quarta-feira, novembro 09, 2011

CLAUDIO HUMBERTO

“Para me tirar, só abatido à bala, e precisa ser bala forte”
MINISTRO CARLOS LUPI (TRABALHO), PARA QUEM DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NÃO BASTAM

OPOSIÇÃO CAÇA FIGURÕES PARA DISPUTA MUNICIPAL 
PSDB e DEM levaram a sério o conselho do ex-presidente FHC, para quem a oposição “deveria ir aonde o povo está”. Figurões desses partidos, atualmente sem mandato, têm sido chamados a disputar vagas de vereador. São os casos de Cesar Maia no Rio, Marco Maciel no Recife e José Carlos Aleluia (os três do DEM) em Salvador, e os tucanos Arthur Virgílio em Manaus, e Tasso Jereissati em Fortaleza. 

EXEMPLO DE HH 
A oposição quer seguir o caminho da ex-senadora Heloisa Helena (PSOL), que, sem mandato, foi eleita vereadora em Maceió.

PESOS PESADOS 
Além do ex-senador Marco Maciel, o ex-deputado Roberto Magalhães será sondado sobre candidatura à Câmara Municipal do Recife.

APARÊNCIAS 
Na frente de Carlos Lupi (Trabalho), tapinhas nas costas e sorrisos. Mas a maioria da bancada saiu de testa franzida da reunião com ele.

RBS FORA 
O portal iG está à venda, mas o grupo gaúcho RBS, suposto comprador, informou a esta coluna que não tem interesse no negócio.

‘PEQUENOS’ RECLAMAM DE CONCORRÊNCIA DO BB 
Passam aperto os bancos pequenos, por causa da política agressiva do Banco do Brasil no mercado de crédito consignado, estabelecendo monopólio em oito Estados. A Associação Brasileira de Bancos (ABBC), que representa 85 instituições financeiras, pela primeira vez deve deixar de pagar a Participação nos lucros aos funcionários. Fundada em 1983 para minimizar os custos com a compensação de cheques, a ABBC ainda se queixa do desdém do Banco Central.

BOLADA 
O BB abocanhou o mercado com exclusividade em oito Estados e 40 cidades, e tem 32% de participação, movimentando R$ 150 bilhões.

SALDO NEGATIVO 
Dois anos atrás, pelo menos 70 bancos pequenos disputavam o mercado, até o Banco do Brasil se interessar pelo negócio.

LOURAS EM ALTA 
A gaúcha Rosa Maria Weber, futura ministra do Supremo Tribunal Federal, é mais uma loura, e do Sul, escolhida pela presidente Dilma Rousseff.

ELE, OUTRA VEZ 
Pelego há décadas no sindicato dos trabalhadores da USP, Magno de Carvalho é um dos líderes da invasão de grupelhos porra-loucas à reitoria. É na casa dele que se hospeda o terrorista Cesare Battisti.

QUEM ESPERA... 
A turma do ministro Carlos Lupi (Trabalho) é tão gulosa que, desde fevereiro, ele era o primeiro da fila da varrição. Apareceram seis “fura-filas”, e Lupi foi ficando para trás. Mas chegou a sua vez.

VALE-TUDO 
Acusadores do governador do DF pecam pela credibilidade escassa ou pela armação ilimitada. Ontem, um suposto delator, Daniel Tavares, confessou à Record haver recebido dinheiro de duas deputadas, Celina Leão e Eliana Pedrosa, do PSD, para acusar Agnelo Queiroz.

CARAS VIROU TESE 
A jornalista Fabiana Moraes elaborou tese de doutorado, na UFPE, sobre a construção de uma “Sociologia da Celebridade no Brasil”, analisando a relação cheia de nuances entre leitoras da revista Caras, 75% do total, e salões de beleza. A tese foi aprovada com louvor.

ELOGIO À COVARDIA... 
O Sindicato dos Professores do DF achou relevante promover debate com MV Bill, que, na filmagem de documentário, no Rio de Janeiro, deparou-se com sequestrados em três cativeiros e nada fez, nem avisou à polícia.

...E À MENTIRA 
MV (de “Mensageiro da Verdade”) Bill omitiu no filme Falcão, Meninos do Tráfico que viu pessoas “amarradas e encapuzadas esperando a morte chegar”, como relata o livro sobre os bastidores das gravações.

DESINTERESSE 
O cartaz oferecendo uma recompensa de apenas 5 mil merrecas mostra o desinteresse da polícia do Rio na prisão do traficante “Nem”, um dos mais perigosos do País, e explica a demora da sua captura.

VOCÊ JÁ SABIA 
A queda de braço da Embraer nos EUA com o lobby da americana Hawker Beechcraft, para vender os novos caças leves de combate da Força Aérea, foi noticiada primeiro nesta coluna, em junho. Perderá.

TITANIC 
Carlos Lupi (Trabalho), que se diz “osso duro de roer”, avisou que Dilma mandou-o “tocar o barco”. Não disse se com ou sem música. 

PODER SEM PUDOR
PRIORIDADE DE GOVERNO 
O governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, gosta de lembrar uma história da Câmara Municipal da sua Pindamonhangaba (SP).
Certa vez, um vereador chamou o prefeito de “desleixado” por não reformar o muro do cemitério, que desabara. Um vereador situacionista discordou, encerrando a discussão:
– Consertar o muro do cemitério não deve mesmo ser prioridade. Por dois motivos: quem está fora não quer entrar e quem está dentro não quer sair!

Nenhum comentário: