sábado, agosto 20, 2011

MÔNICA BERGAMO - BOLO DE CHOCOLATE


BOLO DE CHOCOLATE
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 20/08/11

Guiomar Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, reuniu amigos e familiares, anteontem, em Brasília, para celebrar seu aniversário; parlamentares, advogados, ministros e ex-ministros e quase todos os colegas dele na Corte foram à festa.

CORAÇÃO DE ATLETA
A cardiologista Luciene Azevedo, do Incor, estudou como a modalidade esportiva altera o coração de atletas profissionais. Durante cinco anos, ela acompanhou 13 ciclistas, 13 corredores e 11 remadores de elite, entre 20 e 36 anos, saudáveis. Os ciclistas fazem mais força com o coração, que fica maior que o de corredores e remadores. Quem corre tem maior queda da frequência cardíaca durante o repouso do que quem pedala.

LEI
"Nem entre esses atletas, que fazem esforço máximo, foram observadas complicações cardíacas decorrentes das atividades", diz ela. Na Itália, esportistas são obrigados por lei a fazer avaliação cardíaca para poder competir. No Brasil, há projetos de lei nesse sentido. O estudo, orientado por Luciana de Matos, permite identificar se há crescimento excessivo do coração e sintomas de doenças, auxiliando na avaliação cardíaca.

LÁGRIMAS
Thais Gulin, 31, namorada de Chico Buarque, 67, chorou após cantar a música "Se Eu Soubesse", anteontem, no Tom Jazz, em São Paulo. Ela deu as costas para o público e enxugou as lágrimas. A canção, disse, "o Chico fez pra mim". Foi aplaudida.

DE OLHO NO VIZINHO
Uma comitiva da Secretaria de Turismo do Distrito Federal desembarcou nesta semana em São Paulo para reuniões com a SPTuris. Eles queriam informações sobre o modelo de gestão do órgão na área de convenções e eventos para adaptar ao DF. Caio Carvalho, presidente da SPTuris, disponibilizou uma equipe de técnicos para acompanhar a delegação.

VIVA A FOTOGRAFIA
Depois da "Serrote", voltada a ensaios, o Instituto Moreira Salles lançará uma revista de fotografia.

TURMA DE 31
Fernando Henrique Cardoso papeava no lançamento do livro "Cultura das Transgressões", no MAM, anteontem: "Tenho vários amigos com 80 anos". O ex-ministro Marcílio Moreira disse: "Também sou da turma de 31". Alguém emendou: "É um bom jeito de dizer a idade".

BOCA PEQUENA
FHC comentava o governo Dilma Rousseff. Questionado se a punição é maior agora do que em seu governo, respondeu: "Não estou falando de governo. Pelo menos a opinião pública, ou opinião publicada, está mais aberta a essa questão. Há uma preocupação crescente porque a corrupção está virando sistêmica. É transversal, atravessa todas as camadas da sociedade, dos partidos".

PANO DE FUNDO
E o ex-presidente avalia como "luta política" a crise econômica internacional. "No fundo, [a questão] é saber quem paga pelos prejuízos. Você vai aumentar os impostos ou vai deixar voltar a inflação? [É saber] quem vai impor os custos pro outro. Leva tempo."

MODA AFRO
O estilista Oskar Metsavaht, da Osklen, criará uma camiseta para promover o Museu Afro Brasil.

AUTÓGRAFOS NO MAM
O livro "Cultura das Transgressões no Brasil - Cenários do Amanhã" teve lançamento, anteontem, no MAM. A obra reúne artigos de intelectuais como Paul Singer e Renato Janine Ribeiro. André Franco Montoro Filho, Guilherme Affonso Ferreira e Denise Steagall garantiram seus exemplares.

CURTO-CIRCUITO

José Gregori foi eleito para a Academia Paulista de Letras. O ex-ministro ocupará a cadeira de número 19, que pertenceu a José Altino Machado.

As bandas Restart e CW7 fazem amanhã, às 20h, o "Happy Rock Sunday", no HSBC Brasil. 14 anos.

O projeto Tessituras, que reunirá duplas de cantores populares e eruditos, começa hoje, às 19h, no Centro Cultural São Paulo, com Agnaldo Rayol e Sebastião Teixeira. Classificação etária: livre.

Começa hoje e vai até sexta-feira a 1ª São Paulo Boteco Week, dedicada à culinária de botequim.

O grupo Pequeno Cidadão se apresenta hoje, às 20h30, no parque Ibirapuera, dentro do Festival Sesi Bonecos do Mundo. Livre.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: