quarta-feira, agosto 03, 2011

ILIMAR FRANCO - Que faxina é esta?

Que faxina é esta? 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 03/08/11

A presidente Dilma deu uma vassourada nos Transportes por causa dos exorbitantes aditivos em obras. Ontem, o ex-ministro Alfredo Nascimento relatou que os escandalosos aditivos ocorreram quando o ministro Paulo Sérgio Passos dirigia a pasta no ano passado. Senadores petistas e aliados consideram incômoda a situação de Passos, escalado para fazer a renovação no ministério.

Previsão do tempo: nuvens carregadas
A promessa feita ontem pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), de que o governo está disposto a pagar R$ 1 bilhão em emendas individuais, não agradou aos líderes aliados. Eles esperavam que Ideli apresentasse um cronograma de liquidação das emendas até o fim do ano. Os líderes relatam que nos últimos 15 anos, em média, o Executivo costuma pagar de 15% a 20% das emendas individuais até julho e terminar o ano liquidando de 75% a 80% delas. Mas que, neste ano, já estamos em agosto, e o Executivo não liberou nada. O valor total das emendas individuais ao Orçamento de 2011 é de R$ 2,7 bilhões.

"É um troço inexplicável. Estou atrás deles e dos líderes” — Romero Jucá, líder do governo e senador (PMDB-RR), sobre o apoio de membros da base à CPI

OPERAÇÃO CPI. Logo após a oposição anunciar que tinha as assinaturas para uma CPI dos Transportes no Senado, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), pediu para o deputado Sérgio Carneiro (PT-BA) convencer seu pai, o senador João Durval (PDT-BA), na foto, a retirar sua assinatura da CPI. Carneiro, que é candidato do PT a ministro do TCU, garantiu que o pai retiraria o apoio. Dito e feito, Durval mudou de posição.

DDI
 O presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), foi acionado em Londres para participar da operação do governo para derrubar a CPI. Ontem mesmo o senador Reditário Cassol (PP-RO) atendeu aos apelos para retirar sua assinatura.

Opinião pública
 Procurado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) disse que não tinha como retirar seu apoio à CPI. Isso porque supostas irregularidades na obra da BR- 101 tiveram grande repercussão no Espírito Santo.

Sobrou para o PT

 O PT do Senado, e seu projeto de fazer o sucessor do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), sai derrotado da crise nos Transportes, que resultou na saída do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) do ministério. Ontem, os senadores do PR anunciaram que o partido vai abandonar o bloco liderado pelo PT. Os petistas só foram dar apoio a Nascimento depois de a oposição registrar a ausência deles no plenário.

Mesma tática

 A exemplo da Câmara, os senadores do PT vão apoiar os convites para os ministros irem explicar as denúncias no Senado. Alegam que, se a presidente Dilma está apostando na faxina, eles é que não vão botar a cara a tapa na opinião pública.

Brasil menor
 O governador Omar Aziz (AM) vai hoje à presidente Dilma para discutir a desoneração da folha para o setor de softwares, que integra o programa Brasil Maior. A preocupação é com o impacto na Zona Franca de Manaus.

rar a indústria do sufoco, porque persistem problemas a serem sanados, como o câmbio, os juros altos e a elevada carga tributária.”
 O MINISTRO Nelson Jobim (Defesa) participou ontem de uma reunião sobre o Plano Nacional de Fronteiras com o vice Michel Temer.
● O RELATÓRIO do deputado Henrique Fontana (PT-RS) sobre reforma política vai propor a extinção do cargo de suplente de senador, que seria substituído pelo deputado federal mais votado do mesmo partido.

Nenhum comentário: