terça-feira, julho 26, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Carteirada
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 26/07/11
Após o governo endurecer as regras para concessão dos "superpassaportes", em janeiro, o Itamaraty já chancelou a emissão de 89 deles. Em seis meses, o número ultrapassa a média anual desde 2006-66.
O passaporte diplomático de caráter excepcional facilita a entrada e saída nos aeroportos internacionais e só deve ser emitido para atender a "interesse do país". Entre os novos portadores do documento estão os ex-ministros do STF Francisco Rezek, Sydney Sanches e Néri da Silveira -este com sua mulher, Ilse-, o chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e assessores de imprensa do vice-presidente Michel Temer.
Critérios As regras mudaram após a revelação de que filhos do ex-presidente Lula estavam entre os agraciados. O Itamaraty deve verificar o "efetivo interesse do país" na concessão do documento e publicar o nome da pessoa no "Diário Oficial".

Para registro 
Às vésperas de o Congresso retomar a discussão sobre a emenda 29, quatro governadores voltaram a defender na reunião de ontem com Dilma, em Arapiraca (AL), a criação de nova fonte para financiar a Saúde. Nem Dilma nem seus ministros se manifestaram.

De fora 

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), criticou a tentativa da oposição de, ainda no recesso, levar o presidente da ANP, Haroldo Lima, para falar sobre suspeitas de corrupção no órgão. Ele disse ter certeza de que Haroldo Lima não se negaria a ir, a convite, em agosto.

Bomba 
A Câmara realizou ontem pregão para abastecimento de seus 85 veículos. Pagará R$ 508 mil para receber seis litros por carro, ao dia, o suficiente para rodar cerca de 60 quilômetros.

Alerta 
Vizinhos de Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) no Lago Norte, em Brasília, estranharam: o alarme contra roubo da casa do ministro apita toda hora.

Sabático 
O médico sanitarista Antonio Palocci ganhou licença não remunerada de dois anos da Secretaria de Saúde de SP para tratar de interesses particulares. O benefício, concedido pela regional de Ribeirão Preto, vale desde 8 de junho, um dia após o anúncio de sua saída da Casa Civil da Presidência.

A história... 
Paulo Maluf, que em setembro completa 80 anos de idade, disse ter reunido apoio no PP para se lançar em 2012 à sua sexta candidatura a prefeito de São Paulo. Em quatro delas, saiu derrotado. Ao todo, ele já disputou dez eleições livres para cargos Executivos, perdendo em nove.

...se repete 
Celso Russomanno afirma desconhecer a aprovação ao nome de Maluf, dizendo ter a garantia da Executiva Nacional do PP de que será o candidato da sigla à sucessão paulistana.

Efeito colateral 

A contenda judicial pelo mandato de Gabriel Chalita ameaça azedar as até então promissoras negociações de alianças entre PSB e PMDB em colégios eleitorais importantes de São Paulo, como Campinas, Marília e São Vicente.

Mudança de rota 

O governo paulista desistiu de utilizar contrato assinado em 93 com a Andrade Gutierrez para iniciar a duplicação da Rodovia dos Tamoios. Depois de Geraldo Alckmin anunciar a medida na semana passada, a Dersa refez os estudos e decidiu licitar a obra do trecho total de planalto, abortando a ideia de fatiá-la. Segundo a estatal, o licenciamento ambiental será mais célere com a execução em única etapa.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio


"O Haddad é um bom nome, mas tem pouca interlocução com a base petista."
DO DEPUTADO CARLOS ZARATTINI (SP), um dos pré-candidatos do PT à Prefeitura de São Paulo, sobre a tentativa do ex-presidente Lula de emplacar o ministro da Educação como o nome da sigla para a sucessão de Gilberto Kassab.

contraponto

Ser feliz é...

Em evento na quinta-feira da semana passada, o governador Geraldo Alckmin fazia seu discurso quando, a certa altura, resolveu citar diálogo recente com o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo.
-Sexta-feira, 23h30, ele falou: "Nossa, hoje eu tive um dia duríssimo, estou cansado, tal"- disse Alckmin sobre o que teria ouvido do subordinado.
-Daí eu falei: "Ó, Beraldo, na vida a gente faz opções, você não quer tudo, não é? Não dá para ser chefe da Casa Civil e feliz ao mesmo tempo..."

Nenhum comentário: