministérios. Tem gente que não consegue entender por que alguns ministros reclamam de não serem recebidos por ela. Dizem que eles deveriam agradecer. 

PRAXE. Apesar de reclamarem do ritmo de liberação das emendas parlamentares, dificilmente algum líder tocará nesse assunto com a presidente Dilma, na reunião marcada para segunda-feira. 

RENOVAÇÃO. Na tentativa de mudar a imagem de partido de elite, o PSDB fará um encontro sindical no mês que vem, em Pernambuco. Os tucanos estão se reaproximando da Força Sindical. 

BRUXINHO. No perfil em sua página oficial na internet, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) adotou o apelido de Harry Potter 

Nenhum comentário: