sexta-feira, outubro 07, 2011

MÔNICA BERGAMO - PESOS E MEDIDAS


PESOS E MEDIDAS
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 07/10/11

A reação à tentativa de diminuir os poderes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) deve resultar em proposta radical na Câmara: deputados da Frente de Combate à Corrupção vão propor, na emenda constitucional para fortalecer o conselho, que ele tenha poderes até para decretar que magistrados envolvidos em desvios percam definitivamente seus cargos.

PIJAMA
A proposta deve gerar polêmica: hoje, juízes e desembargadores são no máximo aposentados compulsoriamente. E com vencimentos integrais, como se ainda estivessem na ativa.

BALANÇA
A emenda, do deputado Francisco Praciano (PT-AM), determina ainda o aumento do número de conselheiros do CNJ -de 15 para 17. Detalhe: os novos integrantes não poderiam vir da magistratura. Outra proposta, que tem apoio de associações de juízes, também prevê o aumento do conselho, de 15 para 23 membros. Neste caso, todos viriam de tribunais.

COMES E BEBES
A nova Arena Palestra Itália, estádio do Palmeiras, terá um restaurante de alto padrão e um clube de baladas com capacidade para cerca de 3.000 pessoas. A WTorre quer vender os direitos de exploração do nome do lounge por até R$ 2 milhões ao ano.

DIA E NOITE
O complexo da arena poderá abrigar até 192 eventos por ano -60 no anfiteatro, 12 no estádio e 120 no centro de convenções.

PEÇA DE CARRO
As Satyrianas, festival de teatro que acontecerá de 11 a 14 de novembro, terá a participação do projeto Auto Peças. São pequenas encenações que acontecerão em carros parados ou circulando pela praça Roosevelt, com atores como Ivam Cabral, Rachel Ripani, Germano Pereira e Cléo De Páris.

ESCRITO NO MURO
A cineasta Georgia Guerra-Peixe, ganhadora do prêmio de melhor documentário no Festival de Vancouver com "O Samba que Mora em Mim", filmará "O Amor É Importante... Porra!", em 2012. O nome faz referência à frase pichada em um muro de SP que se propagou na web. O longa, diz, mostrará a morte de uma maneira positiva. E deverá ter 50% das cenas em um cemitério.

EXPORTAÇÃO
Três obras da Fundação Nemirovsky foram levadas para o festival cultural Europália, em Bruxelas: Antropofagia e Distância, de Tarsila do Amaral, e Bordel, de Di Cavalcanti.

OLHO NO LANCE
O júri do prêmio de fotografia BESphoto, do Banco Espírito Santo, indicou dois finalistas brasileiros para a edição de 2012: Rosangela Rennó e Cia de Foto, que concorrem com um português e um moçambicano.

LIÇÕES MÉDICAS
O oncologista Paulo Hoff lançou anteontem o livro "Como Superar o Câncer", no Hospital Sírio-Libanês, ao lado da filha Isabella. A secretária estadual Linamara Rizzo Battistella, o empresário Ricardo Steinbruch e os médicos Roberto Kalil Filho e Paulo Chap Chap passaram por lá.

À MESA COM ESTILO
Marcela Cimino foi ao jantar em homenagem ao estilista Phillip Lim, organizado por Li Camargo e Mariana Penteado, do site The Boutique, anteontem, no restaurante Parigi.

RAP MINEIRO
O rapper Flávio Renegado, 28, conta que seu nome artístico "vem de ancestrais negros que sempre foram renegados". Em miniturnê na Austrália, o mineiro lança seu segundo CD, "Minha Tribo É o Mundo", no dia 13. No trabalho, produzido por Plínio Profeta, o músico buscou "amplificar a simplicidade, fazendo músicas com temáticas cotidianas". Ele acredita que seu estilo musical está cada vez mais conquistando reconhecimento no país. "Estamos assistindo à profissionalização do rap."

SEM DIVISA
O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de SP Octavio Frias de Oliveira) vai dar hoje e amanhã treinamento gratuito em câncer de próstata para urologistas de outros Estados. O hospital realizou 3.000 procedimentos em três anos. E anuncia que, seis meses depois da cirurgia, 95% dos pacientes não têm problemas de incontinência urinária e 50% mantêm a ereção preservada (contra 80% e 20%, respectivamente, do resto do país).

LARANJINHA
O ator Malcolm McDowell, de "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick que completa 40 anos, deu entrevista à "Cult". Ele compara a atuação das gangues do filme com distúrbios recentes em Londres. "É basicamente a mesma situação", diz.

CURTO-CIRCUITO

A exposição e leilão "Bordando Design" será inaugurada no dia 11, às 20h, na galeria Vermelho.

O Museu TAM promove durante o mês de outubro a exposição "Santos-Dumont", com 50 peças do acervo de Fábio Farah, em São Carlos.

A nova ala da Creche Anglicana Morumbi será inaugurada amanhã.

A festa SuperTrash terá hoje como tema o cantor Justin Timberlake e a série "True Blood". 18 anos.

Os vinhos Aurora, Basso, Casa Valduga, Miolo e Salton passam a ser vendidos nas lojas do El Corte Inglés na Espanha.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: