quinta-feira, novembro 03, 2011

EDITORIAL FOLHA DE SP - Sai Marta, entra Haddad


Sai Marta, entra Haddad
 EDITORIAL 
FOLHA DE SP - 03/11/11

Ao confirmar, como parece inevitável, a vontade de seu cacique na escolha do candidato à Prefeitura de São Paulo, o PT fará uma aposta que ultrapassa o pleito de 2012.

Pressionada por Lula e pela presidente Dilma Rousseff, a senadora Marta Suplicy deve anunciar hoje sua desistência da prévia partidária que definiria o postulante da legenda na cidade.

Uma protocolar consulta interna, se necessária, apenas oficializará a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, há meses ungido pelo ex-presidente.

Marta enfrenta no PT dificuldades semelhantes às que criou para si mesma entre os eleitores de São Paulo. Apesar de contar com o apoio de parte da militância partidária e de ter respaldo nas camadas mais pobres da população, a ex-prefeita comporta-se muitas vezes de forma conflituosa, cria desafetos e alimenta resistências.

Na última pesquisa Datafolha sobre a sucessão municipal, a petista liderava a disputa com cerca de 30% das intenções de voto. Contava, em contrapartida, com a rejeição de fatia equivalente do eleitorado. A soma dos números a levaria, provavelmente, ao segundo turno -e à derrota.

Numa cidade e num Estado menos permeáveis ao apelo do lulismo, a ideia é mostrar uma nova face, um candidato com ares de moderado e "técnico", com potencial para conquistar simpatias.

Não faltam prestígio e qualidades intelectuais a Haddad. Mas, se sua passagem pela administração federal tem sido marcada por algumas iniciativas louváveis, saltam aos olhos os sucessivos fiascos operacionais na organização das provas do Enem. A cada aplicação do teste aparecem falhas, contestações e disputas judiciais.

Com esse passivo e desprovido de experiência eleitoral, Haddad deve ser alvo fácil para ataques de adversários. A seu favor, tem a idade, uma vez que, com 48 anos, pode usar a campanha como plataforma para futuras investidas.

A tentativa de reciclagem faz sentido, mas a forma como está sendo conduzida evidencia a acomodação burocrática e conservadora da máquina petista. O partido, que em outra época valorizou a participação de seus filiados nas escolhas programáticas e eleitorais, comporta-se atualmente como um rebanho, a seguir os desígnios de seu todo-poderoso pastor.

Nenhum comentário: