sexta-feira, setembro 23, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Para a torcida
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 23/09/11

Quem acompanhou de perto a votação da Comissão da Verdade na Câmara enxergou um certo jogo de cena nas reações acaloradas tanto da oposição quanto de Dilma Rousseff. As alterações inseridas no texto por insistência do DEM são, na prática, superficiais. Afinal, os sete membros do colegiado, que vai apurar crimes cometidos durante a ditadura militar, serão escolha individual da presidente, baseada em critérios pouco restritivos para além do que já vinha sendo negociado.
O líder do DEM, ACM Neto, jogou para seu público. E, mesmo advertida de que as mudanças não seriam profundas, Dilma pegou pesado com seus auxiliares.

Ideia Circula no núcleo do governo o relato de que Dilma teria pensado em convidar FHC para integrar a Comissão da Verdade. Mas não houve gesto concreto nesse sentido. De todo modo, pessoas próximas do tucano duvidam de que ele aceitasse.

Básico Por que afinal Eduardo Campos (PSB-PE) moveu mundos e fundos para instalar a mãe no Tribunal de Contas da União? Resposta simples de um observador da cena política: "Para mostrar que conseguiria".

Para ontem Tão logo Ana Arraes (PSB-PE) foi eleita na Câmara, o governador pediu ajuda ao presidente Marco Maia (PT-RS) para convencer José Sarney (PMDB-AP) a liquidar no mesmo dia a fatura no Senado. Aécio Neves (PSDB-MG) também entrou em campo, mas o esforço foi abortado diante da reação negativa de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Paralelo Convencidos de que a eleição de Ana Arraes, somada a outros percalços, fragilizou o projeto de Henrique Alves (PMDB-RN) para 2013, aliados lembram o que ocorreu com Cândido Vaccarezza (PT-SP): "Ele perdeu a presidência da Câmara não porque a Casa não o queria, mas porque o PT não deixou". O líder peemedebista sofre cada vez mais contestação na própria bancada.

Rsrsrsrsrs Em entrevista em Washington, Guido Mantega negou que o aumento do IPI sobre carros importados tenha caráter protecionista: "É uma medida que estimula investimentos locais em tecnologia". Ao ouvir a tradução, a plateia de jornalistas caiu num riso discreto.

Laboratório De um tuiteiro espirituoso, sobre a ideia do ex-presidente da República de transformar o economista Márcio Pochmann em candidato a prefeito de Campinas: "Olha, se o Lula conseguir eleger esse megaprofessor Pardal, o PT deveria lançar a robô da Flávia Alessandra em São Paulo".

B.O. 1 Preocupa o Palácio dos Bandeirantes uma nova ameaça de greve na Segurança Pública diante do impasse na votação do reajuste dos policiais, prevista para a próxima semana na Assembleia. O projeto de Geraldo Alckmin recebeu 130 emendas.

B.O. 2 A mais polêmica é defendida até por deputados tucanos: garante promoção para 1.400 oficiais da reserva, causando despesa anual extra de R$ 25 milhões.

Acelerador A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) cobrou ontem de Garibaldi Alves (Previdência) o envio dos argumentos técnicos que embasarão o pedido de urgência para a votação do projeto do fundo complementar dos servidores públicos, em lenta tramitação na Câmara.

Visita à Folha Omar Magid Hauache, presidente do Laboratório Fleury, visitou ontem a Folha. Estava com William Malfatti, gerente sênior de Comunicação, Estratégia e Marketing.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Aprovar a emenda 29 sem fonte de financiamento é como nadar e morrer na praia. Sem recursos, a população carente seguirá morrendo nas emergências do país."
DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA (PT-MA), sobre o fato de a Câmara ter rejeitado, em votação anteontem, a criação de um novo imposto, nos moldes da extinta CPMF, para destinar mais dinheiro à saúde pública.

contraponto

Uma coisa ou outra


A certa altura da árdua negociação na Câmara para votar o projeto da Comissão da Verdade, o líder do PT, Paulo Teixeira (SP), perguntou ao do DEM, ACM Neto (BA):
-Com essa sua emenda, o José Gregori, por exemplo, poderia ser escolhido membro da comissão?
-Se ele quiser, vai ter de deixar a secretaria do Kassab.
O texto final impede a participação de quem ocupa cargo de confiança em qualquer esfera do poder público. Gregori, ex-ministro da Justiça de FHC, responde hoje pela pasta de Direitos Humanos da prefeitura paulistana.

Nenhum comentário: