quinta-feira, setembro 29, 2011

MÔNICA BERGAMO - VIROU MAIONESE


VIROU MAIONESE
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 29/09/11

Uma pesquisa feita com 600 pacientes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia mostra que mesmo pessoas que têm pressão alta, sobrepeso, colesterol alto e diabetes e deveriam se informar bem sobre os alimentos não leem os rótulos dos produtos industrializados: só 30% têm esse hábito. Revela também que mesmo os que buscam dados não sabem identificar corretamente as substâncias.

SOPA...
A maionese, por exemplo, aparece em terceiro lugar no ranking de produtos apontados pelos consumidores como nocivos à saúde -atrás de bolachas e manteiga: 80% acham que ela tem elevada quantidade de colesterol e de gordura saturada. Segundo o médico Daniel Magnoni, coordenador do trabalho, a versão industrializada não tem colesterol e possui substâncias saudáveis como Ômega 3 e gordura poli-insaturada.

... DE LETRINHAS
Magnoni afirma que os entrevistados confundem o tipo de gordura que podem consumir -acreditam, por exemplo, que a gordura saturada faz bem. Para o médico, a solução é adotar linguagem mais fácil nos rótulos.

RECEITA DE BOLO
O site do deputado Paulinho da Força (PDT-SP) publica hoje texto de José Dirceu (PT-SP) defendendo o projeto de reforma política do petista Henrique Fontana. Defende o financiamento público de campanha e voto proporcional misto (no candidato e em uma lista do partido).

BARBEADOR Os apresentadores Bento Ribeiro e Marcelo Adnet brincam de se depilar em campanha do VMB, prêmio da MTV que será no dia 20 de outubro; Adnet comandará o evento no palco, e Bento, na internet

EM NOME DELES
Os artistas americanos Tom Sachs e Jeff Koons foram à abertura da mostra "Em Nome dos Artistas", anteontem, na Bienal.

PALAVRAS DE VALOR
Os atores Du Moscovis e Letícia Colin estrearam a peça infantil
"O Menino que Vendia Palavras", no Teatro Frei Caneca, em São Paulo.

VERDE-AMARELO
Torcedores do Palmeiras vão distribuir 20 mil dentaduras de papelão com sorrisos amarelos no próximo jogo do time, no sábado. É um protesto contra os incentivos governamentais que serão dados à construção do Itaquerão, enquanto a arena do Palmeiras será feita só com recursos privados. "O torcedor é cidadão e eleitor. Exija igualdade de incentivos para construir o seu estádio", diz o texto da ação.

TE QUERO VERDE
Uma rede de hotéis e duas empresas de estacionamento procuraram a WTorre, que está construindo o estádio do Palmeiras, para prospectar terrenos nas proximidades da arena. Queriam ter empreendimentos vizinhos do campo. Os altos preços dos lotes na região -os donos de pequenas residências estariam até pedindo R$ 1 milhão por elas- desestimularam as conversas.

FESTA NO BARCO
Um dos destaques da feira São Paulo Boat Show, que acontece em outubro na cidade, é uma lancha brasileira de R$ 900 mil.

A embarcação tem três camarotes para até seis pessoas cada um.

ESPECIALISTAS
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vai participar, sem cachê, de um seminário da Fundação Estudar, no dia 3, no Insper.

Também foram convidados para o debate personalidades conhecidas da Universidade Yale, dos EUA, como o segundo reitor Peter Salovey, criador do conceito de inteligência emocional.

CURTO-CIRCUITO

Frei Betto lança hoje, às 19h, o livro "Minas do Ouro", no Sesc Vila Mariana.

Amir Slama desfila coleção para convidadas da São Paulo Accueil, hoje, na loja da Oscar Freire.

O filme "Meu País" terá pré-estreia para convidados hoje, às 21h, no Cinemark do Iguatemi. 12 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: