segunda-feira, julho 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Porta fechada
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SP - 25/07/11

Entidades empresariais estão recebendo seguidas reclamações de filiados que se ressentem de falta de acesso à presidente Dilma Rousseff. Passados os primeiros seis meses de governo, eles dizem colecionar tentativas frustradas para agendar conversas com a petista. O Planalto tem orientado os empresários a procurar os ministros da área de interesse, o que nem sempre agrada. Eles alegam que o estilo de Dilma é mais centralizador, o que necessitaria abrir uma linha direta. Os insatisfeitos comparam: no governo Lula, segundo dizem, havia mais brechas informais para conversas, sobretudo nas viagens nacionais e internacionais -até agora reduzidas na gestão Dilma.

Nem vem 
O bilionário mexicano Carlos Slim, dono no Brasil da Embratel e da operadora de celular Claro, está na lista dos que tentaram, sem sucesso, agendar conversa com Dilma. Ele queria encontrá-la no fórum de empresários de Comandatuba, em abril, mas a presidente cancelou a participação na última hora.

Light 
Orlando Silva (Esportes), que muito frequentou o Aerolula na companhia do ex-presidente, ficou impressionado com o cardápio a bordo na era Dilma: em recente viagem ao Rio, foi servida até lasanha de berinjela.

Horóscopo 
Em setembro a Confederação Nacional do Transporte divulga a pesquisa sobre a situação das estradas brasileiras. Quem viu os dados já coletados diz que o inferno astral do governo na área vai continuar. O cenário seria de rodovias esburacadas, em péssimo estado.

In loco 

A Embratur quer aproveitar a Copa-2014 para tentar passar aos países vizinhos a mensagem de que o evento é do continente. A ideia é aumentar a vinda de sul-americanos baseada na constatação de que turistas preferem viajar a lugares distantes menos de quatro horas. Em 2010, os argentinos foram os campeões de visitas -1,4 milhão de turistas.

GPS 1 
Geraldo Alckmin estuda vetar o aditivo aprovado na LDO que obriga o governo paulista a discriminar no Orçamento de 2012 os investimentos em cada região do Estado. A mudança no texto do governador foi festejada pela oposição, que vê na iniciativa a chance de monitorar eventuais privilégios a redutos de governistas.

GPS 2 
Estudo das secretarias de Fazenda e Planejamento recomenda o veto sob a alegação de que a peça orçamentária atende os programas em execução, sem levar em conta a ótica regional. O tucano, contudo, tentará um acordo com a Assembleia para produção de um texto alternativo ao aprovado.

Sem licitação 
Doadora de R$ 500 mil para a campanha de Alckmin em 2010, a Andrade Gutierrez deverá executar a primeira etapa da duplicação da rodovia dos Tamoios, que dá acesso ao litoral norte paulista. O governo planeja adaptar contrato firmado em 1993 com a empreiteira para acelerar a obra, promessa do tucano.

Batismo

O PMDB escalou oito prefeitos do interior para ajudar na imersão do recém-filiado Gabriel Chalita na base partidária. O conselho político se reunirá quinzenalmente para municiar o pré-candidato à sucessão de Gilberto Kassab.

Vazio virtual Lançado com pompa pelo Senado no dia 14, o portal da Transparência na Copa-2014 só vai treinar os comitês estaduais para abastecê-lo com dados durante curso previsto para o dia 8 de agosto. Até agora, só constam na página as informações sobre as obras em execução em Brasília.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Seguramente quem mais conhece o jeito da Dilma na política é o Lula. Se ele bancou o nome dela, obviamente não está surpreso."
DO GOVERNADOR DA BAHIA, JAQUES WAGNER (PT), negando arestas entre o ex e a atual presidente na condução da crise que levou às exonerações e à troca de comando no Ministério dos Transportes.

contraponto

Dormindo com o inimigo
Na reunião do Conselho de Ética da Câmara que ouviu, em junho, o depoimento de Jair Bolsonaro (PTB-RJ) no processo em que era acusado de quebra de decoro, um dos presentes usava a palavra quando foi interrompido pelo presidente do conselho, José Carlos Araújo (PDT-BA), um tanto irritado:
-Tem algum telefone celular tocando perto do microfone! De quem é?- inquiriu. Depois de olhar em volta, entretanto, deu um arremate meio encabulado:
-Ah, é o meu...

Nenhum comentário: