segunda-feira, setembro 26, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Quem indica 
RENATA LO PRETE
Folha de S.Paulo - 26/09/2011

Após a denúncia de que até 30% dos deputados venderiam emendas do governo paulista, Geraldo Alckmin encomendou estudo para tornar pública a autoria das indicações que resultem na remessa de recursos para custeio de entidades e execução de obras em redutos eleitorais. O tucano planeja identificar, inclusive na internet, os padrinhos de cada convênio assinado -hoje, as publicações oficiais só mencionam os beneficiados, omitindo os mediadores. Duas hipóteses são avaliadas: a inclusão dos aditivos já na votação do Orçamento-2012 ou a mera citação dos parlamentares responsáveis pelos ofícios acolhidos pela Casa Civil.

Eu avisei
Provável alvo do Conselho de Ética da Assembleia de SP, Roque Barbiere (PTB), que denunciara há um mês a venda de emendas por colegas de Casa, reafirmou as acusações em entrevista a uma emissora de TV regional na sexta-feira. Disse que alertou o governo sobre a prática e mostrou-se disposto a dar exemplos, em juízo.

ReciboO petebista já foi aquinhoado com os R$ 2 milhões de sua cota para 2011.

CalculadoraCom o "Assembleiagate", o Bandeirantes considera sepultada a negociação pela elevação do teto de indicações, que se arrastava desde dezembro. Deputados desejavam uma fatia de R$ 5 milhões por ano.

PauleiraAlguns políticos sintonizados no Rock in Rio respiravam aliviados ontem diante da constatação de que a banda Titãs entoara o hit "Polícia" na véspera de Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, homenagear o senador José Sarney na introdução a "Que país é esse?", sábado à noite.

AlavancadoNão obstante a vitória, há quem diga que Eduardo Campos (PSB-PE) assumiu compromissos demais -alguns deles incompatíveis- para eleger a mãe ao TCU. E que o governador pode se complicar na hora de pagar as faturas.

De novo?Foi sob a batuta de Cândido Vaccarezza e Henrique Alves que, em 2010, PT e PMDB assinaram pacto de revezamento na presidência da Câmara. Vaccarezza, contudo, acabou preterido por Marco Maia como candidato petista. Agora, Alves corre o risco de ter o mesmo destino, dada a contestação que enfrenta na sua bancada.

Conexões Luiz Marinho, um dos petistas empenhados em ajudar Gilberto Kassab a colocar o PSD na rua, tem relação antiga com o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. Em privado, o ministro se refere ao prefeito de São Bernardo como "irmão".

Cara nova
Em evento da caravana do PT paulistano, ontem no Butantã, uma militante passava a lista de presença. Sem reconhecer o ministro da Educação, perguntou: "O senhor é participante?". O pré-candidato de Lula à Prefeitura de São Paulo, sem jeito, respondeu: "Não, eu sou o Fernando Haddad".

Todos por um Haddad, Alckmin e Kassab confirmaram presença na posse de Paulo Skaf em seu terceiro mandato à frente da Fiesp, hoje no Teatro Municipal.

Tônico
Em campanha nas zonais paulistanas do PSDB, Andrea Matarazzo ganhou musculatura no colégio que deve definir, em caso de prévias, o candidato tucano à prefeitura. Preferido de José Serra entre os quatro postulantes, o secretário da Cultura conquistou espaço em especial na base de vereadores.

Estica e puxa
A exemplo de Kassab, o PSDB-SP corteja os três deputados estaduais expulsos do PSC.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

Tiroteio
"O governo prepara a Copa como um time sem técnico. Todo mundo corre, chuta e nada de bola na rede. Quem não faz pode acabar tomando gol no contra-ataque".

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, DUARTE NOGUEIRA (SP), sobre as ameaças veladas da Fifa ao Brasil diante da incompatibilidade do balanço oficial de obras com o que se vê nos principais canteiros das cidades que sediarão o evento.

contraponto

Herança maldita
Miguel Torres e Carlos Lacerda, dirigentes da Força Sindical, aguardavam no Ministério da Fazenda a reunião em que seria tratada a redução do IPI. Na antessala de Guido Mantega, notaram que a TV ali instalada era de fabricação mexicana. Cobraram, então, do ministro a substituição do aparelho por um produzido no Brasil. -Ela já estava aqui quando cheguei- disse Mantega. Torres retrucou: -Ah é? Não é à toa que dizem que pouca coisa mudou na política econômica desde o governo FHC...

Nenhum comentário: