segunda-feira, julho 11, 2011

ANCELMO GÓIS - Marina e o tempo

Marina e o tempo
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 11/07/11

Deve se chamar “Marina e o tempo” o filme de Sandra Werneck sobre Marina Silva. Nove atrizes são cogitadas para viver a ex-senadora nas várias fases de sua vida: Dira Paes, Cleo Pires, Camila Pitanga, Vanessa Giácomo, Emanuelle Araújo, Alice Braga, Lucy Ramos, Luciana Bezerra e Ana Cecília Costa. 

Segue...
O filme começa a rodar em 2012 e deve estrear em 2013. Sandra vai filmar no Acre, terra de Marina e de suas batalhas pelo verde ao lado de Chico Mendes, em Brasília e no Rio. 

Isto é Dilma

Dilma, ao contrário de Lula, prefere não marcar compromissos no almoço. Costuma fazer a refeição no Alvorada, ao lado da mãe, dona
Dilma Jane, 87 anos. 

Memórias de Vera 
Vera Gertel, 73 anos, a atriz e ativista que foi casada com Oduvaldo Vianna Filho e Carlos Lyra, entregou os originais de suas memórias à Editora Record. O livro vai se chamar “Um gosto amargo de bala”. Entre outras, Vera brilhou na primeira montagem de “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, no Teatro de Arena, no Rio. 

No mais

Quem acha que o mensalão não existiu ou é muito bobo ou não se importa com a safadeza. Tanto o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso no STF, como o procurador-geral Roberto Gurgel, que pediu a condenação de 36 réus, são pessoas honradas e indicadas por Lula.

GilPad
Gilberto Gil, de novo, está na frente no mundo digital. O cantor já tem aplicativos para iPhone e iPad disponíveis de graça na loja da Apple. Quem tiver os dois aparelhos pode baixar sua discografia, ver fotos e ler notícias sobre o artista.

Gois na Flip I
Solteiro, 39 anos, valter hugo mãe, o escritor angolano que só assina com minúsculas e levou a plateia da Flip ao delírio, externou, como se sabe, a vontade de ser pai. Ele foi a Paraty com... um amigo português, que é eletricista. 

Gois na Flip II
Não foi só o italiano Antonio Tabucchi quem boicotou a Flip por causa do caso Battisti. Sua mulher, Maria José de Lancastre, autora de um livro sobre Fernando Pessoa, faltou a um debate sobre o português na Casa da Cultura. O pernambucano José Paulo Cavalcanti, autor de “Fernando Pessoa, uma autobiografia”, falou sozinho e deu um show. 

Gois na Flip III
Quem não conseguiu ingresso ou não se interessou pela Tenda Principal pôde se deliciar com a programação paralela, a mais rica e diversificada de todas as Flips. Isso sem falar que Paraty se transformou, como sempre, numa espécie de Ilha de Caras da Cultura. Até ano que vem. 

Linha cruzada

Eduardo Paes mandou a Oi “retirar imediatamente esses trambolhos” (palavras do prefeito) que pôs em Ipanema para substituir antigos orelhões. 

Justiça do homens 
A juíza Adalgisa Emery, do 5o- Juizado Cível do Rio, condenou a 1a- Igreja Batista de Copacabana a pagar R$ 9.500 a um fiel que comprou um pacote de viagem à Terra Santa e, no dia do embarque, descobriu que a excursão não existia. Ao todo, 63 fiéis compraram o pacote; 20 estão na Justiça. 

Duas rodas 
Chega ao Rio amanhã o fotógrafo dinamarquês Mikael Colville-Andersen. É o fundador do movimento Cycle Chic, que prega o uso da bicicleta, e criador do blog Copenhagen Cycle Chic, eleito pelo “The Times” um dos 100 melhores do mundo. Vem lançar na cidade o seu Cycle Chic. 

Morte no trabalho
O TRT-RJ condenou a Petroflex, gigante da borracha sintética, a pagar mais de R$ 1 milhão à família de um ex-empregado. A empresa terá ainda de pagar salário vitalício à viúva e a duas filhas do trabalhador. Em 2006, uma placa de metal caiu sobre ele e o matou. 

Efeito olímpico 
Os investimentos para a Copa de 14 e os Jogos de 16 já dão frutos no Rio, diz o professor Marcelo Neri, da FGV. Nos últimos 12 meses, o salário do carioca cresceu 14,7%, já descontada a inflação. Em outras seis metrópoles, a média foi de 6,1%.

Nenhum comentário: