quinta-feira, setembro 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Batata quente
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 15/09/11

O Planalto considerou um presente de grego o gesto do PMDB de facultar a Dilma Rousseff a escolha de "qualquer um" dos 80 deputados do partido para substituir Pedro Novais no Turismo. A presidente, que acabou optando pelo sarneysista Gastão Vieira, sabia que restrita a esse conjunto, não encontraria nenhum nome com ficha razoavelmente limpa e, ao mesmo tempo, aceitação interna suficiente para não ser contestado pela própria bancada, para não falar em familiaridade mínima com a área de atuação da pasta.
Nessas condições, qualquer que fosse o ministro, a artilharia das facções contrariadas seria contratada.


Por um triz Favorito do líder Henrique Eduardo Alves (RN), o deputado Manoel Júnior (PB) quase chegou lá. Mas o Planalto achou que a acusação de envolvimento em assassinato, a esta altura, era um pouco demais.

Segura aí Na quarta à noite, com o prazo de validade de Novais já nitidamente vencido, expoentes do PMDB da Câmara se movimentavam para tentar mantê-lo no cargo ainda por um par de dias, sob a alegação de que sua queda ofuscaria o evento festivo que o partido promove hoje em Brasília para dar a largada na campanha municipal.

Mudo Na véspera, Dilma procurou Temer por telefone para discutir o caso Novais. Mas teve de desistir da conversa. O vice estava sem voz.

Truque Via emenda de redação, governistas tentarão empurrar para 2014 o início da vigência da emenda 29, que fixa percentuais de gasto público com saúde. Segundo o texto original, União, Estados e municípios deveriam se enquadrar até 2011. A votação na Câmara está agendada para a próxima semana.

Liga pra mim Deputados relatam: o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), queixa-se de que há 15 dias não fala com Dilma.

Cardápio O Itamaraty encaminhou a Dilma uma lista de temas para que dali ela pince os ingredientes de seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, prevista para a próxima quarta-feira. Ao lado de questões como a reformulação das instâncias decisórias internacionais está a defesa da criação de um Estado palestino.

No deserto Registro no Twitter do governador Marcelo Déda (PT-SE), em visita à capital: "Preparado para a batalha com o clima de Brasília: spray nasal, banha de cacau para os lábios, umidificador ligado no escritório".

Não rola Os nomes de Guilherme Afif (PSD) e Alberto Goldman (PSDB), defendidos por uma ala tucana como opções que poderiam unir Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab na sucessão paulistana, não têm respaldo no Palácio dos Bandeirantes. São hipóteses descartadas no entorno do governador.

Cabala Kassab trabalha para atingir na próxima semana a marca de 55 deputados, número de urna reivindicado ao TSE para seu PSD.

Intentona Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) volta à cena como patrocinador da candidatura de Luiza Erundina (PSB) em São Paulo. Para a vice, ele sugere os correligionários Ivan Valente ou Carlos Giannazi. Falta combinar com o partido da ex-prefeita, instalado no governo Alckmin e aliado de Kassab.

Visita à Folha A ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, visitou ontem a Folha. Estava com Ricardo Cunha Chimenti e Erivaldo Ribeiro dos Santos, juízes auxiliares.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"A peça teatral 'A viagem das malas', que tem como protagonistas velhos conhecidos do mundo político, percorre todo o país. O tema é como transformar em pai o filho do vizinho."
DO DEPUTADO ESTADUAL CAMPOS MACHADO (SP), secretário-geral do PTB, a respeito da disputa que vem travando na Justiça Eleitoral pela sigla PSD, nome do partido criado pelo prefeito Gilberto Kassab.

contraponto

Faça como eu digo


Durante sabatina do diretor-presidente da Anvisa na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP) levou o plenário às gargalhadas ao introduzir o tema do uso terapêutico da maconha.
-Vou sugerir ao médico com quem conversei que encaminhe à agência o seu conhecimento. Não sou especialista. E não recomendo. Quero dizer, presidente, digo abertamente, já experimentei, mas não recomendo. O que eu recomendo, sim, é realizar exercícios físicos diariamente. Fiz ainda hoje, no Parque da Cidade.

Nenhum comentário: