terça-feira, setembro 20, 2011

ILIMAR FRANCO - A luta pelo poder



A luta pelo poder 
ILIMAR FRANCO
O Globo - 20/09/2011

Com a oposição fragilizada, a luta política está polarizada pela disputa: PT x aliados. Os petistas já elegeram seus objetos de desejo na primeira reforma ministerial: Transportes, Cidades e Esporte. Por isso, fomentam rebeliões no PP e no PR contra Mário Negromonte e Paulo Passos. O PMDB também está em campo. Quer mais pastas. O PT tem um ministro a cada 4,9 votos no Congresso. O PMDB tem um ministério a cada 25,2 votos.

São dois para lá, dois para cá
Primeiro, o Planalto blindou ministros alvo de denúncias (Antonio Palocci). Depois, mandou se explicarem no Congresso (Wagner Rossi e Pedro Novais). Agora, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, vetou as idas de Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), e aceitou os convites para Fernando Haddad (Educação) e Orlando Silva (Esporte). "O governo está sem estratégia. Não sabe se vai ou se fica", disse o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor da maioria das convocações.

Eu fico
O deputado Milton Monti (PR-SP) garante que não cogita retirar sua candidatura ao TCU. "Essa versão é de quem precisa de meus votos", ironizou. Quem perde com isso é a candidatura de Átila Lins (PMDB-AM), que contava com a desistência.

Improvisado
Há sete meses o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, prometeu reformar o terminal de passageiros do Aeroporto de São Luís (MA). Não fez, e o verão está chegando. Quem embarca e desembarca por lá é atendido em tendas de lona.

Reforma política
Apesar da ação do ex-presidente Lula, líderes partidários não acreditam na aprovação da reforma política. Petistas com influência no rito parlamentar não vão mover um dedo para votar o texto do deputado Henrique Fontana (PT-RS).

O petróleo e a Federação
O economista José Roberto Afonso, a pedido do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), fez estudo sobre a tributação dos combustíveis no país. Constatou que, desde a Constituinte (1988), que descentralizou em favor de estados e municípios, sucessivos governos adotaram medidas para recentralizar cada vez mais as receitas nas mãos da União. Fazem parte desse movimento o IPMF, do governo Itamar Franco; a DRU, a Cide e a CPMF, do governo Fernando Henrique; e a partilha do petróleo, no governo Lula. "Desde o regime militar, esta é a maior recentralização de receitas da História", conclui José Roberto Afonso.

A corrida
Faltando quatro meses para o fim do ano, o governo está correndo. Todos os órgãos federais trabalham para liberar os recursos do Orçamento. Cumprida a meta de economia determinada pela presidente Dilma, a ordem agora é gastar.

QUE EXEMPLO! O autointitulado "ministro-cidadão" à vaga de ministro do TCU, o auditor Rosendo Fraga, está convocando os funcionários do tribunal a entrar em sua campanha, pedindo votos aos deputados. Uma das entidades de funcionários, a Auditar, está mobilizando os servidores para irem hoje e amanhã à Câmara para pressionar os deputados. A mobilização "cidadã" vai estar se realizando durante o horário de expediente.

Parece que o líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) acordou. Disse a ele: "A minha derrota será a sua derrota, a minha vitória será a sua vitória"" - Átila Lins, deputado federal (PMDB-AM), candidato a ministro do Tribunal de Contas da União

ACABOU a lua de mel. Contrariado com a perda de espaço, o MST está decidido a detonar o ministro petista Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário).

DRU. Alguns governistas temem pelo prazo para votar a renovação da DRU. Sobre isso, fala o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP): "Estamos de lápis na mão e no controle do calendário. Não vejo risco."

LEI SECA. Racionada a água para beber nos gabinetes de deputados, lideranças e comissões da Câmara. Está atrasada a entrega de dois caminhões que abastecem a Casa com milhares de garrafas.

Nenhum comentário: