quarta-feira, novembro 09, 2011

ILIMAR FRANCO - Baixando a bola


Baixando a bola
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 09/11/11

O governo Dilma está abandonando a ideia de fazer da Rio+20 um grande encontro de chefes de Estado. Mesmo antecipado para junho, vários chefes de Governo terão dificuldades de agenda. A instabilidade na Europa e as eleições nos EUA e na Alemanha funcionam como inibidores. Nos próximos dias, o Planalto lança site especial sobre a Rio+20, com gravações da presidente Dilma e dos ministros Antonio Patriota e Izabella Teixeira.

Flagrante: de coragem a amante
O deputado Reguffe (PDT-DF) foi quase linchado ontem na reunião com o ministro Carlos Lupi (Trabalho) ao propor que ele se licenciasse do cargo até o fim das investigações. Os mais exaltados eram o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) e o ex-governador Ronaldo Lessa. “Isso aqui é um partido de gente de coragem. Quem não tem coragem pede para sair”, disseram eles. Já o senador Pedro Taques (PDT-MT) não fez sucesso ao dizer que o partido é tratado como “amante” pelo governo. “O senhor entende muito de direito, mas não entende nada de amante, que geralmente é mais bem tratada do que a esposa”, contestou Miguelina Vecchio, presidente do PDT mulheres.

"Não há democracia fora do alcance da soberania do voto popular” — Cássio Cunha Lima, senador (PSDBPB), na posse ontem, em função da decisão do STF de que a Lei da Ficha Limpa não se aplica às eleições de 2010

PROVOCAÇÃO. Muita gente no Palácio do Planalto não gostou do tom das declarações feitas ontem pelo ministro Carlos Lupi (Trabalho) sobre as denúncias de irregularidades na sua pasta. Consideram que ao dizer que “para me tirar, só abatido à bala”, ele contribuiu para aumentar a temperatura. Sobretudo ao desafiar a imprensa, afirmando: “Para desconforto de vocês, vão me ver aqui ano que vem, em 2012. Pela relação que tenho com a Dilma, não saio daqui nem na reforma (ministerial)”.

Mobilização
O governador Renato Casagrande, a exemplo do Rio de Janeiro, também está convocando uma manifestação pública para amanhã, em Vitória, em defesa dos direitos constitucionais do Espírito Santo sobre os royalties do petróleo.

Sobrou para os gráficos
A Força Sindical suspendeu a mobilização que vinha fazendo para organizar uma paralisação dos gráficos, marcada para segunda-feira, temendo piorar a situação do ministro Carlos Lupi (Trabalho). Como o setor mais afetado seria a imprensa, a central ficou com medo de a greve ser interpretada como retaliação. “Iam dizer que era o Clarín”, disse um sindicalista, citando os problemas do jornal argentino com o governo Kirchner.

Esticando a corda
A presidente Dilma não aceitou o acordo proposto pela oposição, alegando que prorrogar a DRU por apenas dois anos era um “remendo” e que isso poderia “fragilizar” o país. E recomendou aos líderes que façam valer a maioria.

Pretérito
O argumento de líderes do PT para afastar a possibilidade de impeachment do governador Agnelo Queiroz (DF) é que as denúncias são anteriores ao mandato, como a de recebimento de propina quando era diretor da Anvisa.

Me dê motivo
O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), diz que a oposição pode votar a favor da DRU. Ele acredita que seria meio caminho andado se o governo Dilma se comprometesse com o aumento do orçamento da Saúde em 2012.

O PR voltou para a base governista. O deputado Luciano Castro (PR-RR) explica: “Era independência ou morte. Entre morrer, a gente achou melhor voltar (para a base do governo)”.

IDEIA FIXA. O senador Magno Malta (PR-ES), ao receber ontem um telefonema da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), a tratou por “Idruli”. A ministra só quer saber da aprovação da DRU.

DEPOIS de muito vai e volta, foi publicada ontem a nomeação de Fábio Rios para a Secretaria Nacional do Turismo. A indicação é do PMDB da Bahia.

Nenhum comentário: