sexta-feira, setembro 02, 2011

BARBARA GANCIA - Os Jackson 5 de Brasília

Os Jackson 5 de Brasília
BARBARA GANCIA 
FOLHA DE SP - 02/09/11

Os Roriz são como os Gracie, em que uma vocação apenas acaba prevalecendo


HÁ COISA de uns três séculos, acompanhei o repórter policial Gil Gomes em uma acareação no Deic. Naquele dia, um policial civil seria colocado frente a frente com uma mulher acusada de atirar em sua esposa para vingar a prisão que ele fizera do amante ou de um dos tantos amantes dela.
O crime ocorreu em um ponto de ônibus. A vítima, acompanhada do marido, trazia o bebê recém-nascido no colo. O tiro, desferido de um carro em movimento, acabou matando mãe e filho.
O dia do crime tinha sido a última vez em que o policial vira a mulher que agora acusaria formalmente. Estava muito aflito, não conseguia sentar e não parava de secar o rosto com um lenço.
Gil Gomes puxou o delegado de lado e cochichou: não seria mais prudente pedir ao rapaz que tirasse a arma do coldre antes que ela entrasse na sala? O ambiente estava carregado. O delegado deu a ordem e o rapaz lhe entregou a pistola.
Alguém veio avisar que a suspeita estava a caminho. Nunca vou esquecer o momento em que ela entrou na sala. Ela chegou com a expressão da Monalisa, um paradoxo total, e assim que cruzou a porta passou a fitar o policial no que era evidentemente uma atitude de confronto, mas sem perder a serenidade. "Não pode ser", pensei. "Que cara-de-pau!"
De tão fria, ela chegava a parecer espiritualizada. Eu imaginava encontrar a menina de "O Exorcista" e me deparei com uma madonna renascentista. Não dava para sentir um espasmo de remorso num raio de cem quilômetros à sua volta.
Foi uma cena de arrepiar. Assim que o policial a viu, explodiu num choro tão poderoso que teve de ser retirado da sala. E ela, sabendo-se vitoriosa, abriu um sorriso rasgado de gato da Alice no País das Maravilhas.
Quando tudo terminou, Gil Gomes veio com um ensinamento: "Tem muito mais homem bandido, mulheres são a minoria. Mas, mulher quando dá para ser criminosa, sai de baixo". O delegado concordou com a cabeça.
Ontem revi o vídeo de Jaqueline Roriz recebendo propina para verificar se reconhecia ali algo da mulher da acareação.
A despeito da postura de quem não sabe se acende a luz ou solta um pum e das bochechas artificiais que lhe conferem o ar de ingenuidade do boneco Fofão, a mulher foi colhida no crime e conseguiu se safar. Não pode ser subestimada, yes?
Mas foi daí que eu lembrei de quem ela é filha. Aqueles debates de dona Weslian Roriz, Krusty improvisado na última eleição a governador do Distrito Federal, ainda voltam para assombrar. Com a palavra:
"O meu governo não vai ter irregularidades nenhuma"; "Sou uma pessoa severamente nessas coisas"; "Sou de um princípio muito bom"; "Não vamos cometer nenhuma corrupção, eu creio nisso"; "Então eu fui criada, que a honestidade, na minha casa, na minha família, era coisa primeira que tinha"; "Então eu não concordo com corrupção, eu quero defender toda aquela corrupção"; "Tudo aquilo que aconteceu, nós não temos responsabilidade nenhuma".
Isso mata a charada? Não é que as mulheres da família sejam anastacias ou drizelas ou andem por aí montadas em vassouras. Os Roriz são como os Gracie da luta ou os Grael da vela, o tipo de família em que, vocacionados ou não, todos fazem o mesmo tipo de trabalho.

Nenhum comentário: