sábado, outubro 29, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Eminência parda
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 29/10/11

Objeto da penúltima troca ministerial, há pouco mais de um mês, o Turismo virou palco de disputa entre o atual titular, Gastão Vieira, e o PMDB, que ele supostamente representa. Nomeado sem apoio real da bancada na Câmara, o maranhense sofre uma série de contestações dos correligionários. Segundo eles, quem manda mesmo no ministério hoje é Walfrido dos Mares Guia, ex-ocupante da pasta e amigo do peito de Vieira.
Peemedebistas atribuem a Walfrido a indicação de Suzana Dieckmann para a Secretaria de Desenvolvimento, a mais importante do ministério, em detrimento de Fábio Rios Mota, respaldado pelo líder do partido.

Muita calma... À frente da bancada, Henrique Eduardo Alves (RN) diz que a troca de Dieckmann por Rios Mota, indicado pelo PMDB da Bahia, está assegurada. Gastão Vieira de fato prometeu rever a nomeação, mas, até ontem, a medida não havia saído no "Diário Oficial".

...nessa hora De todo modo, Suzana Dieckmann não ficará ao relento. Será transformada em assessora especial do ministro.

Prazo de validade O contencioso no Turismo já leva setores no PMDB a defender que Gastão Vieira seja descartado na reforma ministerial prometida por Dilma para o início de 2012.

A postos Por telefone, Orlando Silva cumprimentou Lula pelos 66 anos. "Presidente, estou com tempo de fazer política em São Paulo. Me mobilize", disse o ex-titular do Esporte. Ele confirma presença na posse de Aldo Rebelo, segunda. "Estou com o discurso pronto."

In loco A saraivada de críticas ao funcionamento do Galeão motivou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, a convocar reunião extraordinária da diretoria da estatal no próprio aeroporto nesta segunda-feira.

Resolve aí Dilma incumbiu Gleisi Hoffmann de pilotar as negociações para que o programa Ciência sem Fronteiras, de concessão de bolsas a estudantes brasileiros no exterior, decole. A chefe da Casa Civil tem dedicado um bom tempo a conversas sobre o assunto com Eletrobras, Abdib (associação da indústria de base) e outras entidades empresariais.

Quem sai Alegando questões pessoais, o secretário Emanuel Fernandes (Planejamento) avisou Geraldo Alckmin que deixará o cargo para retomar o mandato de deputado federal. Será a quarta baixa no primeiro escalão de SP -já saíram, por razões distintas, João Sampaio (Agricultura), Jorge Pagura (Esportes) e Guilherme Afif (Desenvolvimento).

Quem entra A saída de Emanuel reabre a disputa pelo comitê da Copa, presidido por ele. Para o Planejamento, o governo não tem substituto natural. Para assumir as ações relativas ao Mundial de 2014, um dos cotados é Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano).

Quem vota Tanto ou mais do que a data, o elemento complicador das prévias tucanas para a prefeitura paulistana é o colégio eleitoral. O número de 20 mil votantes ainda é sujeito a debate. Muitos temem que a consulta seja barrada na Justiça.

#prontofalei Assim como havia ocorrido quando criticou a direção do PSDB-SP, Aloysio Nunes escolheu uma sexta-feira para disparar sua metralhadora via Twitter, desta vez contra a cúpula nacional da sigla, por não ter posição sobre o Código Florestal e a reforma política. Diante da coincidência, um tucano concluiu: "Virou dia de sessão de descarrego".

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Lula e Dilma deram o Esporte ao PC do B e disseram: resolve aí o problema do partido. Só esqueceram de combinar com a imprensa e com o Judiciário. Deu no que deu."
DO DEPUTADO SÉRGIO GUERRA (PE), presidente nacional do PSDB, sobre a sucessão de denúncias que derrubou Orlando Silva do primeiro escalão.

contraponto

Casa de oração
Em recente sessão da comissão especial encarregada de analisar o projeto de prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União), o debate avançava pela madrugava quando o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recorreu a um salmo para defender o dispositivo. O colega Ronaldo Caiado (DEM-GO) interveio:
-A esta hora? Eu espero poder convertê-lo...
Felipe Maia (DEM-RN) arrematou:
-Puxa, tenho dois companheiros religiosos: o padre Luiz Couto (PT-PB) e, agora, o pastor Eduardo Cunha.

Nenhum comentário: