segunda-feira, setembro 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Pelas prévias no PT
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 05/09/11

O novo Datafolha sobre a sucessão paulistana dá combustível a um movimento interno do PT em defesa das prévias para a escolha do candidato, apesar da campanha aberta de Lula por Fernando Haddad. Estão nessa não apenas simpatizantes de Marta Suplicy e dos demais postulantes à vaga, mas também gente que gostaria de ver o ministro da Educação suar um pouco a camisa antes de levar o prêmio.
Com o objetivo de aplicar uma injeção de ânimo na petista, um grupo de apoiadores jantou com Marta logo depois da abertura do congresso do PT em Brasília, na sexta. Saíram de lá dizendo que, apesar de incomodada com o processo, ela ainda não jogou a toalha.


Na mesa Caso o cenário das prévias se consolide com cinco candidatos - além de Marta e Haddad, Jilmar Tatto, Carlos Zarattinie Eduardo Suplicy se colocam no páreo -, a disputa só deve se resolver num segundo turno.

Veja bem No esforço para vitaminar o tempo de TV de Haddad, Lula procurou o PRB, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Ouviu como resposta que o agora abortado projeto do "kit gay" do MEC dificulta o apoio da sigla ao ministro.

Via alternativa Em compensação, estão abertas as conversas do PRB com Gabriel Chalita( PMDB).

Dúvida cruel Pressionado a transferir o domicílio eleitoral de São José do Rio Preto para a capital, Aloysio Nunes (PSDB) manifesta aos aliados mais próximos grande preocupação. O senador acha que, se fizer o movimento, acabará forçado a se lançar candidato, sob pena de pagar um mico semelhante ao de Ciro Gomes (PSB) na eleição de 2010.

Fulminante Dilma Rousseff cruzou com o presidente da Câmara, Marco Maia, no palco da abertura do Congresso do PT. Foi direta: "Tudo bem você votar a emenda 29. Mas quero saber de onde vai sair o dinheiro"!

Mediação 1 Aliados empenhados na tentativa de baixar a temperatura da rusga entre Planalto e Judiciário enxergam duas frentes de negociação para resolver o impasse em torno do aumento salarial da categoria: uma das opções seria escalonar o reajuste e assim diluir o impacto dos R$ 7,7 bilhões até 2014. Outra seria convencer o Judiciário a diminuir despesas com custeio.

Mediação 2 A grande preocupação do Planalto é que a pressão do Judiciário leve outras categorias que também ficaram sem reajuste previsto no Orçamento a cobrarem igualdade. "Se a mobilização aumentar, a conta corre o risco de estourar", afirma um petista.

Nos trilhos O comitê paulista da Copa recebe nesta semana consultores alemães especializados em logística e marketing. Após visita às obras do Itaquerão, o grupo, que atuou nos Mundiais de 2006 e 2010, analisará o plano de transporte público para o estádio.

Olha a hora Enquanto não avança a concessão dos relógios instalados nas ruas paulistanas, o comitê da Copa quer usá-los para identificar a cidade como sede da competição. O pleito foi submetido à Comissão de Proteção à Paisagem Urbana da prefeitura da capital.

Para todos São Paulo apresentará à Fifa a proposta de "Fan Fest Acessível". A área dos estádios destinada a portadores de deficiência visual terá audiodescrição das partidas. Metrô e CPTM trabalham no projeto de avisos sonoros no idioma das seleções alojadas na cidade.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Na semana da liberação de Jaqueline Roriz (PMN-DF), Maluf comemorou com pompa e circunstância seu próprio salvo-conduto."
DO DEPUTADO IVAN VALENTE (PSOL-SP), sobre a presença de Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab, Aldo Rebelo e Michel Temer, entre tantos outros, na festa de 80 anos do ex-prefeito.

contraponto

Tô fora


Em passagem relatada no livro "O que sei de Lula", de José Nêumanne Pinto, Cláudio Lembo foi ao sítio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para apresentar ao petista um pedido do então chefe da Casa Civil de João Baptista Figueiredo, Golbery do Couto e Silva, para que Lula apoiasse publicamente a volta dos exilados no projeto de anistia do governo. Resposta:
-Olhe, dr. Cláudio, quem está precisando de anistia é a classe trabalhadora. Ela está apanhando feito mala velha e vêm esses caras que passaram o tempo todo em Paris tomando vinho querer mandar na gente?

Um comentário:

Blog da Audiodescrição disse...

Super legal: adoro futebol, adoro audiodescrição.

Mas não se pense que esta é uma novidade brasileira.

Nas copas da Alemanha, Japão/Coréia e África do Sul, a exigência de audiodescrição nos estádios para espectadores cegos já constava no Caderno de Obrigações da FIFA para os países sede.

Grato pela ajuda na divulgação da audiodescrição!

Paulo Romeu