sexta-feira, setembro 09, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Livre interpretação
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 09/09/11

O evasivo relatório da CGU sobre as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes serviu para evidenciar as divisões no PR. A introdução elogiosa ao ªpleno apoioº do ex-ministro Alfredo Nascimento às apurações foi vista por uma ala do partido como senha para voltar à base aliada. ªJá que o texto não aponta nomes, cabe ao governo dizer que não há parlamentar envolvidoº, afirma o deputado Luciano Castro (RR).
Mas há quem veja o documento com mais reservas. ªA auditoria não é boa para o PR, pois constata irregularidades. Temos de avaliar se vale a pena indicar novos nomes à pastaº, diz o senador Clésio Andrade (MG).

Poemas Em entrevista gravada ontem na biblioteca do Alvorada, a ser exibida no próximo "Fantástico", Dilma disse a Patrícia Poeta que sua leitura mais recente foi "O romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles.

Assim sim? Emissários do governo acenam com a possibilidade de especificar, no projeto de lei que cria a Comissão da Verdade, os critérios de indicação dos sete integrantes do grupo. Hoje, o texto diz apenas que eles serão escolhidos pela presidente "entre brasileiros de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificados com a defesa da democracia e institucionalidade constitucional, bem como respeito aos direitos humanos."

Assim não O objetivo do gesto é amaciar a oposição, que continua a reivindicar para o Congresso a prerrogativa de indicar dois membros -do que o Planalto discorda. "O que a gente não quer é dar ao governo livre arbítrio para politizar a comissão", afirma o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA).

No palco Shakira e a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) marcaram encontro no final deste mês, quando a cantora se apresentará no Rock in Rio, para detalhar o apoio que ela dará à construção de escolas de educação infantil no Brasil.

Barreira 1 Aliados de Lula trabalham para vencer a resistência do grupo de Ricardo Berzoini, que, numa tentativa anterior, inviabilizou o anúncio de apoio da corrente majoritária do PT à candidatuta de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo.

Barreira 2 Na avaliação do ex-presidente, o respaldo da corrente majoritária (CNB) ajudaria a atrair os vereadores, até agora refratários ao ministro da Educação, mas tampouco entusiasmados com Marta Suplicy.

Alto risco Se Marta não jogar a toalha, "haddadistas" temem pelas prévias de novembro. Num colégio de 30 mil votantes, o poder de fogo da ex-prefeita e dos pré-candidatos Carlos Zarattini e Jilmar Tatto, ambos secretários em sua gestão, tornaria o resultado imprevisível.

Onde pega O principal entrave para o embarque dos "marineiros" no PPS paulista é a percepção, difundida entre aliados da ex-senadora, de que os dirigentes estaduais e nacionais do partido possam atropelar a tese da candidatura própria à Prefeitura de São Paulo em favor de aliança com o PSDB.

Flashback Em defesa da aliança, o PPS evoca a memória de 2008, quando, a despeito das pressões demotucanas, o partido manteve Soninha no páreo até o fim.

Plano B Companheiros de Marina Silva consideram vital garantir um palanque vistoso no maior colégio eleitoral do país para turbinar o debate sobre as "cidades sustentáveis". Uma opção é o PHS, onde dizem ter assegurada a legenda.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Prometeram o paraíso, mas esqueceram de informar que haveria o purgatório no meio do caminho. As UPPs, sozinhas, não resolvem o problema da violência no Rio."
DO DEPUTADO OTÁVIO LEITE (PSDB-RJ), sobre o recrudescimento das dificuldades enfrentadas pelo Exército no morro do Alemão, ação vista pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) como "boicote de quem perdeu o poder".

contraponto

Sob nova direção


No congresso petista realizado há uma semana em Brasília, militantes da Central Única dos Trabalhadores apresentaram emenda à resolução final com o objetivo de condenar a concessão de aeroportos à iniciativa privada, na contramão da política adotada pelo governo de Dilma Rousseff. Mais que depressa, a turma do deixa-disso entrou em campo para engavetar a ideia. E Francisco Lemos, um dos defensores da emenda, protestou:
-O PT deveria mudar o significado de sua sigla, que passaria a ser 'Privatizamos Também'!

Nenhum comentário: