segunda-feira, agosto 08, 2011

ILIMAR FRANCO - O último ato


O último ato
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 08/08/11
 
Para coroar a sequência de episódios que resultou em sua saída do governo Dilma, o ex-ministro Nelson Jobim mandou avisar que não participará de solenidade de transmissão do cargo para o ministro Celso Amorim. Com a mudança no comando da Defesa, os comandantes militares estão na expectativa de que, a partir de agora, possam ter interlocução direta com a presidente da República.

Rossi vai enfrentar o Senado
Depois de nadar de braçada em audiência pública na Câmara na semana passada, a vida do ministro Wagner Rossi (Agricultura)deve ser mais difícil na Comissão de Agricultura do Senado, na quarta-feira. A demissão do secretárioexecutivo, Milton Ortolan, vai esquentar seu depoimento. A seu favor, ele tem a boa vontade de parte da oposição que integra a bancada ruralista. Além disso, no Planalto não se considera que a pasta padeça do mesmo descontrole que levou à faxina nos Transportes. Por enquanto, a atuação do ministro, tomando
providências imediatas, diante de cada caso denunciado, está agradando.

'O ministro Guido Mantega precisa nos dizer o que vai acontecer com o dinheiro que o Brasil tem aplicado em títulos da dívida americana”
— Rodrigo Maia, deputado federal (DEM-RJ)

O VOTO ‘LISTÃO’.
 O PMDB vai apresentar um voto em separado na reforma política na Câmara. O relator da matéria, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), na foto, quer o voto em lista. Os peemedebistas vão propor um sistema misto para as eleições proporcionais: 50% em lista, 50% majoritário, o chamado distritão. Se o PT desistir do voto em lista, como o PMDB desistiu do distritão, a Câmara poderá votar a reforma.

Mais grana

O governo do Rio vai pedir mais verbas do governo federal para a Região Serrana. Muitas obras de contenção de encostas e dragagens não têm previsão de recursos. A crise econômica está retardando o cronograma da reconstrução.

Oba-oba

O governador Jaques Wagner (BA) não perde a oportunidade de encher a bola da presidente Dilma. Na sexta-feira, em Juazeiro, ele a festejou dizendo: “Se eu tivesse que batizá-la, eu lhe daria o nome de batismo de Mulher Coragem”.

Oposição, CPI e factoides
Alguns senadores da oposição estão dizendo que aprenderam uma lição ao encaminhar o pedido de CPI do Ministério dos Transportes. Consideram que foi um erro protocolar a CPI com apenas 27 assinaturas. No futuro, acreditam que é preciso coletar mais de 30 apoios, tornando mais espinhosa a tarefa do governo Dilma de retirar assinaturas de senadores de sua base parlamentar sensíveis aos rumores da opinião pública.

Alerta
Diante do susto que o governo tomou com a CPI dos Transportes no Senado, um senador petista adverte que a rodada de conversas
que a presidente Dilma Rousseff fez com as bancadas não foi suficiente. É preciso virar rotina.

Apostas
Os nomes do PCdoB para as eleições municipais são: Manuela D’Ávila (Porto Alegre), Netinho de Paula (São Paulo), Renildo Calheiros
(Olinda), Inácio Arruda (Fortaleza), Perpétua Almeida (Rio Branco) e Ângela Albino (Florianópolis).

 A BANCADA do PMDB vai escolher, na quarta-feira, seu candidato ao TCU. Há três nomes no partido disputando a vaga: Osmar Serraglio (PR), Átila Lira (AM) e Fátima Pelaes (AP).
 DEPUTADOS federais do PT de São Paulo, que têm base na capital, se reúnem nesta semana para discutir as eleições para a prefeitura paulistana.
● O PRESIDENTE do DEM, senador José Agripino (RN), nega que pretenda lançar seu filho, o deputado Felipe Maia (DEM-RN), para prefeito de Natal.

Nenhum comentário: