quinta-feira, julho 28, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Quartelada
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SP - 28/07/11

Apesar do esperneio público de dirigentes como André Vargas, parte da cúpula do PT fez leitura um pouco mais amena da declaração de voto de Nelson Jobim (Defesa): a de que, embora haja constrangimento a Dilma Rousseff, só um ingênuo desconfiaria de qual botão o ministro apertara em outubro.
Até porque Jobim nunca teria feito segredo de sua preferência, internamente. Em meio ao desencontro das manifestações públicas e privadas, petistas lembravam um incômodo extra, esse relacionado ao "militante histórico" José Genoino. Assessor especial da Defesa desde março, é subordinado diretamente a um agora declarado eleitor de José Serra.

Chamada 
Dilma pretende fazer nova reunião ministerial em agosto para dar as diretrizes do segundo semestre aos seus subordinados.

Dinâmica 
A Secretaria de Assuntos Estratégicos apresenta estudo sobre a nova classe média, no próximo dia 8, em seminário a ser aberto pela presidente. Segundo os dados, encontra-se nesse estrato a maior parte dos jovens com idade entre 15 e 24 anos (54%).

Oriente 
Delegação do PT visitará a China em setembro. Dirigentes do partido iriam ao país antes de Dilma, mas o afastamento médico de José Eduardo Dutra alterou os planos à ocasião.

Volume 
Quem viu a relação do TCU com os nomes dos parlamentares sócios de empresas contratadas pela administração pública garante: há cerca de dez citações ao senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), o que sugere mais de uma empresa dele ou mais de um contrato.

Diretriz 
Embora diga que a ANP respondeu de forma "cabal" às suspeitas contra o órgão, o PC do B não vê problema na ida do filiado Haroldo Lima, presidente da agência, ao Congresso para falar sobre o tema.

Canteiro
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção entrega hoje a Carlos Lupi (Trabalho) proposta com o objetivo de acabar com o "gato" -intermediador de contratações- em obras como as das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau (RO). A medida limitaria a prática a empresas especializadas, com atendimento das obrigações trabalhistas.

Start 
O PSD de Gilberto Kassab entrou com os três primeiros pedidos de registro definitivo nos TREs do país: SP, SC e RN. A informação foi captada pelos radares de DEM e PTB, que prometem questionar judicialmente todos os passos da sigla.

Veste o boné? 
Em namoro com os movimentos sociais, Kassab recebeu ontem dirigentes do MST. Tratou da compra da produção de assentamentos para escolas. "Ele está mudado. Não está mais raivoso como antigamente", diz o líder dos sem-terra, João Paulo Rodrigues.

Tripé 

A versão paulista do "Conselhão" terá três grupos temáticos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e meio ambiente. Caberá a Geraldo Alckmin, mentor do projeto, a presidência do colegiado.

Tucanês 

Quem acompanha o infindável corolário de Alckmin sobre a ajuda do governo paulista ao Itaquerão, anota: as expressões "monta e desmonta" e "não ficará um parafuso lá" foram as mais usadas pelo governador nos últimos dez dias.

Acelerador 

O tucano agora pressiona Kassab a repetir a "linha expressa" usada nas obras do estádio para a licença de instalação do monotrilho que conectará o metrô a Congonhas.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"Quero ver a oposição falar que o PT aparelhou a máquina. Temos a presença clara de um tucano no primeiro escalão."
DO DEPUTADO FERNANDO FERRO (PT-PE), ironizando a revelação do peemedebista Nelson Jobim (Defesa) de que votou em José Serra na eleição presidencial de 2010, não em sua atual chefe, Dilma Rousseff.

contraponto

Dupla jornada

A comissão do Plano Nacional de Educação recebeu no mês passado, na Câmara, o ministro Fernando Haddad. Em sua vez de usar a palavra, o deputado Gilmar Machado (PT-MG) reclamava da dificuldade em se cumprir o piso nacional dos professores:
-É duro. Votamos uma lei, depois os professores têm que fazer greve para que ela seja cumprida...
De imediato, Angelo Vanhoni (PT-PR) aparteou:
-O deputado tem que trabalhar em dobro: faz a lei e depois ajuda na greve!

Nenhum comentário: